1 / 13

Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?

Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?. CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL   ADELAIDE REZENDE DE SOUZA. Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?.

Télécharger la présentation

Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Alfabetização ou Letramento?Como avaliar as crianças na Educação Infantil? CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL   ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

  2. Alfabetização ou Letramento?Como avaliar as crianças na Educação Infantil? Qual a função de um centro de educaçãoinfantil (creche e pré-escola)? Devemospensaremaproveitar a infância das criançasparatreiná-laspara o futuro? Preparando-as paraseremintegradasaoensino fundamental? Como fazerparaque as criançassejamcidadãscriativas e reflexivasdominando a línguaescrita e capazes de compreenderoscódigos e instrumentos de nossacultura?

  3. Diferença entre alfabetizar e letrar Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Magda Soares (1998)

  4. Alfabetização - processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-la para ler e escrever. Para adquirir tal tecnologia é importante compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra-som e dominar o seu traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que os substituam. Letramento - relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais. É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.

  5. Compreensão e valorização da cultura escrita: capacidades, conhecimentos e atitudes - Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade - Conhecer os usos e funções sociais da escrita - Conhecer usos da escrita na cultura escolar - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar

  6. Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos: • que o ensino da escrita se apresente de modo que a criança sinta necessidade dela. • que a escrita seja apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa, • que a necessidade de aprender e escrever seja natural, da mesma forma como a necessidade de falar, • que ensinemos à criança a linguagem escrita e não as letras.

  7. Como podemos compreender a criança nas suas formas próprias de ser, pensar e agir? Como vê-la como alguém que inquieta o nosso olhar, desloca nossos saberes e nos ajuda a enxergar o mundo e a nós mesmos? Como podemos ajudar a criança a se constituir como sujeito no mundo? De que forma a compreensão sobre o significado do brincar na vida e na constituição dos sujeitos situa o papel dos adultos e da escola na relação com as crianças e os adolescentes?

  8. Como avaliar as crianças na Educação Infantil? Na educaçãoinfantil a avaliação far-se-á medianteacompanhamento e registro de seudesenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmopara o acessoaoensino fundamental” (Lei 9394/96, artigo 31).

  9. Pontos Importantes: O processo de avaliaçãonaeducaçãoinfantildeverárepresentar um reflexo da forma comotodososconteúdossãoconstruídos com as crianças de forma descontraída e prazerosa, garantindo o interesse da criança a todososassuntosquelhessãooferecidos. A avaliaçãonão tem o objetivo de aprovaroureprovar a criança. Elarepresenta um momento de trabalhar a auto-estima das crianças. Mostrarcomoelasavançaram. Uma criançaprecisaaprendersobresimesmaqueela é capaz, tem boas ideias, fazbonsdesenhos, conta boas histórias e podecontribuir com o mundoadultooferecendoseuconhecimentojáconquistado.

  10. Um processoavaliativodeverepresentarumaavaliaçãoquenãofiquerestritaapenas as crianças, mas queenvolvatodosospersonagensativosnatarefa de auxiliar a educaçãodelas. Portanto, significaincluir a família e oseducadores. • A inclusãodessesdoispersonagens é fundamental, poisconsiderandoqueumacriança é um seremdesenvolvimento, sozinhaelanãoconseguiráconquistar com qualidadenovasetapas, seránecessárioqueelaesteja - “acompanhada” - ouseja - “estaremcompanhia” - significater um olharatento de um adultoqueauxilia e observaosprogressosconquistadospelacriança, sejanacrecheouem casa.

  11. Uma instituição infantil de qualidade deverá deixar claro para a família aspectos fundamentais relacionados a construção de sua proposta pedagógica: 1) Quais os objetivos da educação infantil? 2) Como é realizado o processo avaliativo? 3) Qual a criança que pretende ajudar a formar?

  12. A educaçãoinfantil tem um fimemsimesma, nãodeverepresentarpreparaçãopara o ensino fundamental. • Atualmente, vivemosemumasociedadecadavezmaisadultizadaemque o tempo da infânciacorre o risco de diminuir • Infânciacomo um conceito social necessárioparacriarpossibilidadesparaque a criançapossavivenciar as necessidadesespecificasdesseperíodo da vida.

  13. É importantegarantir a possibilidade de oferecer as crianças “coisas de criança” paraquepossamexpressarseuspensamentos e suasaçõesassimilando o mundoquevivemem doses gradativas e toleráveis, pois a pressapoderárepresentarausência de determinadosaspectosqueserãonecessáriospara as novasetapas. • A educaçãoinfantildevegarantiralém de outros aspectosque a criançasejatratadacomocriança e tenhadireitoaoócioparaorganizarsuasideias e testarsuashipótesesatravés da atividade principal da infância, a brincadeira.

More Related