1 / 24

Ciclo celular

Ciclo celular. Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando. C iclo celular é o conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. Mitose.

tymon
Télécharger la présentation

Ciclo celular

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciclo celular Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando

  2. Ciclo celular é o conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares.

  3. Mitose É um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Intérfase profáse, metáfase, anáfase e telófase nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.

  4. A interfase divide-se em três fases:Fase G1: Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organismos celulares e, consequentemente, a célula cresce.Fase S: É auto-replicação das moléculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossomo existe uma molécula de DNA) A partir deste momento os cromossomos passam a possuir dois cromatídeos ligados por um centrómero.Fase G2: Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).

  5. Profáse É a etapa mais longa da mitose;Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim visualisar no microscopio óptico;Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-se o fuso acromático (sistema de microtúbulos proteícos que se agrupam e formam fibrilas);

  6. Fase final Fase inicial Fase intermediária

  7. MetáfaseOs Cromossomos atingem a máxima condensação;O fuso acromático completa o desenvolvimento e algumas fibrilas ligam-se aos centrómeros (as outras ligam os dois centríolos);Os Cromossomos encontram-se alinhados no plano equatorial (plano equidistante dos dois pólos da célula) constituindo a Placa equatorial.

  8. AnáfaseA anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides-irmãs que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos.As fibras do fuso, ligadas aos centrômeros, encurtam, puxando os cromossomos para os pólos da celula.

  9. Telófase A membrana nuclear forma-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula, passando a existir assim dois núcleos com informação genética igual;Os núcléolos reaparecem;O fuso mitótico dissolve-se;Os Cromossomos descondensam e tornam-se menos visíveis; Fase inicial Fase final

  10. CitocineseCorresponde à divisão celular e, consequentemente, à individualização das duas células-filhas; A citocinese difere conforme a célula for animal ou vegetal.Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam..

  11. Na célula vegetal a parede celular não permite o estragulamento do citoplasma; em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam uma estrutura que é a membrana plasmática das células filhas. Mais tarde, por deposição de fibrilas de celulose forma-se nessa região a parede celular

  12. Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. Meiose Importância da Meiose A meiose é fundamental para a manutenção da vida dos seres pluricelulares, pois é através dela que se formam as células de reprodução (gametas: espermatozóide e óvulo) que se juntam para formar o ovo, ou também conhecido zigoto.

  13. Divisão Meiose I ProfaseI - fase de grande duração, devido aos fenômenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose. Os cromossomos - já com as duas cromátides - tornam-se mais condensados. Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos . Desaparecem o nucleolo e a carioteca, Os centriolos migram para os polos da célula e forma o fuso acromatico.

  14. Metáfase I Metáfase I – os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibras de um só pólo.

  15. Anáfase I Anáfase I – o encurtamento das fibras do fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para pólos opostos da célula, não há separação das cromátides-irmãs. Quando os cromossomos atingem os pólos, ocorre sua desespiralação, embora não obrigatória, mesmo porque a segunda etapa da meiose vem a seguir. Às vezes, nem mesmo a carioteca se reconstitui.

  16. Telófase I Telófase I – no final desta fase, ocorre a citocinese, separando as duas células-filhas haplóides. Segue-se um curto intervalo a intercinese, que procede a prófase II.

  17. Divisão da Meiose II Prófase II – cada uma das duas células-filhas tem apenas um lote de cromossomos duplicados. Nesta fase os centríolos duplicam novamente e as células em que houve formação da carioteca, esta começa a se desintegrar.

  18. Metáfase II Metáfase II - como na mitose, os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso, que partem de ambos os pólos.

  19. Anáfase II Anáfase II – Ocorre duplicação dos centrômeros, só agora as cromátides-irmãs separam-se (lembrando a mitose).

  20. Telófase II Telófase II e citocinese – com o término da telófase II reorganizam-se os núcleos. A citocinese separa as quatro células-filhas haplóides, isto é, sem cromossomos homólogos e com a metade do número de cromossomos em relação à célula que iniciou a meiose.

  21. Citocinese Por fim, formam-se quatro células-filhas haplóides denominadas de tétrades (três células no caso da ovogênese), contendo cada uma apenas um cromossomo de cada par de homólogos (ou dos hemiomólogos).

More Related