1 / 40

4 DINÂMICA PARA O CRESCIMENTO

4 DINÂMICA PARA O CRESCIMENTO. DINAMIZANDO O FUNCIONAMENTO DO PEQUENO GRUPO. A VISÃO DO. PEQUENO GRUPO. Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês tenham comunhão conosco. I João 1:2-3. A VIDA EM PEQUENO GRUPO ENVOLVE:. Experimentar a vida de Cristo.

qiana
Télécharger la présentation

4 DINÂMICA PARA O CRESCIMENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 4 DINÂMICA PARA O CRESCIMENTO

  2. DINAMIZANDO O FUNCIONAMENTO DO PEQUENO GRUPO

  3. A VISÃO DO PEQUENO GRUPO

  4. Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês tenham comunhão conosco. I João 1:2-3.

  5. A VIDA EM PEQUENO GRUPO ENVOLVE: Experimentar a vida de Cristo... ...em comunidade uns com os outros Expandindo sua vida e comunidade para mais e mais pessoas. Se este é um ideal tão bom, porque alguns grupos prosperam e crescem enquanto outros têm dificuldades e estagnam?

  6. FATORES – CHAVE PARA O CRESCIMENTO Joel Cosmiskey e Jim Egli fizeram amplas pesquisas estatísticas e descobriram os fatores que contribuem para o crescimento do Pequeno Grupo. Essa pesquisa envolveu 900 líderes de Pequeno Grupo em oito paises. A pesquisa comparou informações a respeito do crescimento do grupo com informações pessoais e de comportamento dos líderes. Em todos esses países os mesmos fatores geraram crescimento nos Pequenos Grupos. Adivinhe quais são esses fatores:

  7. Além das características comportamentais dos lideres, para que o Pequeno Grupo tenha sucesso é necessário conhecer o seu funcionamento dinâmico, assim como um médico precisa conhecer o funcionamento das células do corpo.

  8. Os fatores que mais contribuem para o crescimento dinâmico dos Pequenos Grupos em todo o mundo são: • Para cima em direção a Deus; • Para dentro para edificar a Vida do Corpo; • Para fora em direção aos incrédulos; • Para frente para multiplicar ministérios. Gabarito: 1 à 8 – Nenhum / 7 – Baixo / 8 à 15 – Alto

  9. A BANQUETA DE TRÊS PERNAS • A oração é o elemento central por meio do qual todos os demais elementos emergem. Nosso relacionamento com o Senhor liga todas as dimensões e as mantém unidas. 2. Precisamos de todos os quatro elementos ou o banco vai cair. 3. Sem os quatro elementos o Pequeno Grupo está num beco sem saída. 4. Com os quatro elementos trabalhando juntos haverá força, vida e crescimento.

  10. AVALIAÇÃO DA LIDERANÇA DE PEQUENOS GRUPOS Este formulário irá ajudar você a avaliar a eficiência do seu trabalho em Pequenos Grupos. Responda ás perguntas, circulando um número em cada questão mostrando onde você ou o seu grupo se encaixam em cada escala. Depois de responder às perguntas, siga as instruções do final do formulário para obter os resultados.

  11. PARA CIMA Conectando Seu Grupo Com Deus: 1. Quantos dias da semana você ora pelos outros membros de seu Pequeno Grupo? 2. Quantos minutos diários em média você gasta em seu período devocional com o Senhor? 3. Quantos minutos seu Pequeno Grupo gasta na adoração (exaltação) em cada encontro? 4. Quantos minutos seu Pequeno Grupo gasta orando em cada encontro? 5. Com que freqüência seu Pequeno Grupo vê respostas maravilhosas e miraculosas às suas orações?

  12. PARA DENTRO Construindo Comunidade: 1. Quantas vezes em média seu Pequeno Grupo se encontra por mês? 2. Quantas festas ou atividades de descontração os membros de seu pequeno Grupo tiveram juntos nos últimos três meses? 3. Quantas vezes você convidou outras pessoas do seu Pequeno Grupo para sua casa ou para um restaurante para terem uma refeição juntos nos últimos dois meses? 4. Com que freqüência seu Pequeno Grupo senta junto nas celebrações de sábado? 5. Com qual freqüência você se comunica com os membros do seu Pequeno Grupo por telefone, e-mail, cartões ou cartas com o objetivo de encoraja-los?

