1 / 29

KSSF CICLO I AULA : LEI DE ADORAÇÃO – PRECE E EVANGELHO NO LAR CLEA ALVES 2012-12-05

KSSF CICLO I AULA : LEI DE ADORAÇÃO – PRECE E EVANGELHO NO LAR CLEA ALVES 2012-12-05. ROTEIRO DO ESTUDO. Lei de Adoração : Dizer em que consiste a adoração . Explicar a maneira de adorar a Deus segundo o Espiritismo .

tobit
Télécharger la présentation

KSSF CICLO I AULA : LEI DE ADORAÇÃO – PRECE E EVANGELHO NO LAR CLEA ALVES 2012-12-05

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. KSSF CICLO I AULA : LEI DE ADORAÇÃO – PRECE E EVANGELHO NO LAR CLEA ALVES 2012-12-05

  2. ROTEIRO DO ESTUDO Lei de Adoração: Dizeremqueconsiste a adoração. Explicar a maneira de adorar a Deus segundo o Espiritismo. Prece: Conceituarprece. Justificara importânciadaprece. Explicara eficáciae a açãodaprece. Envagelho No Lar: Ato de adoração a Deus. Importância. Como se faz.

  3. LEI DE ADORAÇÃO Década de 60: oshomensestavamtãoinebriados com o progressocientíficoque, emdiversosjornais e revistas, forampublicadosartigosquedecretavam a morte de Deus. Crença e Adoração a DEUS Avanço Científico Inutilidade de Deus No diasatuais: a Ciência é incapaz de atender as necessidadescrescentes do homemsejamfísicas, emocionais, afetivas, sociaisouespirituais LEIS NATURAIS

  4. LEI DE ADORAÇÃO LE 650. A adoraçãoresulta de um sentimentoinatoou é produto do ensino? - “É sentimentoinato, como o daDivindade. O homem é levadopelaconsciência de sua fraqueza a curva-se ante Aqueleque o podeproteger.” LE 651. Houvepovosdesprovidos de qualquersentimento de adoração? • “Não. Jamaishouverampovosateus. • Todoscompreendem a existência de um ser • supremo, acima deles próprios.”

  5. LEI DE ADORAÇÃO LE 652. Podeconsiderar-se a adoraçãocomotendosuafontena lei natural? “Elaestána lei natural pois é resultado de um sentimentoinato no homen. Poristo a encontraisemtodosospovos, postoque sob formasdiferentes. ” deuses vingativos; deuses guerreiros; deuses que necessitavam de agrados; - animais ferozes; fenômenos da natureza, etc.

  6. LEI DE ADORAÇÃO O processo de adoraçãoacompanha a evoluçãodacriaturahumana, umavezque, como o homemevoluiintelecto e moralmente, aperfeiçoatambémsuaconcepção de Deus e a sua forma de adorá-lo.

  7. LEI DE ADORAÇÃO Dicionário Houaiss: culto que se rende a alguém ou a algo considerado divindade Segundo o espiritismo: consiste na elevação do pensamento a Deus. Os Espíritossuperioresnosesclarecemqueadoraçãoverdadeira é do coração. Emtodas as vossasações, lembrai-vossempre de que o Senhor tem sobrevós o olhar. (LE 653 Todososhomenssãoirmãos e filhos de Deus. Deus chama a sitodosqueseguemsua lei sejaqual for a forma sob a qualesta é expressa.

  8. LEI DE ADORAÇÃO IDÉIA DE DEUS NA HUMANIDADE • Politeísmo • Monoteísmo • Culto Exterior • 653 A adoração tem necessidade de manifestaçõesexteriores? • A verdadeiraadoração é a do coração. • Emtodas as vossasações, imaginai • sempreque o Senhorestáconvosco.

