1 / 20

Portfólio de Matemática

Orientador: Prof. Paulo Flores. Portfólio de Matemática. O que é um Portfólio?. portfólio sm ( ingl ) 1 Pasta para documentos ministeriais. 2 Pasta para guardar amostras, álbuns e folhetos fonte:Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis.

tosca
Télécharger la présentation

Portfólio de Matemática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Orientador: Prof. Paulo Flores Portfólio de Matemática

  2. O que é um Portfólio? • portfóliosm (ingl) 1 Pasta para documentos ministeriais. 2 Pasta para guardar amostras, álbuns e folhetos fonte:Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis. -> Neste portfólio, serão analisados três conteúdos diferentes: análise combinatória, probabilidade e permutação, com o objetivo de explicar e entender o conteúdo.

  3. Análise combinatória • É a análise das possibilidades e das combinações. Logo, os alicerces da analise combinatória (para poder utilizá-la), são: Principio multiplicativo, principio aditivo e fatorial.

  4. Principio multiplicativo • Exemplo: No cardápio de uma lanchonete tem quatro opções de sanduíche, três opções de salada e duas opções de sobremesa. Um cliente que come um sanduíche e uma salada pode escolher seu lanche de quantas formas diferentes?

  5. ATENÇÃO AO LER O PROBLEMA! • Resposta: Interpretando o problema você nota que sempre que houver a palavra “E” entre as opções, você usa o principio multiplicativo, sendo assim: 4 opções de sanduíche; 3 opções de salada, logo: 4x3=12 Obs.:a sobremesa não entra porque não foi perguntado sobre ela na questão.

  6. Fatorial • Seja n um número inteiro não negativo. Definimos o fatorial de n (indicado pelo símbolo n! ). Fatorial se usa quando os elementos se repetem.

  7. Exemplo: • Quantos são os anagramas possíveis com as letras da palavra: MATEMATICA. Resposta: MATEMATICA 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1 = 10! = 3628800 = 151200 2!3!2! 2!3!2! 24 Porque?os fatoriais são a multiplicação de um número(até 10) a partir dele e assim retrocedendo. Exemplo: 10!=10x9x8x7x6x5x4x3x2x1= 3628800

  8. Exemplo 2: • Quantos são os anagramas possíveis para a palavra ULYSSES? Resposta: 7! É o número de letras, e o 3! Porque repete a letra S três vezes, logo: 7! = 7x6x5x4x3x2x1 = 5040 = 840 3! 3x2x1 6

  9. Permutação • Utiliza todas as possibilidades. P= n! Permutação basicamente é usado quando há muita repetição no problema, como o fatorial da analise combinatória (utilizado aqui também).

  10. Exemplo: • Escreva seu primeiro nome. Quantos anagramas dá para fazer com ele, nos seguintes casos: a) Que comece com vogal: IASMIN= 6 letras 2P5=5!=5x4x3x2x1=120x2=240 b)Que comece com consoante: 3P3=3!=3x2x1=6x3=18 c)Se você adicionar as letras W e Y: P8= 8!= 8x7x6x5x4x3x2x1=40320 porque são 6 letras do nome, mais duas letras a mais porque o nome não contem w e y se não seria diferente.

  11. Probabilidade • A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Para isto, precisamos de 3 conceitos:experimento aleatório, espaço amostral e evento.

  12. Experimento Aleatório • Consideramos experimentos aleatórios os fenômenos que apresentam resultados imprevisíveis quando repetidos, mesmo que as condições sejam semelhantes. Exemplos: • Lançar 2 moedas e observar as faces voltadas para cima; • De uma urna contendo 4 bolas brancas e 5 vermelhas, retirar uma bola e observar a sua cor, etc.

  13. Espaço Amostral • Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de ocorrer num experimento aleatório. Esse conjunto será indicado pela letra S. Exemplo: • Quando se lançam 2 moedas e se observam as faces voltadas para cima, sendo as faces da moeda cara ( C) e coroa (K), o espaço amostral do experimento é? S= {(C,C);(C,K);(K,C);(K,K)}, onde o número de elementos do espaço amostral n(S) é igual a 4.

  14. Evento • Evento (E) é qualquer subconjuntos de um espaço amostral (S). Muitas vezes um evento pode ser caracterizado. Exemplo: • No lançamento de 2 moedas: E¹= aparecem as faces iguais. E¹= {(C,C);(K,K)} Portanto o número de elementos do evento E¹ é n(E¹)= 2 E²= aparece cara em pelo menos 1 face. E²= {(C,C);(C,K);(K,C)}, onde n(E²)= 3

  15. Logo... • Então concluímos que para se calcular a probabilidade, usamos: P(n)= número de elementos de A= n(A) número de elementos de S n (S) De uma maneira mais fácil de entender: tudo o que você quer que aconteça em cima, e tudo o que pode acontecer embaixo: p(n)= E U

  16. Vejamos alguns exemplos: • Sabendo que os números de telefones não começam com 0 nem com 1 e são formados sete algarismos, determine qual a probabilidade, escolhendo um número ao acaso, de que ele tenha todos os algarismos iguais: 8 10 10 10 10 10 10 8 = 1 8x1000000 1000000

  17. Suponha que a probabilidade de uma pessoa ser do tipo sanguíneo O é 40%, ser A é 30%, e ser B é 20%. Suponha ainda que a probabilidade de RH+ é de 90% e que o fator RH independe do tipo sanguíneo. Nestas condições, qual é a probabilidade de uma pessoa tomada ao acaso da população ser: • O, RH+? 36% porque.. 2 x 9 = 18 => 36% 5 10 50 • AB, RH-?1% porque.. • AB= 10% => 1 x 1 = 1 => 1% • 10 10 100

  18. Conclusão: • Após a elaboração deste trabalho destaco que o objetivo foi atingido. A revisão das matérias de análise combinatória, permutação e probabilidadeforam bem efetuadas, entendendo e explicando corretamente o conteúdo. Analisamos que em todos esses três conteúdos direciona sempre a idéia para o que pode ocorrer ( ou como já diz a probabilidade de certo fato).

  19. Iasmin Marques Zen Número: 11 Turma: 202 Nome do aluno:

  20. Querido professor, quero ressaltar o quanto me esforcei para fazer este trabalho, me da uma nota boa ta? Se não for pedir muito :D E feliz natal e um ótimo ano novo para o senhor! Observações:

More Related