  13. PARA FORA Alcançando os Perdidos 1. Com que freqüência seu grupo gasta nos encontros do Pequeno Grupo orando por aqueles que ainda não conhecem a Cristo? 2. Quantos dias na semana você ora pela salvação de incrédulos? 3. Quantas festas ou atividades de descontração seu grupo fez nos últimos três meses com o objetivo de alcançar não-cristãos? 4. Depois que um visitante vem ao seu Pequeno Grupo pela primeira vez, com que freqüência ele recebe um telefonema de retorno, uma visita ou um cartão? 5. Com qual freqüência você se comunica com os membros do seu Pequeno Grupo por telefone, e-mail, cartões ou cartas com o objetivo de encoraja-los?

  14. PARA FRENTE Multiplicando Líderes 1. Quantas pessoas ou casais no seu Pequeno Grupo trabalham como auxiliares atualmente? 2. Qual porcentagem de membros do seu grupo você espera que liderem um Pequeno Grupo em algum momento no futuro? 3. Qual porcentagem de jovens e adultos no seu Pequeno Grupo você envolve na liderança de parte do encontro? 4. Com que freqüência suas orações por seu Pequeno Grupo incluem uma oração por multiplicação de líderes? 5. Quantas pessoas (indivíduos ou casais) em seu grupo você espera enviar para o curso de treinamento e reuniões de lideres?

  15. Sua pontuação mais baixa mostra sua área mais crítica para ser melhorada. Pontuação abaixo de dez são motivos de preocupação. Pontuações abaixo de sete, indicam sérias necessidades. Considere em oração os resultados deste questionário para planejar seus próximos passos. Dê uma cópia deste questionário ao seu pastor com a sua pontuação.

  16. PARA CIMA! Como estar pessoalmente conectado com o poder de Deus Jesus é a nossa fonte de vida! “Eu sou a videira; vocês são ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” – Jesus (João 15:5). Se permanecermos Nele, iremos produzir frutos! “Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” – Jesus (João 15:8) • “Permanecer” significa “morar, habitar ou descansar”. • Sem ele não podemos fazer nada. Ministério e liderança sem Cristo são como empurrar um carro sem combustível, ou usar um eletrodoméstico sem liga-lo à corrente elétrica!

  17. PARA CIMA! Para se conectar pessoalmente com a vida e com o poder de Cristo... • Separe tempo constante e regular para estar com Cristo... • Tempo diário. Separe tempo todo dia seguindo a Regra dos Sete Minutos. A regra dos Sete minutos: Comece separando ao menos sete minutos todos os dias com Deus pelo resto da vida. Isso encorajará todos os membros do Pequeno Grupo na sua constância diária.

  18. PARA CIMA! Para se conectar pessoalmente com a vida e com o poder de Cristo... • Tempo abundante. Se você está separando fielmente tempo diário, comece a separar uma quantidade generosa de tempo cada dia para desfrutar da companhia de Deus. Você pode decidir o que é um tempo abundante para você em sua vida agora e caminhar com Deus. • Jejum voluntário. Se você está parado e não tem conseguido caminhar para frente, considere fazer um jejum. É uma maneira de levar a oração a sério sem esperar por problemas para fazer você se sentir fraco e desesperado. Moisés, Jesus e tantos outros usaram este dispositivo.

  19. PARA CIMA! Para se conectar pessoalmente com a vida e com o poder de Cristo... Ore sistematicamente pelos membros do Pequeno Grupo. Pesquisas estatísticas feitas por Joel Comiskey mostram que os Pequenos Grupos cujos líderes oram pelos membros seis ou sete vezes por semana crescem duas vezes mais rapidamente que o Pequeno Grupo daqueles que oram apenas um ou dois dias por semana! • Aumente o tempo de oração no Pequeno Grupo. Ex: 15 minutos para oração intercessória. 3. Ouça a Deus. Como Jesus, separe tempo para ouvir a Deus enquanto você ora pelos membros do Pequeno Grupo. Lucas 22:31-32. Que fatores podem nos impedir de ter uma vida de oração mais sincera? Debater: • Ore com alguém que está ao seu lado.

  20. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo • Separem tempo significativo para orar nos encontros do Pequeno Grupo. • Minimizem as outras dimensões do encontro (adoração e ensino têm lugar no culto de sábado, mas a oração corporativa e ministração são mínimas nos encontros do grupo grande). • Dividam em Pequenos Grupos, como homens e mulheres, ou grupos de três ou quatro para maximizar o compartilhamento pessoal, oração e ministração.

  21. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo 2. Reservem “Meias-noites de oração” a cada seis ou oito semanas. Isso move os grupos de formas constantes a um nível mais profundo na fé e expectativa. • Vocês poderão ter de agendar esse período para um dia diferente do encontro normal do encontro normal do Pequeno Grupo para que possam ir até um pouco mais tarde.

