1 / 21

Projeto Jaqueira

Projeto Jaqueira. A prevenção da obesidade e suas co-morbidades : Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE. O que é a obesidade?.

tausiq
Télécharger la présentation

Projeto Jaqueira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.

  2. O que é a obesidade? - Excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo, com implicações para a saúde. (OMS, 2002) - As principais co-morbidadesassociadas à obesidade são: Hipertensão, Diabetes mellitus e Doenças cardíacas.

  3. O que é a obesidade? • Doença crescente nos países industrializados e em desenvolvimento. • No mundo, cerca de um bilhão de pessoas vivem com sobrepeso e 300 milhões com obesidade. • No Brasil, cerca de 40% da população adulta apresenta excesso de peso.

  4. Causas da Obesidade

  5. Tipos de Obesidade • Andróide, abdominal ou visceral Observa-se maior quantidade de células adiposas na região abdominal e torácica, sendo mais comum em homens. • Ginecóide Observa-se grande número de células adiposas na região dos quadris e coxas, esta forma sendo mais comum em mulheres.

  6. Parâmetros para o diagnóstico • Aferição da Pressão Arterial (PA); • Medicação de circunferências; • Peso; • Cálculo do IMC.

  7. Aferindo a pressão arterial +

  8. Aferindo a pressão arterial . Posicionar esfingomanômetro com área indicada na posição medial; .Posicionar estetoscópio; .Localizar pulso radial e insuflar esfingomanômetro até observar desaparecimento do pulso radial; .Insuflar o esfingomanômetro ultrapassando em 20 o valor em que foi observado o desaparecimento do pulso radial ; .Desinsuflar devagar e observar o valor em que há o início da ausculta dos batimentos (sistólica) e quando há o desaparecimento deles (diastólica).

  9. Valores de pressão arterial FONTE: VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO

  10. . AGUARDAR ENTRE 5 E 10 MINUTOS APÓS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL . DE PREFERÊNCIA, O PACIENTE DEVE ESTAR SENTADO,COM O BRAÇO ESTICADO E ELEVADO NA ALTURA DO PEITORAL, FORMANDO UM ÂNGULO DE 90º COM O TRONCO !!!

  11. Medindo a circunferência abdominal .Pode-se realizar a medida no maior perímetro abdominal entre a última costela e a crista ilíaca, segundo recomendações da OMS. . Solicitar que a pessoa expire para medir a circunferência abdominal.

  12. Valores de circunferência abdominal FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010

  13. Peso

  14. IMC(Índice de Massa Corporal) É uma das formas de diagnosticar a Obesidade; Calcula-se o IMC dividindo o Peso, em quilogramas, pelo quadrado da altura, em metros.

  15. Valores de IMC FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010

  16. Medindo glicemia

  17. Medindo glicemia . Sempre descartar as lancetas utilizadas nas caixas apropriadas, respeitando o limite indicado! !!!

  18. Valores de índice glicêmico FONTE: DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES 2012-2013

  19. Tratamento da Obesidade • Inicialmente: Mudanças de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. • Medicamentos e Cirurgia Bariátrica, quando não há resolução da doença

  20. Prevenção é a melhor medida!!! • Orientar a população que frequenta o Parque da Jaqueira sobre a prevenção da obesidade e de suas doenças associadas. • Serão realizados testes para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade, além de atividades educativas, envolvendo uma equipe interdisciplinar nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, educação física, psicologia e fisioterapia.

  21. Referências VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010 DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES 2012-2013

More Related