1 / 45

Nossa tecnologia contribui com a redução do consumo de energia elétrica de sua empresa

Nossa tecnologia contribui com a redução do consumo de energia elétrica de sua empresa. EQUIPAMENTO DESTINADO A ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. QUANTO ECONOMIZA?. ENTRE 10% E 30% MAIS COMUM 25%. PODE SER UTILIZADO COM QUALQUER FLUIDO REFRIGERANTE?. PODE!

varana
Télécharger la présentation

Nossa tecnologia contribui com a redução do consumo de energia elétrica de sua empresa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Nossa tecnologia contribui com a redução do consumo de energia elétrica de sua empresa

  2. EQUIPAMENTO DESTINADO A ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

  3. QUANTO ECONOMIZA? • ENTRE 10% E 30% • MAIS COMUM 25%

  4. PODE SER UTILIZADO COM QUALQUER FLUIDO REFRIGERANTE? • PODE! • AMÔNIA • R 134a • OUTROS

  5. ONDE É INSTALADO? TRATA-SE DE UMA APLICAÇÃO. AS CONFIGURAÇÕES VARIAM DE SISTEMA PARA SISTEMA.

  6. Parte do vapor superaquecido proveniente da descarga do compressor. Parte do líquido proveniente do condensador. Amônia a -20ºC proveniente do evaporador. Através de mecanismos proprietários, as correntes são devidamente direcionadas aos diferentes compartimentos do equipamento, que após realizar todo o processo devolve amônia liquida a -18ºc ao separador de liquido

  7. CONDENSADOR ThermoSAVE® COMPRESSOR EVAPORADOR

  8. A instalação do THERMOSAVE é rápida e segura. Não exige nenhuma modificação das máquinas, apenas uma simples intersecção na linha de gás refrigerante.

  9. POR QUE ECONOMIZA? PORQUE OS MOTORES DOS COMPRESSORES FUNCIONAM EM CORRENTES MAIS BAIXAS, RESULTANDO EM MENOR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.

  10. NO QUE SE BASEIA? • Sub-resfriamento • + • Ebulição nucleada • + • Turbulência

  11. FUNCIONA MESMO? O Departamento de Energia dos Estados Unidos recomenda desde 2006. O PROCEL também!

  12. http://www.eere.energy.gov/ Digitar “subcooling” no campo de pesquisa

  13. COMO FUNCIONA O SUB-RESFRIAMENTO? O sub-resfriamento é a condição em que o líquido refrigerante está mais frio que a temperatura mínima (temperatura de saturação) necessária para evitar que entre em ebulição e, portanto, a mudança do líquido para uma fase gasosa.

  14. POR QUE O SUB-RESFRIAMENTO É DESEJÁVEL?

  15. O sub-resfriamento é desejável por várias razões. 1. Aumenta a eficiência do sistema já que a quantidade de calor a ser removida por massa de refrigerante circulado é maior. Em outras palavras, menos refrigerante é bombeado através do sistema para manter a temperatura desejada. Isso reduz a quantidade de tempo que o compressor deve operar para manter a temperatura. A quantidade de aumento de capacidade obtida com cada grau de sub-resfriamento varia de acordo com o refrigerante utilizado.

  16. 2. O sub-resfriamento é benéfico porque ele evita que o líquido refrigerante entre no estado gasoso antes que ele chegue ao evaporador. Quedas de pressão na tubulação de líquido podem reduzir a pressão do refrigerante até o ponto de ebulição levando o refrigerante à vaporização. Esta mudança de fase faz com que o refrigerante absorva o calor antes que ele chegue ao evaporador.

  17. P Pressão x Entalpia - Com e Sem ThermoSAVE Saída Condensador (MPa) Entrada ThermoSAVE Saída ThermoSAVE Pc1 sem ThermoSAVE Pc2 com ThermoSAVE Pe1 = Pe2 h (kcal/kg) h3’ = h4’ h5= h6 h2 h1 h1’ h2’ h3 = h4

  18. ...E A EBULIÇÃO NUCLEADA ? ...E A TURBULÊNCIA? PARA QUE SERVEM?

  19. EBULIÇÃO NUCLEADA Tipo de ebulição que ocorre sob determinadas condições. É um processo de formação de bolhas de vapor nas adjacências das paredes do recipiente que contem esse líquido. As bolhas se formam devido a microcavidades existentes nessas paredes quando a temperatura da superfície onde ocorre a transferência de calor se eleva acima da temperatura de saturação durante o sub-resfriamento do líquido.

