1 / 12

Sociologia

Sociologia. Prof. Everton da silva correa. O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville). https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução

ormand
Télécharger la présentation

Sociologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sociologia Prof. Everton da silva correa

  2. O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

  3. A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução Nele, Tocqueville procurou mostrar o que existia na França pré-revolucionária para que a revolução tivesse o resultado que teve.

  4. A Revolução Francesa antes e depois... Tocqueville procurou dentro do país os elementos que facilitaram a perda da liberdade e a centralização do governo até o clímax do Terror. Buscou nos costumes, nos hábitos, nos vícios e nas maneiras de ser dos franceses traços e características que o ajudassem a entender por que a tirania se instalou no período pós-revolucionário. Crenças, costumes, formas de ser, tudo isso valorizado como material para a compreensão da sociedade francesa.

  5. Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar. Não era mais possível defender a visão de que os homens eram desiguais por nascimento e a sociedade assim deveria permanecer. Mas isso não significa que fosse um revolucionário.

  6. Tocqueville: teórico e prático Como deputado, assistiu à grande movimentação dos operários nas jornadas de 1848, um tempo de convulsão e mobilização política muito forte. Em um dos discursos que proferiu no Parlamento, chegou a dizer, referindo-se à mobilização dos trabalhadores por mais justiça e direitos: “Há um vulcão sob os nossos pés!”

  7. Dessa forma, Os ideias de igualdade tinham vindo para sempre, dizia Tocqueville em seus textos. Era justo e desejável que assim fosse, mas cada sociedade os havia abrigado ou os abrigaria à sua maneira. Em sua avaliação, a França não havia adotado a melhor forma, porque, para garantir a igualdade, estava sacrificando a liberdade.

  8. As jornadas de 1848 Uma série de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, ocorreram em quase todos os grandes Estados europeus em 1848. Suas causas foram motivadas pelas mesmas insatisfações: Em primeiro lugar, com os regimes governamentais autocráticos e com a falta de representação política das classes médias. Em segundo lugar, com as crises econômicas.

  9. Essas revoluções, também conhecidas como Primavera dos Povos, tiveram início na França e logo se espalharam para o resto da Europa. Até mesmo no Brasil houve repercussões: foi o caso da Revolução Praieira, em Pernambuco. A Primavera dos PovosBarricadas nas ruas de Paris durante a Revolução de junho de 1848.

  10. Revolução Praieira A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última.

  11. Obras Alexis de Tocqueville, em Lembranças de 1848 (1893), faz um relato a partir de sua experiência pessoal de político no período. Além disso, Karl Marx também escreveu sobre os eventos de 1848 em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).

  12. FIM

More Related