1 / 11

BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo. I TESSALONICENSES. Gálatas provavelmente foi a primeira epístola escrita por Paulo, e I aos Tessalonicensses foi a segunda. Paulo visitou Tessalônica, capital da Macedônia, em sua segunda viagem missionária.

Télécharger la présentation

BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BIBLIOLOGIA IVI e I aos TessalonicensesI e II Timóteo

  2. I TESSALONICENSES • Gálatas provavelmente foi a primeira epístola escrita por Paulo, e I aos Tessalonicensses foi a segunda. Paulo visitou Tessalônica, capital da Macedônia, em sua segunda viagem missionária

  3. Na Carta, Paulo trata da Vida Cristã – A ação de Deus sobre a vida do seu povo. • O dever de trabalhar _ Paulo repreende aqueles que não querem trabalhar, cita o seu exemplo e de seus companheiros. (3.10) • O fim do mundo = O futuro está nas mãos de Deus e não depende das forças do mal

  4. I e II TESSALONICENSES • 1 e 2Ts são bastante semelhantes em linguagem, sugerindo que Paulo escreveu a segunda carta algumas semanas após a primeira. A volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1Ts revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2Ts, surge um problema diferente, relacionado à volta do Senhor. Tanto em 1Ts como em 2Ts (1.4-7), está claro que os crentes sofreram algumas perseguições e opressão— da mesma forma que Paulo e Silas.

  5. A volta de Cristo ocorreria no tempo que Paulo chama de “Dia do Senhor” (5.2;II Ts 2.1). Neste dia haverá uma ressurreição dos justos, para herdar a salvação na presença do Senhor (4.16; 5.10) e dos impios, para serem eternamente separados de Cristo (II Ts 1.9. O fim será precedido por uma disseminada apostasia e pela aparição do “homem” da iniquidade (II Ts 2.3. Uma vez que esta pessoa não tinha aparecido, aqueles da congregação que estavam dizendo que o “Dia do Senhor” já havia chegado estavam errados.

  6. I e II Timóteo • O trabalho para o qual Paulo nomeou Timóteo envolveu sérias dificuldades, e ele achou necessário escrever uma carta de instrução a seu jovem colaborador que enfrentava problemas. Na carta, ele ensinou Timóteo como combater os falsos mestres, como ordenar o culto da igreja, como escolher os líderes da igreja e como lidar prudentemente com as diferentes classe na igreja. Timóteo deveria ensinar a fé apostólica e levar uma vida exemplar o tempo todo.

  7. II Timóteo • Até podemos determinar, Paulo foi libertado da prisão romana pouco depois de At ter sido escrito e empenhou-se em viagens missionárias, viajando até a Espanha. Durante a era das perseguições iniciadas por Nero em 64 dC, Paulo foi preso de novo, provavelmente em Trôade (4.13), e levado pra Roma.

  8. As circunstâncias de sua segunda prisão foram bastante diferentes daqueles de seu primeiro encarceramento. Anteriormente, ele estava em sua própria casa alugada e podia receber visitantes livremente, mas agora estava confinado a uma masmorra e os amigos quase não conseguiam vê-lo. Antes, ele esperava ser solto, mas agora ele esperava a morte (4.6-8). Ao escrever esta carta, somente Lucas estava com Paulo (4.11), tendo todos os outros partidos por vários motivos.

  9. Embora Paulo seja conciso e direto, ele também é meigo, caloroso e carinhoso. 2Tm revela emoções de Paulo mais do que seu intelecto, pois seu coração estava falando. Conseqüentemente, a carta não era uma produção literária ordenada bem planejada, mas sim uma nota pessoal contendo a última vontade e o testamento do apóstolo.

  10. Para Paulo, o evangelho contém mais do que declarações e proposições: é Cristo (1.8). As bênçãos espirituais, como a graça, a misericórdia, a paz e mesmo a vida em si, residem nele e derivam dele (1.1-2,9-10,13,16,18; 2.1). Jesus veio para a terra como homem (2.8) para ser nosso Salvador (1.10; 2.10; 3.15) e foi ressuscitado (2.8) logo após sua morte. Ele é fiel àqueles que o seguem (1.12; 2.11-12; 4.17-18,22) e coerente com seu propósito (2.12,13). Ele também concede a compreensão espiritual (2.7). Cristo aparecerá em sua segunda vinda como o juiz justo (4.1,8; 4.14,16).

  11. O ES deu a Timóteo um dom e Paulo o exortou a usá-lo ativamente (1.6). Além disso, o ES concede poder, amor e moderação (1.7). O ES que em nós habita nos permite ser fiéis ao evangelho confiado a nós e garantir sua pureza (1.13,14).

More Related