1 / 5

O TEODOLITO

O TEODOLITO.

roz
Télécharger la présentation

O TEODOLITO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direccionado a um ponto de referência escolhido (geralmente o Pólo Norte). Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma trena, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada.

  2. A SUA DECRIÇÃO • O teodolito é um instrumento óptico utilizado na Topografia e na Agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.

  3. COMO UTILIZÁ-LO • Posiciona o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir a altura. Medimos a distância do objeto até o teodolito com um metro. Através do canudo, miramos o pico do objeto (o ponto mais alto), com isso o arame marcará um ângulo no transferidor.Com esse ângulo usamos a trigonometria para medir a altura. (tangente do ângulo é igual ao cateto oposto (altura) dividido pelo cateto adjacente (distância do objeto ao teodolito)).

  4. UTILIZAÇÃO PRATICA • Colocar crianças de diferentes alturas a 1 metro de distância do prédio a ser medido.Fazer elas observarem através do Teodolito o ângulo dado para enxergar o pico deste prédio e, com a tabela das tangentes, fazer cada um deles calcular a altura do prédio. Os cálculos resultarão alturas distintas., pois os ângulos não serão os mesmos devido à diferença entre as alturas dos alunos. Então o professor questionará porque isso ocorre se estão medindo o mesmo prédio. O objetivo é fazer que os alunos pensem uma maneira (única) para calcular a altura do prédio

  5. BIBLIOGRAFIA DO TRABALHO pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039032/webfolios/grupo4/teodolito.htm paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Textos/construindoteodolito.htm

More Related