1 / 27

APRESENTAR TESE EXPOR IDEIAS ARGUMENTAR CONVENCER PERSUADIR

APRESENTAR TESE EXPOR IDEIAS ARGUMENTAR CONVENCER PERSUADIR. Texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. ATENÇÃO PARA: Objetividade do tema proposto; Ausência de sequências narrativas, descritivas e injuntivas; Ausência de pessoalidade (faça em 3ª. pessoa);

otylia
Télécharger la présentation

APRESENTAR TESE EXPOR IDEIAS ARGUMENTAR CONVENCER PERSUADIR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. APRESENTAR TESE EXPOR IDEIAS ARGUMENTAR CONVENCER PERSUADIR Texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

  2. ATENÇÃO PARA: • Objetividade do tema proposto; • Ausência de sequências narrativas, descritivas e injuntivas; • Ausência de pessoalidade (faça em 3ª. pessoa); • Fuja de generalizações e frases prontas.

  3. PASSOS PARA A ESCRITA: • Leia com atenção o tema – interprete a ideia central presente; • Leia os textos motivadores e verifique a relação de sentido deles para com o tema. (lembre-se de que são apenas motivadores e não exatamente o tema da redação);

  4. 3. Planeje a redação: • Criar a tese (o objetivo da redação) a partir da interpretação feita; • Levante argumentos, fatos, opiniões, dados, informações; • Analise a partir desses dados possíveis formas de intervenção no problema; • Avalie e conclua.

  5. UM PONTO DE PARTIDA Faça uma pergunta ao tema. Isso propicia reflexões acerca do que se vai escrever. ENEM 2009 (cancelada) – Valorização do idoso Por que é importante a valorização do idoso? ENEM 2009 – O indivíduo frente à ética nacional Como e de que forma o indivíduo deve ser comportar frente a ética nacional?

  6. ENEM 2010 – O trabalho na construção da dignidade humana De que forma o trabalho participa da construção da dignidade humana? ENEM 2010 (2ª aplicação) – Ajuda humanitária Por que a ajuda humanitária é importante?

  7. CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO Introdução: 2 ou 3 períodos (um com uma ilustração e outro com a tese/objetivo) Vejamos alguns exemplos:

  8. ENEM 2009 (cancelada) – Valorização do idoso A evolução da medicina, uma melhor distribuição de rendas como também condições de vida mais agradáveis alavancaram o tempo de sobrevivência dos homens. Tal fato motiva uma revisão na maneira como os idosos são tratados hoje na sociedade, eles, em breve, serão uma grande parcela da população mundial.

  9. ENEM 2009 – O indivíduo frente à ética nacional Os constantes casos de corrupção ocorridos no Brasil, sejam na política ou em outros setores, criam um clima de insatisfação diante da figura humana. O conceito de ética parece se perder nesse emaranhado de falcatruas, mas, não haveria fatores na sociedade que alimentam esse clima e compactuam com ele?

  10. ENEM 2010 – O trabalho na construção da dignidade humana O homem, dentro das atuais condições sociais, necessita de trabalho para sobreviver, como também de momentos de prazer. Entretanto essas duas condições nem sempre existem. Quando a primeira é explorada de forma exagerada a dignidade humana fica maculada.

  11. Desenvolvimento: mínimo 1 parágrafo Situe a problemática no tempo e espaço; questione-a com argumentos; comprove as verdades envolvidas; convença o leitor do ponto de vista por você abordado a respeito da tese; prepare as ideias para inserir propostas de intervenção sem ferir os direitos humanos. Não radicalize!

  12. Desenvolvimento – banco de dados e ideias – • Tema: “Valorização do idoso” • Responsabilidades familiares com o bem-estar dos idosos; • A realidade atual e as condições ideais para o idoso (saúde, cultura, alimentação...) – o que falta para alcançá-las? • A urgência na atenção ao idoso, uma vez que a população está envelhecendo. • Passado e presente: a importância do ancião no passado (a experiência) – hoje a desvalorização – que mecanismos podem propiciar a inserção? • As diferenças entre o estereótipo do “velho” e a jovialidade na terceira idade (a melhor idade). • A importância e a finalidade do estatuto do idoso – destacar o preconceito e a necessidade de aplicar a lei.

  13. Conclusão: mínimo dois períodos Avalie a problemática da tese, analisando os caminhos que sua redação percorreu; trace propostas de intervenção (caso ainda não tenha feito). Cuidado para a conclusão não ficar maior que o desenvolvimento. Cuidado com propostas utópicas e vazias de possibilidades.

  14. Conclusão – propostas de intervenção – • aplicação das punições propostas no Estatuto; • divulgação pública do Estatuto como forma de obrigar as instituições e as pessoas a adotarem comportamentos de respeito ao idoso (de que é exemplo a reserva de assentos, no metrô); • formação de associações públicas de idosos, as quais poderiam dar mais visibilidade a essa parcela da população e fazer valer seus direitos; • adoção de políticas públicas voltadas unicamente para os idosos, como centros de saúde e de cultura especializados; • transformação de comportamentos individuais, baseada numa mudança de perspectiva em relação ao idoso:muitas vezes realmente não é fácil conviver com alguém que se torna inflexível em suas posições, mas caberia aos familiares e pessoas próximas ajudar o idoso a resgatar a capacidade de sonhar e fazer projetos.

