1 / 14

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

Télécharger la présentation

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICAE OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

  2. Objetivos Compreender as transformações ocorridas no espaço geográfico com a Revolução Industrial;Identificar os atores sociais envolvidos no processo de industrialização ; Reconhecer as três fases que integram a Revolução Industrial; Compreender o desenvolvimento técnico-científico ocorrido na terceira Revolução Industrial; Identificar os blocos econômicos criados com a Globalização .

  3. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XVIII, e segue até nos dias de hoje. A Revolução Industrial se originou no Reino Unido e depois se espalhou para outros países e regiões do globo. Seu principal símbolo foi a máquina a vapor e a indústria têxtil a mais importante, tendo o carvão como principal fonte de energia.

  4. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIALA segunda Revolução Industrial, que se estendeu do fim do século XIX até o fim do século XX, foi simbolizada pelo automóvel. A principal fonte de energia era o petróleo e as indústrias de vanguarda eram a automobilística a petroquímica, a mecânica, e a siderúrgica. O grande líder da segunda revolução industrial, o que mais avançou nessa fase e servia como exemplo para os demais foram os Estados Unidos, a maior economia durante todo o século XX.

  5. A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNO-CIENTÍFICAA terceira Revolução Industrial, que se encontra em andamento e deverá atingir o seu maior desenvolvimento no transcorrer do século XXI, iniciou-se no fim dos anos 1970. Ela é marcada pela substituição do petróleo por outras fontes de energia - hidrogênio e solar.

  6. O SURGIMENTO DE NOVOS SETORES DE VANGUARDA: O surgimento da informática; A origem da biotecnologia e clonagem; A introdução da robótica na indústria automobilística; Pesquisas no ramo da nanotecnologia ou microinformática; Qualificação e especialização da mão de obra.

  7. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Mudança nos meios de produção; Acúmulo de capital; Redução dos custos de produção; Aumento da produção; O surgimento de classes sociais; A introdução da linha de montagem; A livre concorrência de mercado.

  8. ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃOEntende-se por globalização o processo de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade a partir de 1980, devido sobretudo ao crescimento vertiginoso dos principais centros nervosos das sociedades moderna: os mercados financeiros e as redes de informações.

  9. No espaço globalizado contemporâneo, emergem novas potências econômicas e se organizam as relações entre os focos tradicionais de poder. Ao mesmo tempo, sob o impacto de uma revolução técnico-científica, todo o processo produtivo se transforma. As repercussões dessas mudanças nas regiões industriais, nas economias urbanas e nas estruturas de emprego configuram verdadeiros cataclismos. “Um mundo está morrendo e outro está nascendo”.Luiz Navarro de Brito

  10. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDASNO ESPAÇO COM A GLOBALIZAÇÃO. Aumento nos fluxos de capitais, mercadorias, e pessoas; Rapidez na logística mundial denominado just in time; A utilização da Internet e a telefonia móvel para agilizar as transações financeiras internacionais; O surgimento das redes de fast-food; A fusão de grandes empresas nacionais e transnacionais; A formação dos NPIs, Novos Países Industrializados;

  11. A FORMAÇÃO DOS PRINCIPAISBLOCOS REGIONAIS União Europeia; Nafta (EUA, Canadá e México) Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai); Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan); Pacto andino (Venezuela, Bolívia, Equador e Peru); CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

  12. Metodologia utilizada Tempestade cerebral (brainstorm); Apresentação dos slides; Apresentação do filme “Tempos modernos”; Debate entre os alunos; Bloco de exercícios; Duração: 4 aulas

  13. Referências Bibliográficas MAGNÓLI, Demétrio. Globalização: Espaço Nacional e espaço mundial. Editora Moderna 1997 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record. 2008. VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. Editora Ática.2008. DA SILVA, Wagner. Geografia do Brasil e Geral. Editora Escala Educacional. 2005.

  14. E.M. Altina Olívia Gonçalves • “Interagindo com as diferenças” • Rua José Jorge Chain, 55 – Iguaçu – tel.: 3829.8346 • E-mail: ipatinga.emaog@gmail.com • “Interagindo com as diferenças” Iracélia Pereira Chaves Professora de Geografia e História Maria Rodrigues Pinho Professora de História Orestes Esposito Neto Professor de Geografia/História

More Related