1 / 29

Ponto de Reflexão acerca de estratégia

Ponto de Reflexão acerca de estratégia. Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. Coragem é a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando se está morrendo de medo. Omar Bradley O jeito Anglo de ser!. Título.

tamah
Télécharger la présentation

Ponto de Reflexão acerca de estratégia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ponto de Reflexão acerca de estratégia • Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. • Coragem é a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando se está morrendo de medo. Omar Bradley O jeito Anglo de ser!

  2. Título Processo de apresentação: - ênfase na clareza Introdução 2 cm 2 ou 3 frases D1 Processo de Convencimento: -criticidade -autonomia -progressão semântica 3 ou 4 frases D2 3 ou 4 frases Conclusão Processo de Persuasão: -ênfase no estilo 2 ou 3 frases

  3. NÃO USE: Atualmente / hoje em dia (na abertura); Termos como “assim por diante”, “etc” ou “coisa” e “isso”.

  4. Palavras de grafia desconhecida;

  5. Expressões como“na minha opinião” ou “eu acho”

  6. Apenas sujeitos pessoalizados: As pessoas/Os homens/Os indivíduos/Os seres humanos... Os homens mais conscientes aplicam corretamente a ciência e a técnica. X A correta aplicação da ciência e da técnica vincula-se à maior ou menor consciência humana.

  7. EVITE: Repetições e paráfrases do tema • Se necessário, risque discretamente o erro; • Palavra-chave não é paráfrase!

  8. USE: Nexos vinculando as frases e os parágrafos obs: evite o uso exclusivo de “pois” e “mas” e as frases soltas Aspas indicando acepção não-usual, metafórica ou neologismo. Ex: Ditadura ou “ditabranda”?

  9. Frases longas alternadas com frases curtas Pontuação enfática: • Não é verdade. • Sem sucesso. • Infelizmente. • Esse tipo de postura é insustentável. Questões Retóricas: • Por que não? • Até quando?/ • Como contornar esse impasse?

  10. Bom repertório cultural: dados científicos, históricos, culturais, literários (leituras obrigatórias) Recursos de estilo: analogias, citações,referências culturais, ironias sutis, vocabulário incomum.

  11. COMEÇANDO O TEXTO: Se o destino te lança uma faca, há duas maneiras de apanhá-la: pela lâmina ou pelo cabo. (Provérbio Oriental)

  12. PREPARAÇÃO DO TEXTO 1. Esquematização I- Ponto de vista D- Argumentos com exemplos de sustentação C- Proposta ou fechamento 2. Rascunho

  13. Estrutura do Título 1. Título sem verbo • 1. As Grandes Rupturas de Paradigma do Passado até a Contemporaneidade (ABNT) • 2. As grandes rupturas de paradigma do passado até a contemporaneidade ( Novo Acordo) 2. Título com verbo Deus é brasileiro. As aparências enganam?

  14. Sugestões para o título 1. Use pontuação intermediária (subtítulo) Talento e sucesso: vínculos e oposições. 2. Inspire-se na última frase ou nos exemplos usados

  15. INTRODUÇÃO: -Apresentação do ponto de vista -Contextualização Na sociedade contemporânea, (...) Para os padrões conjunturais da pós-modernidade, (...) Na era tecnológica e digital, (...)

  16. Cada parágrafo = um ENFOQUE. Use como complementação: ALÉM DISSO NA VERDADE / DE FATO ARTICULAÇÃO PARA A MUDANÇA DE ENFOQUE: Em contrapartida…/Já na atualidade…/Sob outra perspectiva… (dimensão) Aprofundamento: Uma evidência (exemplo) desse fato‏

  17. NEXOS CONCLUSIVOS: Em suma/Por conseguinte/O fato é que(...) • Para reverter esse quadro(...)/A superação desse impasse(...) • REFLEXÃO GENERALIZANTE • PROPOSTA DE SOLUÇÃO FRASE DE FECHAMENTO

  18. Filie-se à tradição: Gandhi, e sua “teimosia pacífica”; Einstein e a tese do relativismo; Thomas Morus e sua “Utopia” ou Manuel Bandeira e sua Pasárgada; O conceito latino de “carpe diem”: aproveite o momento.

  19. Aproveite: O Darwinismo social, com a ideia de que o mais apto sobrevive; A referência ao absurdo de Kafka; ao dantesco da Divina Comédia ou ao maquiavelismo do Príncipe. O conceito filosófico da dialética,na perspectiva de que toda evolução decorre de um choque entre ideias opostas;

  20. Refira: O contrato social de Hobbes, que evita a “guerra de todos contra todos” e que o homem seja o “lobo do homem”; A tese aristotélica de que a razão está no meio termo (in medio virtus)

  21. TÉCNICAS DE REVISÃO Ninguém tropeça em montanhas. É a pedra pequena que nos faz tropeçar.

  22. 2. TEMAS SOCIAIS AFIRMATIVOSCOM DADOS DE REFERÊNCIA Sociais: Bullying/Conflito de gerações/ Novas configurações familiares Econômicos: Desenvolvimento do Brasil/ Brasil, o país do futuro? Políticos: Niilismo/corrupção Importante:Usar os dados de forma referencial

  23. REVISE O RASCUNHO VEZES: • R1: (no rascunho) para completar e aprimorar o texto e qualificar o vocabulário; • R2: (no rascunho)para conferir aspectos gramaticais PASSE A LIMPO DEVAGAR • R3: (na folha definitiva):releia, ajustando detalhes de letra e pontuação. Cuidado com a fantasia da batata quente!

  24. Estilo temático da UFRGS 1. A relação do homem com ele mesmo (sentimentos, felicidade, o corpo) 2. A relação do homem com o outro e com a sociedade (solidariedade, política, ética, preconceito) 3. A relação do homem com o mundo biofísico (preservação, sustentabilidade, fim do mundo)

  25. TIPOLOGIA DOS TEMAS POSSÍVEIS 1. TEMAS FILOSÓFICOS OU CONCEITUAIS Felicidade/Culto à aparência/Hedonismo-imediatismo/niilismo/Ambição Importante: mostrar visão de coletividade e superação do individualismo narcísico

  26. Ponto de Reflexão acerca de autonomia e estilo: Competência e habilidade é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem atingir;talento é quando um atirador atinge um alvo com recursos e estratégias que os outros não esperam; genialidade é quando um atirador atinge um alvo que os outros sequer conseguem ver. (Schopenhauer)‏

  27. Lembre-se, finalmente: • Ninguém pode lhe dar nada que não exista em você mesmo. Ninguém pode abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Os outros só podem lhe dar a oportunidade, o impulso, a chave. Os outros só podem ajudar a tornar visíveis as fronteiras e potencialidades de seu próprio mundo. O resto é com você. • (Hermann Hesse)

More Related