1 / 43

Música

Música. Fox Equipa: Falamos pelos Cotovelos. O que é a música?. A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.

norm
Télécharger la présentation

Música

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Música Fox Equipa: Falamos pelos Cotovelos

  2. O que é a música? • A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo. • É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objectivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

  3. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a idade pré-histórica. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma actividade que se baseasse na organização de sons.

  4. Géneros musicais mais populares e instrumentos a eles associados

  5. Hip Hop • O hiphop é uma cultura artística que se iniciou durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. AfrikaBambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hiphop: o rap, o DJing, o breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hiphop e a gíria.

  6. Quando emergiu inicialmente no sul de Bronx, a cultura hiphop espalhou-se por todo o mundo.No momento em que o hiphop surgiu, a base concentrava-se nos discjockeys que criavam batidas rítmicas para pausas "loop" (pequenos trechos de música com ênfase em repetições) em dois turntables, que actualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhado pelo rap, identificado como um género musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar os efeitos dos DJs. Com isto surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como o breakdance.

  7. A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos. • Instrumentos mais utilizados: gira-discos, sintetizador, caixa de ritmos e sampler.

  8. Rock • Rock é um termo generalista que define o género musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. As suas raízes encontram-se no rock androll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta. Este género evoluiu do blues, da música country e do rhythmand blues, entre outras influências musicais que ainda inclui o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas numa simples estrutura musical baseada no blues.

  9. No final da década de 60 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgéneros. Quando foi misturado com a folkmusic ou, com o blues ou, com o jazz, nasceu o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock respectivamente. Na década de 70, o rock incorporou influências de géneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgéneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgéneros que surgiram foram o NewWave, o punk hardcore e o rock alternativo. E na década de 90, os subgéneros criados foram o grunhe e o nu metal.

  10. O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra eléctrica ou da guitarra acústica e utiliza um intenso backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo eléctrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 70, sintetizadores digitais.

  11. A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou teclista. Raramente as bandas utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como o violino. • Instrumentos mais utilizados: guitarra eléctrica, baixo eléctrico, bateria e teclados.

  12. Hard Rock • Hard rock é um estilo musical, subgénero do rock que tem as suas raízes no rock de garagem de meados da década de 60, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma secção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica é constituída por bateria, baixo, guitarra e algumas vezes um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes faz uma vocalização aguda e rouca.

  13. Nos finais dos anos 60, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinónimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais intensidade. Há ainda outra diferença chave, entre ambos subgéneros: enquanto o hard rock manteve a sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra. • Instrumentos mais utilizados: Guitarra eléctrica, baixo eléctrico, bateria e teclados.

  14. Música Pop • A Música pop é um género musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espectáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objectivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos géneros musicais.

  15. Música Pop (Continuação) • Instrumentos mais utilizados: guitarra eléctrica, baixo, bateria, teclado, sintetizador, drum machine, sequenciador e sampler.

  16. Punk Rock • O Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 70, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam ideias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do quotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "do ityourself” e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

  17. As raízes do Punk Rock têm origens nos Estados Unidos, com bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Dictators e Ramones. Mais tarde o estilo popularizar-se-ia na Europa e teria inúmeras bandas representando-o, como os The Clash, Sex Pistols, The Damned, U.K. Subs, The Stranglers em Inglaterra.  Mais tarde, o movimento espalhar-se-ia pelo mundo todo e até aos anos 80 praticamente todos os países teriam um movimento de punk rock.

  18. Instrumentos mais utilizados: guitarra eléctrica, baixo e bateria. 

  19. Heavy Metal • O heavy metal é um subgénero do rock que se desenvolveu no final da década de 60 e no início da década de 70, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicadélico, as bandas que criaram o género desenvolveram um espesso e maciço som caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. A Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade".

  20. Na década de 80, o glam metal tornou-se uma grande força comercial com grupos como MötleyCrüe. O Underground produziu uma série de movimentos mais extremos e estilos agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenómenos da subcultura do metal. Desde meados da década de 90, populares estilos como alternative metal e as suas vertentes mais famosas: industrial metal, rap metal e nu metal, muitas vezes incorporam elementos do hiphop e funk. Já o metalcore, combina hardcore punk com metal extremo, tem alargado ainda mais a definição do género.