  15. TEMA ENEM 2006 O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA REDAÇÃO NOTA 100

  16. Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz Marcel Proust, grande escritor e exemplo máximo de uma vida dedicada unicamente à leitura e à literatura, disse em seus escritos “cada leitor, quando lê, é um leitor de si mesmo”. O que Proust evidencia nessa frase deixa em aberto uma série de interpretações que podem ser realizadas a partir do hábito entusiástico e não visto como uma obrigação, pela leitura.              Estar em contato com o universo das palavras e nele encontrar uma atividade prazerosa, ao mesmo tempo que nos leva a absorver todo o conhecimento exterior, também nos conduz a uma busca de tudo que representa algo de nós mesmos nesse conhecimento que chega até nós. Em cada nova leitura, ocorre algo semelhante a uma lapidação de nossos desejos e predileções.

  17. Os livros constituem um tipo de transporte de conhecimento diferente da televisão por exemplo, onde as informações são transmitidas a todo o momento, e para tal, só precisa de nossa permissão para a passagem de suas imagens através de nosso córtex. O nível de saber que podemos extrair de um livro possui o mesmo limite de nossa vontade de fazê-lo. E, ao contrário das informações “prontas” da televisão, temos a total liberdade de interpretação, o que confere o aperfeiçoamento de nosso senso crítico e o melhoramento de como nos posicionamos diante do mundo.

  18.           O hábito da leitura não possui caráter elitista e nem está associado ao poder aquisitivo. Em qualquer cidade, por menor que seja, há uma biblioteca, basta que tenhamos interesse em desvendar todo o mistério contido nela. Ao ler, nos tornamos mais cultos, mais seguros de nossas convicções, nos expressamos e escrevemos melhor. Medidas públicas devem ser realizadas para garantir essa acessibilidade e assim, seus respectivos países possam brilhar, iluminados pelo sol da cultura.

  19. Quadro Negro (INTRODUÇÃO)Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história. (CONCLUSÃO)A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.

  20. DICAS DE CORREÇÃO: • pronome relativo ONDE – utilizado apenas para retomar lugar físico (a cidade onde moro; a caixa onde estava o sapato); • pronome relativo O QUAL – atente para a concordância e a regência; • elimine a repetição utilizando alguns mecanismos de coesão; • elimine adjetivos ou referências religiosas e emotivas, e evite a 1ª. pessoa - isso dá muita pessoalidade ao texto –

  21. não use VOCÊ no texto; • cuidado com períodos longos, podem ficar confusos; • não inicie períodos com verbos no gerúndio e nem com QUE; • “Que vem criando atos violentos entre a sociedade..” • “Sendo proibido o trabalho infantil, a luta por sobrevivência faz milhares de crianças irem trabalhar.”

  22. CORREÇÃO: Nesta perspectiva, soluções devem ser tomadas para frear este processo de destruição, como o tratamento das águas urbano-industriais veinculadoa canalização da rede de esgoto. Maiorincentivo do governo em programas de incentivoaconsientização da população, maior fiscalização e incentivos fiscais as empresas que promoverem o saneamento da águas. Nesta perspectiva, soluções devem ser tomadas para frear o processo de destruição, como o tratamento das águas urbano-industriais vinculado à canalização da rede de esgoto. Ainda faz-se necessário um maior incentivo do governo a programas de conscientização das pessoas, como também a fiscalização e promoção fiscalàs empresas que promoverem o saneamento da águas.

  23. CORREÇÃO: (introdução) O sistema penitenciário brasileiro é precário, pois existe uma super lotação, em vários presídios há falta de atendimento psicológico, profissional e educacional. O sistema penitenciário brasileiro é precário, pois existe uma super lotação. Além disso, aos presos, há falta de atendimento psicológico, profissional e educacional. Tudo isso é um complicador para o processo de reinserção dos detentos.

  24. CORREÇÃO: Mas ainda há coisas que as mulheres ainda tem que conquistar como o exemplo a política a maioria dos políticos são homens. Mas ainda há conquistas a que as mulheres têm direito. Um bom exemplo é a política, pois a maioria dos governantes são homens.

  25. CORREÇÃO: A gripe é desenvolvida por um vírus, cujo o nome se conhece por H1N1, onde este ao ser transmitido pode levar o indivíduo à morte. A gripe é desenvolvida por um vírus, o H1N1, o qual, ao ser transmitido, pode levar o indivíduo à morte.

  26. CORREÇÃO: Agentes da saúde, da imprensa escrita e televisiva em geral, recomendam que todos tenham grande cuidado, tendo sempre uma boa higiene. Estimativas feitas recentemente afirmam que houve um grande número de morte por tal gripe, sendo muitas seguidas por problemas de saúde. Agentes da saúde e da imprensa - escrita e televisiva - recomendam que todos tenham cuidado, para isso é importante sempre uma boa higiene. O problema da novo vírus é muito sério, pois estimativas recentes afirmam que houve um grande número de mortes por tal gripe. Algumas tiveram como consequência complicações de saúde anteriores.

  27. ERROS COMUNS: • Trocar tipo de texto; • Fugir do tema; • Uso impróprio da linguagem oral; • Rebuscar demais; • Cometer desvios de norma padrão; • Usar clichês e provérbios; • Panfletar e radicalizar; • Usar citações sem cuidado; • Exagerar nas informações; • Abusar da redundância.

More Related