  22. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo Exemplo de Meia-Noite de Oração 19:00 Adoração (Louvor e músicas especiais) 19:30 Discussão 1 – Luc. 11:5-13 • Reflexão individual (30 minutos) • Oriente cada pessoa a orar em particular, seguindo o Salmo 103. • Adoração (30 minutos) • Discussão (30 minutos) • Leia Lucas 11:5-13

  23. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo Exemplo de Meia-Noite de Oração 1. Você vê a Deus como o homem que está dormindo ou como um bom pai? 2. Como você descreveria a pessoa do versículo 8 que esta buscando ajuda? 3. Quando foi a última vez que você esteve assim diante de Deus? 4. Qual é o resultado da ousadia dos versículos 9-10? 5. Como você se sente sendo usado diante da presença de Deus?

  24. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo 20:00 Caminhada de oração pela vizinhança (30 minutos) 20:30 Oração uns pelos outros (15 minutos) 20:45 Discursão 2 – Tema Livre 21:15 Louvor 21:30 Oração pelas famílias e interessados. 21:45 Reflexão final 22:00 Confraternização e lanche

  25. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo 3. Pratiquem caminhadas de oração para reivindicar áreas específicas para Deus, buscando sua misericórdia e convidando seu Espírito para agir com poder. 4. Considerem jejuar para colocar as coisas em movimento. Envolver os membros do Pequeno Grupo para jejuar por uma necessidade especifica e por um determinado período pode dar uma dinâmica nova ao Pequeno Grupo da mesma maneira que o jejum pessoal pode fazer.

  26. PARA CIMA! Idéias para ajudar vocês a se conectarem com o poder de Deus como Pequeno Grupo 5. Compartilhe com os membros do Pequeno Grupo como você ora. 6. Faça visitas de oração às casas dos membros. • Devem durar entre 20 e 30 minutos • Pergunte por motivos específicos de oração • Ore pelas necessidades • Compartilhe uma palavra de encorajamento • Ore pelos amigos incrédulos.

  27. PARA DENTRO! Desenvolvendo um plano para edificar a comunidade “Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (I João 1:3). “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns com os outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações” (Colossenses 3:16). “Dele [Cristo] todo o corpo ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza sua função” (Efésios 4:6). “[Eu oro]... para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti” (Jesus, João 17:21) Como vemos o desejo de Deus não é apenas que cresçamos para cima, mas para os lados em ajuda mútua de uns para com os outros.

  28. PARA DENTRO! Comunidade (Pequeno Grupo) é: • Uma família em que todos cuidam uns dos outros e que estende o amor de Cristo. Para agir para dentro, experimentado comunidade, é preciso entender os estágios de vida de um Pequeno Grupo: • Formação. Esse estágio de “lua-de-mel” é animador. As pessoas começam a se conhecer e gostam disso. 2. Agitação. Nessa fase de “conflitos” da vida do Pequeno Grupo, diferenças de personalidade e de valores criam tensão. As pessoas estão se conhecendo melhor e às vezes não gostam disso.

  29. PARA DENTRO! Comunidade (Pequeno Grupo) é: • Uma família em que todos cuidam uns dos outros e que estende o amor de Cristo. 3. Padronização. Freqüentemente chamado de estágio de “comunidade”. Nesta fase de vida do Pequeno Grupo, as pessoas já moldaram muitas de suas diferenças e estão aprendendo a amar e apreciar uns aos outros. Um sentimento de unidade em torno de uma visão move o grupo para frente. 4. Ação. Embora o evangelismo deva fazer parte de todos os estágios da vida do Pequeno Grupo, ele freqüentemente é acelerado neste ponto. Para que o grupo permaneça eficaz e com intimidade, você precisa multiplicar o grupo e a liderança nesta fase. Se você não fizer isso, o grupo irá perder lentamente sua vitalidade.

  30. PARA DENTRO! Para cultivar comunidade: Seja modelo de transparência, compartilhando suas próprias necessidades. Termine os encontros no horário para permitir que haja comunhão após o encontro. Compartilhem momentos de descontração e refeições juntos como grupo. Inclua pessoas nas suas atividades do dia-a-dia, como fazer compras, entretenimento e de serviço uns aos outros. Sentem junto, se possível, nos culto de celebração de sua igreja. Ensine os estágios da vida do Pequeno Grupo para ajudar as pessoas a terem expectativas realistas., Telefonem uns aos outros entre os encontros. Defina parceiro para que os membros do Pequeno Grupo tenham responsabilidade uns pelos outros.

  31. PARA DENTRO! Planejar é necessário! Alguém disse: “Prefiro construir uma cerca à beira de um penhasco, a colocar uma ambulância embaixo do penhasco”. EXEMPLO – PARA DENTRO!Folha de trabalho do Pequeno Grupo. Desenvolva um plano para entrar em comunidade. Desenvolva um plano que ajude os membros a entrarem em comunidade em seu Pequeno Grupo. Se há outras pessoas de seu grupo neste encontro, façam estes planejamentos juntos.