  21. Instrumentos mais utilizados: guitarra eléctrica, baixo eléctrico, bateria e teclados.

  22. Instrumentos musicais

  23. Gira-discos

  24. O gira-discos é um aparelho electrónico ou aparelho de som para tocar discos de vinil. Consiste numa base que acomoda o prato circular, que gira no sentido horário accionado por um motor eléctrico, com um pino central onde se deposita ou encaixa o disco; à direita existe um braço pivotante contendo, na extremidade, uma cápsula fonocaptora e uma agulha para se fazer a leitura dos micro-sulcos do vinil. Para se ouvir o disco, desde o início, a agulha é colocada na zona externa do disco. As velocidades de rotação do prato podem ser de 16, 33 e 1/3, 45 ou 78 RPM, dependendo do modelo do gira-discos e do disco que será girado.

  25. Sintetizador

  26. Sintetizador é um instrumento musical electrónico projectado para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas.

  27. Caixa de ritmos

  28. Caixa de ritmos também conhecida pelo seu nome em inglês, drum machine, é um instrumento musical electrónico concebido para imitar os sons de uma bateria e/ou de outros instrumentos musicais de percussão.

  29. A maioria das caixas de ritmo são na realidade sintetizadores (especializados em produzir timbres de instrumentos de percussão) munidos de um sequenciador que permite a criação e reprodução de modelos rítmicos que podem, depois ser encadeados, executar toda a parte rítmica de uma música.

  30. Sampler

  31. Sampler é um equipamento que consegue armazenar sons (samples) de arquivos wav (os mesmos de um CD) numa memória digital, e reproduzi-los posteriormente um a um ou de forma conjunta se forem grupos, montando uma reprodução solo ou mesmo equivalente a uma banda completa.

  32. Este é um dos grandes responsáveis pela revolução da música electrónica pois através dele e usando ciclos (loops em inglês), pode-se manipular os sons para criar novas e complexas melodias ou efeitos. Como instrumento musical é usado em vários géneros musicais, como o pop, hip-hop, dance music, rock, metal, música experimental. Também é usado pelas mais diversas bandas, em todo o mundo, como por exemplo Keane, Coldplay, Slipknot, U2, Rammstein, Mushroomhead e LinkinPark.

  33. Guitarraeléctrica

  34. Guitarraeléctrica é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado electronicamente. É um Instrumento de cordas , ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na guitarra, porém é transformado em sinal eléctrico devido à acção de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).

  35. Os sinais eléctricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um amplificador que converte os sinais eléctricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo amplificador. • Pela sua potência sonora e pela possibilidade de alteração electrónica de diversas características de seu timbre, as guitarras eléctricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros géneros musicais.

  36. Alguns dos melhores guitarristas: Jimi Hendrix, Slash, B.B. King, Keith Richards, Eric Clapton, Jimmy Page,Chuck Berry,Les Paul, Yngwie Malmsteen, Prince, Steve Vai, Kirk Hammet, Buckethead, Carlos Santana, Joe Satriani, etc…

  37. Baixo eléctrico

  38. Baixo eléctrico, chamado também de contrabaixo eléctrico, viola baixo ou simplesmente baixo é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra eléctrica, maior em tamanho e com um som mais grave. É a evolução do contrabaixo acústico e é utilizado por diversos géneros musicais modernos.

  39. Semelhante a uma guitarra, para se tocar o baixo eléctrico com o seu potencial sonoro total, este é ligado a um amplificador específico para contrabaixos; isto é essencial para as apresentações ao vivo, uma vez que o som do baixo eléctrico sem amplificação é demasiadamente baixo por via dele ter um corpo sólido.

  40. Alguns dos melhores baixistas: John Myung, Geddy Lee, Paul Gray, Steve Harris, Cliff Burton, Jaco Pastorius, Flea, John Entwistle, Victor Wooten, Paul McCartney, Robert Trujillo, etc…

  41. Bateria

  42. Bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

  43. Alguns dos melhores bateristas: Mike Portnoy, Jimmy “The Rev” Sullivan, Joey Jordison, Dave Crohl, Josh Freese, Neil Peart, John Bonham, Ringo Starr, Vinnie Colaiuta, Stewart Copeland, Carter Beauford, Buddy Ricy, Lars Ulrich, Dave Lombardo, etc…

More Related