1 / 30

I. Objectivos

Perceber o que era a função sacerdotal na Sagrada Escritura e na história do Povo de Deus.

sandro
Télécharger la présentation

I. Objectivos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perceber o que era a função sacerdotal na Sagrada Escritura e na história do Povo de Deus. Descobrir a novidade e a grandeza do Sacerdócio de Cristo em relação a todos os outros tipos de sacerdócio. I. Objectivos

  2. II. Rezar para iluminar Cântico: Senhor, eu creio que sois Cristo (CT 894) Senhor, eu creio que sois Cristo, eu creio que sois Cristo, Filho de Deus Vivo; eu creio, Senhor, que sois o Salvador do mundo, que sois o Salvador do mundo. A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor: ouçam e alegrem-se os humildes.

  3. III. Alargar horizontes

  4. 1. O Sacerdócio na Bíblia Em todas as religiões existe a função sacerdotal.

  5. Ser SACERDOTE é ser ponte a ligar o Céu à Terra a ligar a Terra ao Céu sob a acção do Espírito

  6. A função sacerdotal consiste sobretudo na mediação entre a divindade e a humanidade, quer no sentido de transmitir à divindade as preces e súplicas dos homens, quer no sentido de trazer aos homens as bênçãos e as mensagens divinas

  7. Na Bíblia, a função sacerdotal tem também esse ministério (mediação), e é exercida, de início, pelos patriarcas e os principais chefes de entre o povo.

  8. Aarão assume essa missão juntamente com os seus companheiros. Nos tempos de Moisés,

  9. Mais tarde, já na terra prometida, a tribo de Levi toma para si essa função.

  10. É sobretudo depois da construção do templo de Jerusalém que os Levitas ganham grande importância, tornando-se progressivamente uma classe com muita influênciano seio do povo de Deus.

  11. Depois do exílio, a família de Sadoc continua essa missão sacerdotaldando origem a um grupo que existia no tempo de Jesus, os Saduceus.

  12. No tempo de Jesuso sacerdócio judaico estava bem estruturado e, apoiado pela classe dos Fariseus, garantia o cumprimento da Lei e do culto.

  13. 2. O Sacerdócio de Cristo No Novo Testamento,apenas na Epístola aos Hebreus se refere a Jesus como Sacerdote.

  14. Partindo da experiência dos cristãos do seu tempo, convidados a contemplar Cristo sentado à direita do Pai, o autor explica que Ele, Cristo, é o único e verdadeiro sacerdote, não segundo a linhagem de Aarão, ou Sadoc ou da Tribo de Levi, mas segundo a ordem de Melquisedec(Heb 5,10).

  15. «Quando Abrão regressava vencedor, o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro no vale de Chavé, que é o vale do Rei. Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como era sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo que criou os Céus e a Terra!”» E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.(Gn 14,17-20) [Nota - Os reis das cidades das margens do rio Jordão estavam em discórdia, e acabaram em guerra. Sodoma e Gomorra caíram nas mãos dos vencedores. Lot, sobrinho de Abrão, que habitava em Sodoma, ficou prisioneiro. Ao ter disso conhecimento, Abrão perseguiu os inimigos e libertou Lot e o povo.]

  16. Jesus Cristo Rei e Sacerdote Assim, a Referência a Melquisedec(rei da paz e da justiça)torna Jesus Cristo Rei e Sacerdote, muito anterior ao sacerdócio instituídoe por isso mesmo desde o início mais autêntico que o sacerdócio do templo. (ler Heb 7,1-3).

  17. Porque é Filho de Deus, Cristo está na presença de Deus e pode exercer autenticamente a mediação entre Deus e os homens; e também pode porque é homem verdadeiro e deste modo está intimamente unido a Deus, a quem é dócil toda a sua vida, e aos homens, de quem é solidário, carregando em si as provações, sofrimentos e até a própria morte.

  18. Na sua Paixão, Cristo não leva a cabo um rito externo, mas torna-se Ele próprio a vítima imolada e o sacerdote que realiza o sacrifício, o único sacrifício que, de uma vez para sempre (Heb 9, 11-14),realiza de forma eficaz a Salvação e a Redenção de toda a humanidade.

  19. Além disso, o sacrifício de Jesus Cristo realiza a expiação de todos os nossos pecados (Heb 9, 23-28) e estabelece a Nova Aliança (Heb 9, 15-22).

  20. 3. Cristo, único sacerdote Por tudo o que foi dito acima, se vê que Jesus Cristo é realmente sacerdote. Mais:Ele é o único Sacerdote, o único verdadeiro mediador entre Deus e os homens.

  21. Lendo a Epístola aos Hebreus, depressa compreendemos que CRISTO É * Pontífice * Mediador * Sacerdote

  22. o único que consegue fazer a ponte entre Deus e os homens (Pontífice), o único que estabelece a Aliança perfeita e definitiva entre Deus e os homens (Mediador) e quem, pelo seu sacrifício pascal, realiza de modo eficaz a santificação da humanidade perdoando todo o pecado(Sacerdote). CRISTO É

  23. Em contraste com os sacrifícios antigos, sempre repetidos e sempre ineficazes, o Sacrifício de Jesus é definitivo, realiza-se de uma vez por todas e para sempre; não é um sacrifício exterior, ritual: é sacrifício em sentido pleno, interior, pois consiste na dádiva de si mesmo;

  24. Como sacerdote, Cristo não entra num templo feito por mãos humanas mas senta-se à direita do Pai, partilhando a sua glória;

  25. Cristo não cumpriu a sua missão e esqueceu a humanidade, antes nos abriu as portas do verdadeiro templo, que é o coração de Deus, e intercede continuamente por nós.

  26. IV. Dialogar para comprometer 1 -Qual a diferença entre o sacerdócio da Antiga Aliança e o Sacerdócio de Jesus? 2 -Porque é que Jesus é o único Sacerdote? 3 -Como aceito e acolho, na minha vida, os frutos do sacrifício sacerdotal de Jesus? 4 -Proposta: Ler Jo 17 e falar sobre a ‘função’ sacerdotal de Jesus.

  27. Col 1, 15-20 Cristo, mediador da criação e da redenção 15É Ele a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criatura; 16porque foi nele que todas as coisas foram criadas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, os Tronos e as Dominações, os Poderes e as Autoridades, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. V. Rezar para testemunhar

  28. 17Ele é anterior a todas as coisas e todas elas subsistem nele. 18É Ele a cabeça do Corpo, que é a Igreja. É Ele o princípio, o primogénito de entre os mortos, para ser Ele o primeiro em tudo; 19porque foi nele que aprouve a Deus fazer habitar toda a plenitude 20e, por Ele e para Ele, reconciliar todas as coisas, pacificando pelo sangue da sua cruz, tanto as que estão na terra como as que estão no céu. Col 1, 15-20

  29. Tema 1 CRISTO É O ÚNICO SACERDOTE Texto 2009-2010 Diocese de Portalegre-Castelo Branco Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria

More Related