  9. Adorar a Deus, em termos espíritas,significa amá-Lo com fervor e sinceridade; converter o próprio coração num santuário de compreensão e bondade; transformar a alma numa forja viva de ações práticas que resultem no bem e na felicidade do próximo. A prática da caridade, que procede do mais profundo do ser, é o ato adorativo mais agradável

  10. QUE ADORAR A DEUS NÃO SEJA UM MOMENTO, SEJA UMA ROTINA.

  11. PRECE • LE - 659 - Qual é o carátergeraldaprece? – A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensarn’Ele; é se aproximard’Ele; é se colocaremcomunicação com Ele. • LOUVAR PELA PRECE, PODEM-SE PROPOR TRÊS COISAS: • AGRADECER • PEDIR Prece de louvor a Deus pela beleza, pela natureza, pela perfeição, por puro amor ao pai, é uma mensagem de carinho, de afeto e de ternura, por entender o que é amar a Deus sobre todas as coisas • é necessário saber o que pedir, o que se deve e o • que não se deve pedir; • é muito importante perceber a resposta, que muitas vezes não é a que nós queremos, mas é a que nós necessitamos. • Agradecer aquilo que temos, que recebemos, as oportunidades, os talentos, as bênçãos.

  12. QUEM RECEBE A PRECE? QUEM RECEBE A PRECE? “(...) QUANDO ALGUÉM ORA A OUTROS SERES QUE NÃO A DEUS, FÁ-LO RECORRENDO A INTERMEDIÁRIOS, A INTERCESSORES, PORQUANTO NADA SUCEDE SEM A VONTADE DE DEUS (...)” ESE – cap XXVII A prece se reveste de importância capital emqualquersituação. Pelaprece, obtém o homem o concurso dos bonsEspíritosqueacorrem a sustentá-lo emsuas boas resoluções e a inspirar-lheidéiassãs.

  13. . • É VÁLIDO ORAR PARA OUTRA PESSOA? • – O Espíritodaquelequeora age pelasuavontade de fazer o bem. Pelaprece, atraibonsEspíritosque se associamaobemquequerfazer. LE 662 “Ele me disse que as preces de uma pessoa que se beneficiara com a córnea que doei ao Banco de Olhos se haviam transformado para mim num pequeno tampão que, colocado sobre o meu peito no lugar que o projétil atingira, fez cessar o fluxo do sangue imediatamente. ”. PRECE

  14. MECANISMO DA PRECE O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento. Todos nos estamos mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito

  15. MECANISMO DA PRECE “(...) A ENERGIA DA CORRENTE GUARDA PROPORÇÃO COM A DO PENSAMENTO E DA VONTADE. É ASSIM, QUE OS ESPÍRITOS OUVEM A PRECE QUE LHE É DIRIGIDA, QUALQUER QUE SEJA O LUGAR ONDE SE ENCONTREM (...)” “(...) Dirigindo, pois, o pensamento para um ser qualquer, na terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice versa, uma corrente fluidica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som (...)”

  16. MECANISMO DA PRECE • “(...) O HOMEM SE ACHA ENTÃO NA POSIÇÃO DE ALGUÉM QUE SOLICITA BONS CONSELHOS E OS PÕE EM PRÁTICA, MAS CONSERVANDO A LIBERDADE DE SEGUI-LOS OU NÃO (...)” ESE (Allan Kardec) - Cap. XXVII § 12 ESTÍMULO DO ESPÍRITO DE LUZ ENCARNADO, ENTÃO, CAPTA O ESTÍMULO

  17. LUGAR ESPECIAL PARA SE FAZER A PRECE O templo fundamental da cada ser humano é o seu coração. A prece sentida não exige locais ou liturgias obrigatórias. Mais vale a oração feita no recinto da consciência do que o culto ostensivo e desprovido de sinceridade. • Ninguémpodeimaginar, enquantona • Terra, o valor, a extensão e a eficácia • de umaprecenascidanafonte viva • do sentimento • Emmanuel - (Reformador - 6/953)  [55 - página151]

  18. ATITUDE PERANTE A PRECE • “...Mas tu, quando orares, entra no teuaposento e, fechando a tua porta, ora ao Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.”Mateus 6. 5 a 8,

  19. SOBRE A PRECE A prece é não-local - significaqueelanãoestáconfinada a um local específico no espaço e nem a um momentoespecífico no tempo. A preceatingedistânciasincomensuráveisdentro e foradanossarealidadeexistencial (é interdimensional)... No atodaprecedeveremosestaremestado de aceitaçãoespiritual, gratidão, posturaabertadiantedavida, sentimento de amor, perdão, confiança. • Deve-se evitarfazer a preceagressiva e de vigorosasúplicapara a erradicação de doenças, porqueissocarreiaemoçõesnegativas (ansiedade, etc). Deve ser serenacheia de paz e fé. • A precedeve ser cultivadasempre, com naturalidade, váriasvezesao dia. Issoiráorvalhando o inconsciente de pensamentossaudáveistodososdias, atéqueelesuavize, reduza as suascargasemocionaisnegativas e se reestruture sob novas bases, maisfirmes e saudáveis".

