1 / 8

A Cerâmica Grupo 07 Benedita Trigo Maria Eduarda Moura Sara Pontes

A Cerâmica Grupo 07 Benedita Trigo Maria Eduarda Moura Sara Pontes. “A cerâmica é uma arte tão velha como o mundo “. A sua origem surge pela necessidade de se criarem recipientes, para o armazenamento dos excedentes das colheitas produzidas pela prática da agricultura.

tanith
Télécharger la présentation

A Cerâmica Grupo 07 Benedita Trigo Maria Eduarda Moura Sara Pontes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Cerâmica Grupo 07 Benedita Trigo Maria Eduarda Moura Sara Pontes

  2. “A cerâmica é uma arte tão velha como o mundo “ A sua origem surge pela necessidade de se criarem recipientes, para o armazenamento dos excedentes das colheitas produzidas pela prática da agricultura. O seu fabrico através de recursos naturais, o seu tamanho reduzido e a facilidade de transporte, permitiram uma vasta mobilidade e comércio entre as várias áreas geográficas tornando-se um material universal, sem época, sem contexto, sem lugar. A cerâmica foi se desenvolvendo tipologicamente consoante a sua exposição ao calor. Do sol para os fornos actuais, a cerâmica evoluiu de: 7000 a.C. – Taipa parede feita com terra argilosa, seco ao sol. 6000 a.C. – Adobe - tijolo de barro amassado com areia e palha, seco ao sol. 3000 a.C. – Tijolo - peça em forma de paralelepípedo, de barro moldado e alta cozido a altas temperaturas, usada em construções. 2000 e 1800 a.C. – Vidrado- revestido com uma substância vitrificada. cozida a altas temperaturas

  3. O primeiro tijolo cozido artificialmente foi produzido na Mesopotâmia aproximadamente 3000 a.C.., a cerâmica adquire uma enorme importância na construção, como elemento básico, e a pedra e a madeira como elementos secundários A cerâmica para além de construtiva, teve e tem, um papel fundamental no revestimento dos edifícios. Deste modo o azulejo, não só pelas suas qualidades decorativas, como também pela sua capacidade de revestimento, teve um grande relevo nas composições ornamentais da arquitectura. É neste contexto sem contexto, que a cerâmica, material tradicional, sem tradição está presente, por todo o mundo, tanto nos climas quentes, Irão como também nos climas frios onde se inserem as obras de Alvar Aalto. A cerâmica tem a capacidade de adaptação às mais variadas escalas, tanto em pequenos detalhe, objectos diários, ambientes interiores como também o revestimento de grande panos de fachadas exteriores.

  4. Materiais e Modos de AplicaçãoA técnica utilizada para fazer cerâmica permite fabricar variados materiais usados na Construção.Materiais inorgânicos, não metálicos que foram endurecidos permanentemente ao serem submetidos a temperaturas superiores a 500 Cº.Cerâmica Estrutural: -Tijolo - maciço - furado -Telha - com encaixe - sem encaixeCerâmica Plana: - Tijolo de revestimento - Mosaico - Azulejo - estrutura interior porosa, uma face vidrada (esmalte) - colagem através de uma argamassa. - devem ser resistentes à água, ao choque e ao desgaste.

  5. Aspectos Técnicos do MaterialProcesso fabrico: - Recolher material da crosta terrestre (argila) + colocar num forno (retirar oxigénio) + aditivosCaracterísticas dos Cerâmicos: - Resistência Mecânica: altamente resistentes à compressão. - Resistência à Humidade: insolúvel à água variando com a porosidade. - Resistência Térmica: a elasticidade permite a dilatação dos corpos. Têm uma resistência à ruptura tão alta como a dos metais. - Resistência Química: resistem a ambientes químicos agressivos. - Propriedades Tecnológicas: têm grande maleabilidade, ductilidade e fusibilidade. - Propriedades Sensoriais: despertam visão, audição e tacto. Cor, textura, propriedades acústicas.

  6. Um Autor O autor que decidimos estudar foi o arquitecto Álvaro Siza por dar bastante ênfase ao material cerâmico, reavivando-o e quebrando preconceitos. Decidimos por isso tratar duas obras cuja perspectiva na utilização da cerâmica é distinta. Assim, para exemplificar e perceber a dualidade deste material, escolhemos a Haia na Holanda como vertente construtiva e, numa perspectiva decorativa, o Edifício ParaninfoBBk em Bilbao. Se neste último a cerâmica é utilizada como revestimento e como “pele”, no primeiro exemplo esta funciona como um componente da estrutura, adquirindo uma lógica construtiva.

  7. Uma Obra Trata-se de um edifícioprojectadoparaservir a Universidade do País Vasco (2009). Situa-se em Bilbao, nazona central do passeio de Abandoibarrajunto do emblemáticoMuseu Guggenheim edaBibliotecadaUniversidadede Deusto de Rafael Moneo. É um edifícioem forma de “L” que se pretendeabrirpara a sociedadeepara a cidade num “abraçoaoespaçocircundante”. Compõem-se por quarto plantasquesuperamos 9.000 metros construídos. A escolhado revestimentetevee tem uma base conceptual muito forte quecomplementa a obra, quelhedávidaelhedáuma “face”. Na fachadafoiutilizadoomármoreMacaeleoazulejoportuguêssemiartesanal. Os doisconjugadosprocuraramcaptar a luzeoreflexo dos raiossolares de forma que a fachada se complemente com osedifíciosenvolventes.

  8. Nestaobradiscutiram-setrêsformas de aplicaroazulejoque se dividem-se emdoisgrupos: FachadaVentilada FachadaConvencional A FachadaVentiladaé um sistemaconstrutivocomplexoedispendioso. A fachadaConvencionalpode ser de: Isolamentoempoliestirenoexpandido; Isolamentoemfoam glass. Estafibra de vidrotrás um melhorisolamentoque a opçãoanterior, porémétãocaracomo a fachadaventiladaeestácondiciondapelotamanhadapré-fabricação. Nestesentido, ométodoutilizadofoiomaiseconómico, odafachadaconvencional com poliestirenoexpandido.

More Related