1 / 13

Maria, Estrela da Manhã

Maria, Estrela da Manhã. Para chamar Maria de “Estrela da Manhã” os poetas se inspiraram  no texto de Apocalipse 22,16: “Estrela radiosa da manhã”. É um dos últimos versículos da Bíblia e se refere a Jesus e a sua segunda vinda.   .

tamika
Télécharger la présentation

Maria, Estrela da Manhã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Maria, Estrela da Manhã

  2. Para chamar Maria de “Estrela da Manhã” os poetas se inspiraram  no texto de Apocalipse 22,16: “Estrela radiosa da manhã”. É um dos últimos versículos da Bíblia e se refere a Jesus e a sua segunda vinda.   

  3. Mas Maria é também a Estrela da Manhã porque anuncia o sol nascente, a luz do alto que veio nos visitar: Jesus de Nazaré (cf. Lc 1,78). Ela é a Nova Aurora que precede o “dia do Senhor”, pois dela nasceu o Salvador. Um dos hinos mais antigos, belos e conhecidos é este:

  4. Ave, Maris Stella,Dei mater alma, Atquesemper Virgo,Felix caeli porta. Traduzindo: Ave, do mar EstrelaDe Deus mãe bela, Sempre virgem, da morada Celeste Feliz entrada.

  5. Diz ainda de modo muito poético o Salmo 129: “Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção”. Cada um de nós ao seu modo é um vigia esperando o sol da manhã.

  6. Como disse Jesus: “Vigiai e orai”. Nossa vida deve ser vivida nesta “Vigilância”. Estamos acampados na história, mas não temos aqui morada permanente. A qualquer momento Deus pode nos chamar. Estamos preparados? Vigiai!

  7. Certa vez participei de um momento de oração com jovens durante toda a noite. Foi um acampamento ao ar livre e sobre uma montanha. Lembro bem que antes de surgirem os primeiros raios da aurora, vimos uma estrela de luz muito forte. Alguém disse: - “Olhem, a estrela da manhã”.

  8. Em poucos momentos era dia e já podíamos ver o sol. Foi assim que aconteceu. Maria surgiu na história com uma estrela de luz muito forte. Mas sua luz não é suficiente para iluminar o dia. Ela não é o sol. Maria não salva, mas aponta para o rumo da salvação. Ela indica a estrada que leva para o seu filho, Jesus.

  9. São Pedro em sua carta dá exatamente este conselho: “Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações” (2Pd 1,19). Veja que Maria não é única estrela. Antes da vinda de Jesus, a humanidade assistiu a uma constelação de numerosos astros e estrelas.

  10. Podemos recordar Moisés e todos os profetas, Davi todos os reis e pastores, Levi e tantos sacerdotes. Na plenitude dos tempos Deus nos deu seu próprio Filho que é profeta, sacerdote e rei-pastor. Para anunciar a sua vinda o maior dentre os nascidos de Mulher: João Batista. E para dizer sim em nome de toda a humanidade, Deus escolheu uma jovem menina de Nazaré. Ela é a Estrela da Manhã.

  11. Este novo dia foi prenunciado pelos profetas: “Um astro sairá de Jacó” (Nm 24,17). Maria é esta luz que vai à nossa frente. É como a Estrela Guia. O concílio Vaticano II, no final do documento que trata da Igreja, a Lumen Gentium, diz claramente tudo isso:

  12. “A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrino, até que chegue o dia do Senhor” (LG 68). Maria é luz na terra e reluz para sempre no céu. Estrela da Manhã, rogai por nós.

  13. Texto – Pe. Joãozinho – Música – Hino Ave Stela – Imagens – Google Formatação – Altair Castro 28/01/20122

More Related