1 / 64

2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO

2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO. Marca é a representação simbólica de algo, que permite, logo identificá-lo. Um Nome; Marca Verbal; Imagens; Conceitos;. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO.

shaman
Télécharger la présentation

2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO

  2. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO • Marca é a representação simbólica de algo, que permite, logo identificá-lo. • Um Nome; • Marca Verbal; • Imagens; • Conceitos;

  3. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Através da Marca é possível distinguir o produto, o serviço ou a própria empresa, das demais existentes. Na maioria das vezes, corresponde a uma representação gráfica.

  4. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Busca-se associar a uma imagem mental, ou seja, marcar a imagem na mente do consumidor.

  5. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Para American Marketing Association: “Marca é um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou ainda, uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciá-los dos concorrentes”.

  6. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Pode-se representar uma marca através do símbolo ou do logotipo, são duas formas de materialização de um conceito mais ou menos abstrato para o público.

  7. SÍMBOLO É comum as pessoas se referirem ao símbolo como logotipo. Também existem casos em que não é possível fazer a dissociação entre os dois elementos. Ex:

  8. SÍMBOLO O Símbolo corresponde aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas ou produtos. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso.

  9. EXEMPLOS DE SÍMBOLOS

  10. LOGOTIPO Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

  11. LOGOTIPO O logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa.

  12. LOGOTIPO O Logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica.

  13. EXEMPLOS DE LOGOTIPO

  14. LOGOMARCA Logomarca corresponde ao desenho de um símbolo que representa a empresa, associado ao nome. Consiste na representação simbólica de uma instituição, produto ou serviço, que é constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem.

  15. EXEMPLOS DE LOGOMARCA

  16. MARCA O conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. Marca é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos.

  17. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO • Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é: • Logotipo: é a identificação da empresa feita por letras; • Símbolo: é um desenho que identifique a empresa; • Logomarca: é a união do símbolo com o Logotipo.

  18. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO SÍMBOLO: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa. LOGOTIPO: é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. LOGOMARCA: é a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa.

  19. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO No setor Público, as Marcas passam por transformações a cada quatro anos. De acordo com os objetivos e propostas políticas das administrações municipais, estaduais e federal.

  20. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Durante as Administrações Públicas, as organizações estabelecem objetivos e programas de governo e as Marcas das instituições precisam constantemente se reposicionar na mente da população.

  21. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO “Posicionamento é aquilo que você faz na mente de um cliente potencial” ( Al Ries e Jack Trout – 1980 )

  22. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO São as empresas que posicionam o produto ou serviço na mente do consumidor, utilizando todas as formas de exposição na mídia ou em campanhas publicitárias, influenciando direta e indiretamente a percepção do cidadão.

  23. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO Novos projetos, novas equipes, novos programas são importantes para posicionar os produtos e serviços na mente dos consumidores-cidadãos.

  24. GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO As organizações Públicas selecionam métodos para que estas mudanças transitórias, que ocorrem a cada 4 anos, possam ser conduzidas de maneira sistêmica e com propósitos constantes.

  25. 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO

  26. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ, 2009 ): “Mercado é o ambiente sócioeconômico – concorrêncial em que as atividades de uma organização são exercidas para suprir as necessidades e expectativas do conjunto de pessoas ou entidades envolvidas”.

  27. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO O termo Mercado diz respeito ao conjunto de consumidores potenciais do produto ou serviço oferecido por determinada empresa.

  28. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Pode se referir ao conjunto de consumidores potenciais de um determinado setor de atividade ou conjunto de concorrentes.

  29. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Neste contexto as Pesquisas de Mercado são fundamentais para o processo de diagnóstico das oportunidades e no desenvolvimento de produtos e serviços públicos.

  30. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Pesquisa de mercado é “a elaboração, coleta, análise e edição de relatórios sistemáticos de dados relevantes para uma situação específica de marketing enfrentada por uma organização”. (Kotler, 2008 p.267)

  31. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO O processo se divide em 5 etapas: Definição do problema e objetivos da pesquisa; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Coleta de informações; Análise das informações; Formatação de resultados;

  32. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO • As principais pesquisas aplicadas no setor público são: • Imagem; ( como é vista ) • Satisfação de produtos e serviços; (qualidade) • Atendimento ao cliente; (conhecimento técnico e cordialidade) • Prestação de serviço de campo; ( eficiência )

  33. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO O uso desta ferramenta foi impulsionado na busca da melhoria, para a prestação dos serviços amparados nos fundamentos da Qualidade.

  34. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO No setor público, as pesquisas de Imagem tendem a não ser necessárias em curtos períodos de tempo. Cada gestor quer ter uma imagem inovadora e positiva e ficar marcado com sucesso.

  35. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO No setor público hoje, pode-se encontrar uma preocupação com a modernidade e o uso de ferramentas antes usadas somente por empresas do setor privado.

  36. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Ferramentas como a gestão estratégica de negócios, modelos de negócios apresentados em seminários nacionais e internacionais, cases com aplicação de teorias das mais renomadas escolas do país e do mundo, fazem parte da Administração Pública atual.

  37. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Em meados da década de 90 os processos de Reengenharia tomaram a frente em algumas organizações públicas.

  38. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Para Hammer e Champy, a reengenharia é a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade.

  39. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO A Reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nos processos que atravessam várias áreas funcionais.

  40. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Este processo de mudança despertou a necessidade de internalizar a “Voz do Cliente”.Essa foi a principal mudança levantada.

  41. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Transformar as sugestões e expectativas da sociedade em produtos e serviços e melhoria do processo é o maior dos desafios de aplicar as teorias de Marketing no setor público.

  42. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO É complexo transformar dados de pesquisa em melhoria da prestação de serviços públicos. Porque não basta ouvir os desejos e necessidades dos cidadãos, é preciso analisar e alterar as estruturas de atendimento.

  43. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO É preciso aperfeiçoar os processos buscando as melhores práticas de mercado e transformá-las adequadamente para o setor público. Ex: Compreender um cliente como no setor privado.

  44. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO • Desafios para modernizar a Administração Pública: • Transformar resultado de pesquisa em ações ; • Alterar processos para atender as necessidades dos clientes; • Mudança cultural das organizações públicas para que tenham foco no cliente-cidadão;

  45. OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO Por que é difícil? Dificuldade no entendimento, análise e tradução das informações de pesquisa em ações práticas; É preciso que haja mudança organizacional para tornar a voz do cliente parte do processo; Gerar índices de satisfação e imagem positiva, depende de relatórios de desempenho;

  46. 5- AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE DO SETOR PÚBLICO

  47. AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE DO SETOR PÚBLICO Empresas do setor público também podem monitorar satisfação, fidelidade e lealdade dos clientes-cidadão.

  48. AVALIAÇÃO DE COMPETITIVIDADE DO SETOR PÚBLICO Para esse monitoramento, as organizações utilizam a metodologia NPS (Net Promoter Score), que consiste na resposta de uma única “pergunta definitiva”: Você nos recomendaria à um amigo ou colega ?

More Related