  32. PARA DENTRO! Planejar é necessário! Desenvolva um plano que ajude os membros a entrarem em comunidade em seu Pequeno Grupo. Trabalhe com outras pessoas de seu grupo. Se você está sozinho, desenvolva seu plano sabendo que ele poderá ser mudado quando você o comparar com as outras pessoas do Pequeno Grupo.

  33. PARA FORA ! Aprenda a respeito de evangelismo eficaz “A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.”I João 1:2. • 1. Muitas pessoas têm uma imagem mental irreal a respeito de evangelismo. • Elas sentem-se nervosas ou culpadas quando pensam a respeito de “evangelismo”. 2. Os melhores evangelistas são cristãos comuns. 3. O amor ativo é primordial para levar outros a Cristo.

  34. PARA FORA ! Aprenda a respeito de evangelismo eficaz • 4. O princípio de tudo é a amizade. • As pessoas na Bíblia eram freqüentemente trazidas a Cristo por meio de amigos ou de parentes. • André trouxe Pedro a Cristo (João 1:401). • Mateus trouxe seus companheiros de trabalho e amigos incrédulos (Mateus 9:10). • Cornélio influenciou parentes e soldados amigos a receberem Cristo (Atos 10:22-24) • Lídia e o carcereiro de Filipos trouxeram suas famílias a Cristo (Atos 16). “70 % dos membros da IASD vieram à igreja por meio de um amigo, parente ou vizinho”.

  35. PARA FORA ! Aprenda a respeito de evangelismo eficaz 5. O próximo principio é a semeadura e colheita. ·  Disse Jesus: “Um semeia e outro Colhe” – João 4:37 ·  Semeia bem a amizade com amor desinteressado. ·  Apresente Jesus aos poucos ·  Fale das verdades depois que ganhou a confiança de seu amigo para Cristo. ·  Colheita – Leve-o a uma decisão por meio do batismo.

  36. Faça uma folha “Identificando seu círculo de influência” (uma para cada membro). 1. Prepare Peça para cada membro escrever os nomes de seus amigos incrédulos (companheiros de trabalhos, escola, vizinhos, parentes, etc.). Peça para que cada pessoa circule os nomes de dois de seus amigos que provavelmente estejam mais abertos a Jesus. 2. Apresente PARA FORA ! PLANEJAMENTO DE EVANGELISMO PARA PEQUENO GRUPO:

  37. 3. Faça uma lista geral Coloque os dois nomes de cada lista na “Lista de Bênçãos”grande. Peça para que cada membro copie a lista de bênçãos do grupo em suas próprias folhas. 4. Ore! • Encoraje cada membro a orar regularmente por sua própria lista e pela lista do grupo. • Ore pela bênção de Deus e pela atuação dele nas vidas alistadas pelo grupo nos encontros semanais do Pequeno Grupo. • Ame e sirva essas pessoas, individualmente e como grupo. PARA FORA ! PLANEJAMENTO DE EVANGELISMO PARA PEQUENO GRUPO:

  38. PARA FORA ! PLANEJAMENTO DE EVANGELISMO PARA PEQUENO GRUPO: 5. FESTA! (Usecomida e diversão paraalcançaroutros e desenvolverrelacionamento!) • ·Antes da Festa use a estratégia da cadeira vazia. • ·Durante a semana ore com o interessado no seu lar; • ·Inicie uma classe bíblica animada em um dia aparte da reunião normal. • ·Leve o interessado aos eventos de colheita da igreja

  39. PARA FRENTE ! COMO MULTIPLICAR-SE A SI MESMO! Ore! (Mateus 9:38) Veja cada um como um futuro líder. Peça a Deus fé para ver o incrível potencial que existe em outras pessoas. Envolva constantemente os outros. Dê responsabilidade às pessoas ANTES de pedir que elas sejam líderes. Ore e planeje com seus auxiliares. Encoraje! Auxiliares precisam mais de encorajamento do que de correção. Aplique a regra 4 por 1: encoraje 4 vezes mais do que corrige. Envie as pessoas para o treinamento de líderes de Pequeno Grupo.

  40. Seu Mistério Ministério de seu auxiliar PARA FRENTE ! DEFINE O QUE É: • 1. Passos de Multiplicação: • Exponha a visão desde o principio. • Desenvolva liderança. • Prepare pessoas. • Envie o novo grupo ou saia você com um novo grupo. Somente o crescimento harmônico destas áreas de funcionamento levará o seu Pequeno Grupo a um crescimento explosivo.

More Related