1 / 6

Escola Secundária João da Silva Correia

Escola Secundária João da Silva Correia. ARQUIMEDES. "A matemática é a mais alta das ciências, o dom mais alto que os deuses deram aos homens. Ela é mais poesia que a própria poesia." Arquimedes. Trabalho realizado por: Carla Maria Rodrigues Miguel 8º B nº 7 “Galeria de Matemáticos”

sonja
Télécharger la présentation

Escola Secundária João da Silva Correia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Secundária João da Silva Correia ARQUIMEDES "A matemática é a mais alta das ciências, o dom mais alto que os deuses deram aos homens. Ela é mais poesia que a própria poesia." Arquimedes Trabalho realizado por: Carla Maria Rodrigues Miguel 8º B nº 7 “Galeria de Matemáticos” Docente Isabel Sá Pinho OUTUBRO DE 2010

  2. BIOGRAFIA Arquimedes nasceu em Siracura, na Sicília. Nasceu no ano de 287 a.C. e faleceu no ano de 212 a.C. Foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da antiguidade. As suas ocupações eram: Investigador; Físico; Matemático; Filósofo e Engenheiro. Os seus principais interesses eram: Astronomia; Matemática; Engenharia e Física Ideias notáveis: Alavanca e a Hidrostática

  3. A MATEMATICA - Descobertas Cálculo integral e diferencial (calcular volumes e áreas); calcular as áreas de figuras planas curvilíneas e os volumes de sólidos delimitados por superfícies curvas (cilindros; cones). Método para calcular o Pi (π = 3,14159...). Criou um poema. O nº de letras de cada palavra do poema corresponde a um dos algarismos do π (bom = 3, e = 1, belo = 4, é = 1, poder = 5...) Deu dimensões ao universo. Arquimedes conseguiu  resolver o problema do traçado da tangente num ponto dessa espiral. Sistema de numeração que permite escrever nos tão grandes quanto se quiser (em óctuplos ou potências de 8 na base 10).

  4. A Mecânica - DESCOBERTAS O parafuso sem-fim, aplicado desde a antiguidade, ainda agora tem as mais variadas aplicações  nas máquinas modernas. O parafuso de Arquimedes era utilizado na extracção da água das minas e dos poços. Mecanismo hidráulico, com esferas móveis que representavam o sol, a lua e os cinco planetas então conhecidos, podendo-se observar as fases e os eclipses da Lua. Inventou um sistema de espelhos: os chamados specchi ustori. Estes espelhos concentravam os raios do Sol nas naves romanas e incendiavam-nas.

  5. A FISÍCA - Descobertas Tratado de Estática (equilíbrio dos corpos) . Hidrostática: um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força exercida pelo líquido sobre o corpo. Os princípios fundamentais relativos ao centro de gravidade e à alavanca. "Dêem-me um ponto de apoio e, com a minha alavanca, erguerei o mundo” (calculou o tempo que um homem levaria para produzir a deslocação de uma polegada no planeta Terra com o auxílio de uma alavanca). O resultado foi de 44 963 540 000 000 anos!

  6. Algumas obras de Arquimedes Da esfera e do cilindro(Livros I e II). Dos conóides e dos esferóides Das espirais Da medida do círculo Quadratura da Parábola O Arenário Do equilíbrio dos planos Dos corpos flutuantes. (Livro I e II) Do método relativo aos teoremas mecânicos O Stomachion O problema dos bois Na obra Da medida do círculo, Arquimedes demonstrou que a área de um círculo é igual à área de um triângulo de base igual ao perímetro da circunferência e de altura igual ao raio do círculo.

More Related