1 / 16

¡ A história podia ter sido outra !

É interesante observar que a história da humanidade poderia ter sido diferente se os factos tivessem acontecido doutra forma . E dessa maneira bem poderíamos dizer que:. ¡ A história podia ter sido outra !. EM CHALAÇA E A SÉRIO (para pensar e sorrir ).

roxy
Télécharger la présentation

¡ A história podia ter sido outra !

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. É interesanteobservar que a história dahumanidadepoderiatersidodiferente se os factos tivessem acontecido doutra forma. E dessamaneirabempoderíamosdizer que: ¡ A história podia ter sido outra ! EM CHALAÇA E A SÉRIO (para pensar e sorrir)

  2. Hipócrates e Galeno, os pais da Medicina, nunca sonharam com as vacinas, antibióticos, hospitais, transfusões de sangue, avanços da Medicina. E mais: nunca imaginaram que existissem bactérias ou vírus. E se tivessem conhecido Luis Pasteur, tê-lo-iam considerado como uma espécie de semideus. Os faraós do Egiptonãoconheciam as gruas, o açonem o betão, nãopossuiamferramentas pesadas paraconstruirem as pirâmides... e elaslácontinuam perdurando séculoapósséculo.

  3. ¡Imaginemagora oqueteriaacontecido, se Tales de Mileto, Sócrates,Platão e Aristóteles, pudessemter contado com um gravador! Imaginemos também Virgilio com as suas Églogas e as suas Bucólicas. eHorácio com as suas Sátiras. Ah, e asimortaisTRAGÉDIAS de Sófocles, Ésquilo, Eurípides eAristófanes, todos elas gravadas em disco. ¡ Quemaravilha!

  4. Julio César e Alexandre Magno não conheceram nem canhões nem a pólvora, bem como tampouco desfrutaram duma boa pizza, dum filme ou de televisão. E pensar no que poderia ter acontecido no tempo de Nero se existissem equipas de futebol a competirem no Coliseu?

  5. A históriateriasidooutra se osquatroevangelistas (Lucas, Mateus, Marcos e João) possuissemcomputadores individuais. ¡Imaginem só! Os textos e fotografias do momento poderiam ter sido difundidos, em tempo real, por todos os lugares da terraatravés da internet.

  6. Lembremostambém quenemCervantes, Dante, Shakespeare, Dostoyevsky, Tolstöi e Oscar Wilde alguma vez tiveram umamáquina de escrever. É importantesabermosqueosVikingsviajaram sembússolas e queCristóvão Colombo nãopôdelevar alimentosenlatados, nemsequeruma simples geladeiraparatransportarumascervejolasfresquinhaspara a viagem...

  7. Apesar de todo o seu poderio e dos seus luxuosos palacios, os reis de França nunca souberam o que era um quarto de banho, ou uma simples sanita (nem papel). Os jardins de Versalhes eram uns labirintos artísticos para que as damas da corte pudessem esconder-se e levantar as suas volumosas saias para satisfazerem as suas necessidades.

  8. Simão Bolívar, San Martín, Napoleão e Pancho Villa nunca tiveram nas suas mãos uma AK-47, nem a imaginavam sequer.George Washington e Benjamín Franklin nunca puderam apanhar um táxi ou conduzir uma moto para chegarem mais rapidamente ao destino, nem contaram nunca com um comprimido para as dores de cabeça. Beethoven Mozart Beethoven, queviveuosúltimosanos da suavidatotalmentesurdo, nãopôdeusarauscultadoresparaouvir as suasprópriascomposições num equipamento de altafidelidade. E Mozart, Donizzeti, Verdi e Puccini nãopuderamouvirr nunca as suasóperasgravadas num disco compacto para desfrutá-las tranquilamente emsuas casas.

  9. Imaginemos agora quão diferente teria sido a História se Heródoto, Plínio o Velho (Vesúvio), Marco Polo e Bernal Díaz del Castillo tivessem disposto de câmaras de filmar para registarem as suas vividas descrições históricas. Tambémas seisesposas de Henrique VIII de Inglaterratalveztivessemsalvo a vida, outidomelhorsorte, se naquelaépoca jáexistisse o divórcio.

