1 / 12

FILOSOFIA

FILOSOFIA. GRÉCIA ANTIGA. GRÉCIA ANTIGA.

rangle
Télécharger la présentation

FILOSOFIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FILOSOFIA

  2. GRÉCIA ANTIGA

  3. GRÉCIA ANTIGA O pensamento filosófico tem origens muito remotas, no tempo e no espaço, mas a Antiguidade grega é considerada um marco histórico. Para facilitar o estudo da Filosofia Grega, é possível classificá-la em diferentes períodos, localizando, de forma didática, as ideias de filósofos que influenciaram o pensamento ocidental. Contudo, é importante destacar a existência de posicionamentos filosóficos semelhantes em diferentes períodos, bem como divergências, contradições e discussões sobre teorias em um mesmo período.

  4. PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO – DO SÉC. VII a.C. AO SÉC. V a.C.

  5. PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO – DO SÉC. VII a.C. AO SÉC. V a.C. Sócrates é considerado um divisor de águas no pensamento grego antigo. Portanto, o termo pré-socrático indica que as questões do período são anteriores a ele. Já o termo cosmológico indica a investigação do que estava ao redor das pessoas. Tales, da cidade de Mileto, foi o primeiro filósofo citado desse período, em que se questionava a origem das coisas e a matéria de que seriam formadas. Segundo Nietzsche, filósofo do século XIX, esse foi o período mais importante da história da Filosofia porque investigava o cosmos (a ordem geral do Universo) e a physis (a natureza, a substância física do mundo).

  6. PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO – FINAL DO SÉC. V a.C. E SÉC. IV a.C.

  7. PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO – FINAL DO SÉC. V a.C. E SÉC. IV a.C. É o período mais famoso da Antiguidade grega e recebe o nome de socrático, devido à importância do pensamento de Sócrates e de seu maior discípulo, Platão. O termo “antropológico” indica o principal tema de reflexão: o homem e suas relações. O que é, de onde vem, para onde vai, o que quer e como deve viver o homem eram algumas das questões discutidas nesse período. Surgiram ideias de grande influência sobre o pensamento ocidental, inclusive o da Igreja católica, na Idade Média.

  8. PERÍODO SISTEMÁTICO – FINAL DO SÉC. IV a.C. E SÉC. III a.C.

  9. PERÍODO SISTEMÁTICO – FINAL DO SÉC. IV a.C. E SÉC. III a.C. O mais importante filósofo desse período foi Aristóteles, responsável por uma rigorosa classificação de seres, objetos e conhecimentos. O termo “sistemático” indica a maior preocupação do período: garantir a cientificidade do conhecimento filosófico, reunindo e sistematizando o pensamento já produzido. Uma de suas mais relevantes contribuições foi a Lógica Aristotélica, utilizando o silogismo como modelo para raciocínios válidos. Esse raciocínio era formado por duas afirmações (premissas) e uma conclusão necessária com base em ambas. Ex.: Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

  10. PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO-ROMANO – FINAL DO SÉC. III a.C. AO SÉC. VI d.C.

  11. PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO-ROMANO – FINAL DO SÉC. III a.C. AO SÉC. VI d.C. Sob o domínio político de macedônios e romanos, o pensamento grego sofreu importantes modificações. Nasceram comunidades filosóficas em que se partilhavam ideias e condutas pessoais. A ética (voltada à maneira correta de viver) e o ser humano foram as maiores preocupações dos filósofos e correntes filosóficas desse período.

  12. FIM

More Related