1 / 1

BASELT, D. R.; REVEL, J. P.; BALDESCHWIELER, J. D. 1993.

Modelagem computacional a partir de imagens tomográficas Cláudio Lages Guerrra Bolsa CNPq - Edital PIBITI 2012-2013 Orientador: Marco André Argenta.

Télécharger la présentation

BASELT, D. R.; REVEL, J. P.; BALDESCHWIELER, J. D. 1993.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Modelagem computacional a partir de imagens tomográficasCláudio Lages GuerrraBolsa CNPq - Edital PIBITI 2012-2013Orientador: Marco André Argenta O ligamento periodontal (PDL) é o tecido conjuntivo que ocupa o espaço periodontal entre o cemento e a parede alveolar, composto principalmente de colágeno e fluido intersticial. A simulação computacional mecânica do órgão dental possibilita melhor planejamento e execução do tratamento dentário. No entanto, não existe um modelo adequado de PDL que permita uma simulação confiável. O objetivo deste trabalho é determinar a estrutura em microescala do ligamento periodontal humano através de imagens de microscopia e tomografia computadorizada para que possa ser elaborado um modelo numérico do comportamento mecânico do PDL. O colágeno é um grupo de proteínas caracterizadas por uma sequência de aminoácidos rica em Gly, Pro e Hyp, que se organiza em trios de hélices torcidas entre si. As moléculas de colágeno se organizam em microfibrilas ligando-se umas às outras em grupos de 5, formando hélices mais espessas que, por sua vez, se organizam em fibras maiores. As fibras de colágeno no PDL são organizadas em bandas biengastadas do alvéolo ao cemento. As principais fibras responsáveis pela resistência tensional e torsional do PDL são de colágeno tipo I, que corresponde a 70% do colágeno total do ligamento. O PDL possui fibras de colágeno radiais e circulares, e pode ser dividido em 3 porções concêntricas. Nas fibras das porções mais próximas aos tecidos duros existe menos colágeno tipo III do que na região média, conferindo maior flexibilidade a esta camada. Foram examinadas imagens do ligamento periodontal em várias escalas para análise do ponto de vista estrutural das partes e moléculas envolvidas. As imagens foram obtidas através de investigação da literatura para entender o comportamento mecânico do PDL. A organização no colágeno no PDL, desde o nível molecular mais básico até os feixes mais discerníveis indica uma alta resistência tensional. O alto grau de torção do colágeno, desde a subunidade molecular até a fibra, em sentidos alternados, é responsável pela sua resistência. BASELT, D. R.; REVEL, J. P.; BALDESCHWIELER, J. D. 1993. OTTANI, V.; RASPANTI, M.; RUGGERI, A. 2003. PROVATIDIS, C. G. 2000

More Related