1 / 8

ODILON FERNANDES

10 de outubro de 1907. 13 de janeiro de 1973. ODILON FERNANDES. Clique.

ulema
Télécharger la présentation

ODILON FERNANDES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 10 de outubro de 1907 13 de janeiro de 1973 ODILON FERNANDES Clique

  2. Dr. Odilon Fernandes, cirurgião-dentista, professor universitário, comerciante, nasceu em 10 de outubro de 1907, em São João do Capivari-S, e falecido em 13 de janeiro de 1973.Casado com Dalva Guido Fernandes, em 1934, deixou 4 filhos. • Professor da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro desde sua fundação, lecionou Clínica Odontológica e, mais tarde, Dentística Operatória.

  3. Aposentado, dedicou-se às pesquisas sobre Hipnodontia, isto é, as aplicações da hipnose e das técnicas de condicionamento mental no alívio das dores do paciente na rotina do trabalho odontológico. • Recebeu honrarias variadas em sua profissão, foi presidente da Associação de Cegos da cidade, em 1946, e transformou-a no Instituto dos Cegos do Brasil Central, no ano de 1947, permanecendo nesse cargo até sua morte, em 1973.

  4. Construiu, para essa agremiação, a sede própria, dando-lhe características de escola para a recuperação de deficientes visuais e não mais apenas as de abrigo de incapacitados. Fundou o Hospital Oftalmológico para atendimento aos cegos da região. • Foi um dos fundadores e incentivadores do Banco de Sangue, ligado ao Hospital da Criança. • Criou a primeira Guarda Mirim de Uberaba, que teve a duração aproximadamente de quatro anos.

  5. Espírito aberto, nunca se negou a proteger, amparar, socorrer os necessitados ou quem quer que fosse. Orador brilhante, sempre procurou abraçar as causas justas, lutando pelo desenvolvimento da sua terra de adoção, dando apoio a dezenas de agremiações sociais, esportivas e culturais. • Espírita por religião e pesquisador por convicção, aprofundou-se nas diversas áreas do conhecimento da mente humana, interessando-se pela Parapsicologia, Psicologia Experimental e Vida Extracorpórea.

  6. Fundou e presidiu até sua morte a ´Casa da Cinza´, templo espírita-cristão. “Casa”, porque representaria um lar para aqueles que precisassem da religião, e “do Cinza”, por ser este o apelido de seu pai, Dr. Ludovice Fernandez. • A Escola de Artes e Ensino Dr. Odilon Fernandes, foi fundada em 1970 na “Casa do Cinza”, por Dulce Fernandes Andrade Ferreira. A Escola nasceu do sonho de dar as pessoas o direito de buscar, com o próprio trabalho, o seu próprio sustento por intermedio da profissionalização.

  7. Sua vida resume-se em poucas palavras, no amor ao próximo, na persistência ao trabalho útil, na fidelidade aos seus princípios, na dedicação completa à comunidade em que viveu. • Por estas razões, a Câmara Municipal de Uberaba houve por bem chamar Dr. Odilon Fernandes, à Avenida onde um dia ele havia projetado construir a sede própria do Hospital Oftalmológico.

  8. Muita Paz Fontes de consulta S8ites : Feparana Biografias espiritas Casa do Cinza- CE em Uberaba MG Musica Imagens da Internet Formatação – cmagoes@gmail.com

More Related