  20. O QUE É EVANGELHO NO LAR • É umareuniãodafamíliaemdia e horacertos, paraestudo do Evangelho e oraçãoemconjunto. • É umareunião familiar de estudo e reflexão dos ensinamentos de Jesus, interpretadas à luzdaDoutrinaEspírita, naqual se utiliza a prececomoinstrumento de ligação com o Senhorda Vida.” (Missionáriosda Luz – André Luiz, Cap. 6)

  21. IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO NO LAR A família é o núcleo básico da sociedade e onde reencarnam os espíritos a fim de continuar seu processo de evolução. É nela onde se processam os encontros de antigos afetos e desafetos para o necessário crescimento espiritual.

  22. IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO NO LAR • A observaçãoimpensada é ouvidasemrevolta; • A calúnia é isolada no algodão do silêncio; • A enfermidade é recebida com calma; • O erroalheioencontracompaixão; • A maldadenãoencontrabrechasparainsinuar-se. (Luz no Lar – DiversosEspíritos Cap. 1- Mensagem No Larquerealiza o Evangelho :

  23. POR QUE REALIZAR O EVANGELHO NO LAR ? -

  24. QUEM PARTICIPA DO EVANGELHO NO LAR ? A presença deve ser sempre espontânea e jamais imposta. Se um membro da família se recusar a participar, a decisão deve ser aceita e tal recusa é motivo de oração caridosa por ele, da mesma forma que se ora pelos ausentes. Ainda que seja uma única pessoa, esta deve contar com a participação de seu anjo da guarda –no mínimo. Presença de visitanão é motivopara a nãorealização do Evangelho no Lar. Convide-o.

  25. ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR • Desenvolvimento: • Preceinicial • Leitura e comentário de páginaevangélicacom participação de todosospresentes. A reuniãopode ser enriquecida, conforme o caso, com poesia, históriaounarrativa de fatosreais • Prece de encerramento(ocasiãoemque se podeorarpelosquenãopuderamestarpresentes: parentes, amigos, vizinhos, etc..

  26. RECOMENDAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR • Nãoultrapasseumahora de duração; • LerEvangelho Segundo o Espiritismo, Evangelhoem Casa e outraspáginasevangélicas; • Abster-se de manifestações de Espíritos; • Pode-se colocaráguarparaquesejamagnetizadapelosBenfeitoresEspirituais; • Realizar a reuniãosemanalmenteemdia e horáriocerto; • Deve-se evitar comentários ou comparações que desmereçam pessoas ou religiões;

  27. TEREMOS AQUI O NOSSO REFÚGIO. É UMA OFICINA QUE REPRESENTA“NOSSO LAR”. • A claridadeespiritualreinante, todavia, era de maravilhoso • efeito. • Muitagenteesclarecida e generosa do planoinvisívelaos • humanosaí se reunia. • Nuncapoderemosenumerartodososbenefíciosdaoração. Toda vezque se ora num lar, prepara-se amelhoria do ambientedoméstico. Cadaprece do coraçãoconstituiemissãoeletromagnética de relativopoder. Porissomesmo, oculto familiar do Evangelhonão é tãosó um curso de iluminaçãointerior, mastambémprocessoavançado de defesa exterior, pelasclaridadesespirituaisqueacendeemtorno

  28. O dia tem 24 horas. A semana tem 168 horas. Façamos um esforcoparatirar 30 minutospara realizar o Evangelho no Lar. Aindavaisobrar 138 horaspara voce distribuir comoquiser !!!!

  29. BIBLIOGRAFIA Quem tem MedodaMorte, Richard Simonetti Evangelho Segundo o Espiritismo, Alan Kardec(cap. XVII) Apostila do ESDE Módulo IX – Lei de Adoração (vertambémbibliografiaadotadapara o módulo) “Os Missionáriosda Luz”- André Luiz - Cap. 6 A Oração “Os Mensageiros”– André Luiz – Cap. 25 e Cap. 37 “Conhecendo o Espiritismo” - Adenáuer Novaes –Cap. 18 http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ffarias/o-poder-infinito.html

More Related