  10. ¡Tudo teria sido diferente! Se as costureiras da Idade Média tivessem máquinas de costura; se Carlos Magnotivesse uns binóculos para dirigir as batalhas; se Hernán Cortés tivesse um diccionário bilingue e Josefa Ortiz de Domínguez tivesse um telemóvel...

  11. Ah, então... ¡a história teria sido outra! Imaginem o que o mundonãoteriaavançado se Pitágorastivessetidoumacalculadorae Moisésunsóculosescurosparaproteger-se do sol durante a suafamosa e longa viagem do ÊXODO pelodeserto. Se Carlos Lindbergh tivesse um radar no seuavião e osczares da Rússiaumatelevisãoparaverem as imagensdas províncias que se revoltavam.

  12. Ah, mas o máximo teria sido, se fosse possível, transmitir por televisão naquelas épocas passadas “ em rede nacional, ao vivo e a cores” estes grandes acontecimientos da historia: ¡Essessim, teriam sido exitosextraordinários! O Sermão da Montanha, a conquista de Constantinopla pelos turcos, o Concílio de Trento, a coroação de Josefina por Napoleão, a tomada da Bastilha e a estreia da ópera AÍDA nacidade do Cairo.

  13. MAS apesar de tudo, sembússolas, gruas, betão, técnicas modernas de construção e demaisinvenções, fizeram-se grandes obras. ¡Semqualquerdúvida! O Parténon Chichén Itzá Palacios e castelos A Grande Muralha da China Machu Pichu O Taj Mahal

  14. NÃO OBSTANTE, em vez de estarmos agradecidos pelo que temos, queixamo-nos de mil e umainsignificâncias: que nãotemostudo o que queremos, que esta vida é “insuportável” e muitascoisasmais. Háaquialgumascoisas que hoje nos sãocomuns: ¡Bolas! Acabou o rolo de papel; queimou-se o pãonatorradeira; cortaram-me o telefone;nãoencontroosóculos; estes sapatos são apertados; a bateria do carrofoiabaixo;não há lugar para estacionar;roubaram-me a antena; o transitoestá lento; o vôoestáatrasado;quechuvainoportuna;nãohá maneira de me passarestamaldita gripe;lá se foi a luz;queraio de barulho; calem-me essecão; o relógioadianta-se; a passagem é muitocara;acabaram as pilhas do comando;o computador pifou; a televisãoavariou;tenho um pneuembaixo;o micro-ondas não funciona; ¡uuf! Estou a morrer de calor; há gente a mais na bicha deste guichet ¡e mil coisasmais! ¿Não é assim? ¡Mas istonãotem importancia nenhuma! E aquitranscrevo as palavrassábias do meupai, que as proferiameio a brincar e meio a sério: “Como quer que seja, estamos melhor que se estivessemospior.”

  15. Ah, mas ninguém dá atenção (ou pelo menos não comenta) a tantas coisas agradáveis que nos rodeiam, porque lhes ligamos pouco ou mesmo nada Por exemplo: ¡Que lindo dia! Que agradável brisa que corre; que bem se vê o horizonte; que lindas nuvens; que bem canta aquele passarinho; que bela paisagem; que bem cheiram estas flores; mmm! mas que prato tão saboroso; que linda música está a tocar ; que belo sorriso o dessa menina; que bem te fica essa cor. E finalmente: ¡que bela é a vida! ¿Porque não podemos ser assim? ¡Que belo entardecer!

  16. Há que meditar que na realidade temos mais vantagens, facilidades e comodidades hoje em dia que as que tiveram os nossos antepassados, e devemos dar graças a Deus por isso. Temos de reconhecer esta verdade. Todos deveríamos interrogar-nos: “¿Mereço mais do que tenho, ou tenho mais do que mereço?” F i m REFLEXÃO FINAL: A nossapassagem por este mundo é muito curta e nãodeveríamos perder o tempo comqueixinhas e a criticar a vida. Ela faz o que pode... e o que nós permitimos que elafaça. PENSEM NISTO!

More Related