  20. As bolhas crescem até atingirem um tamanho crítico quando então onde se desprendem das paredes e são carregadas pela corrente principal de vapor . Nessa corrente ocorre o colapso das bolhas porque a temperatura do fluido não é tão alta quanto na superfície onde ocorreu a transferência de calor que gerou as bolhas. A ebulição nucleada aumenta de forma rápida e eficiente a taxa de transferência de calor acelerando a dissipação do calor gerado na superfície de transferência.

  21. Os processos de ebulição nucleada permitem transferir elevados fluxos de calor com baixas diferenças de temperatura.

  22. (b) (a) Ebulição nucleada do refrigerante R-134a em um tubo de latão com rugosidade média superficial de 0,9 µm. (a) Ø = 5 kW/m² (b) Ø = 20 kW/m²

  23. TURBULÊNCIA Fluxo Laminar Fluxo Turbulento

  24. Redução de Consumo entre 10 a 30%

  25. BENEFÍCIOS Confiabilidade O ThermoSAVE foi projetado pensando-se em qualidade e confiabilidade. Vida útil Com garantia de 5 anos e uma vida útil muito mais longa,. Fácil de instalar A instalação do ThermoSAVE é simples e rápida. Pay back O ThermoSAVE paga a si próprio, geralmente em 2 anos ou menos.

  26. BENEFÍCIOS Redução de amperagem P T , diminuindo assim a amperagem utilizada pelo motor. Menor tempo de funcionamento dos motores Eficiência Freqüência de trabalho consumo energia.

  27. BENEFÍCIOS Vida mais longa para o compressor O ThermoSAVE irá prolongar a vida útil do compressor de várias maneiras. Primeiro, o ThermoSAVE cria um fluxo turbulento de refrigerante que serve para distribuir o óleo em toda a linha de refrigerante e movê-lo para o compressor, onde é necessário. Um compressor bem lubrificado dura mais tempo. Em segundo lugar, com o ThermoSAVE, o compressor, como já mencionado, funciona com menos freqüência e, assim, apresenta menor desgaste. Em terceiro lugar, trabalhando numa pressão mais baixa o compressor trabalha num regime de menor esforço, logo, maior vida útil.

  28. BENEFÍCIOS Um produto verde Realiza mais trabalho com menos energia O ThermoSAVE é um produto verde pois aumenta a eficiência dos sistemas de refrigeração consumindo assim, menos energia para o mesmo trabalho.

  29. MODELO DE NEGÓCIO REMUNERAÇÃO PELA PERFORMANCE! A redução do consumo deverá pagar o equipamento, sem nenhum desembolso por parte do cliente.

  30. MODELO DE NEGÓCIO • Nenhum custo para o cliente até a demonstração dos benefícios; • A ALLTech irá instalar e comprovar a economia gerada; • Somente após sua completa satisfação o cliente irá comprar o TS; • A ALLTech irá até sua empresa avaliar as possibilidades e ___configurações mais adequadas;

  31. MODELO DE NEGÓCIO REMUNERAÇÃO PELA PERFORMANCE! A ALLTECH fornece o equipamento instalado, sem custos para o cliente. A remuneração se dá através de aluguel com valor variável, baseado na performance do ThermoSAVE no período medido.

  32. MEDIÇÕES MEDIÇÕES FEITAS POR MEDIDOR DE CONSUMO INSTALADO DIRETAMENTE NA ALIMENTAÇÃO DO MOTOR, EVITANDO INTERFERÊNCIAS DE OUTROS EQUIPAMENTOS.

  33. 32% 50% 27%

  34. ALGUNS CLIENTES ALLTECH

  35. ENTRE EM CONTATO ALLTech Tecnologia Escritório: Rua Dr. Sebastião Otranto,122 CEP - 13075-620 – Campinas – São Paulo Tel: (19) 3213-6565 E-mail: alltech@alltechbr.com.br www.alltechbr.com.br

  36. OBRIGADO

  37. Aspectos técnicos dos benefícios • Baixa pressão reduz a taxa de compressão e a temperatura do refrigerante; • Taxas de compressão mais baixas implica em menos energia para o funcionamento dos compressores; • Baixas temperaturas produzem maior capacidade de refrigeração, o que reduz o tempo de funcionamento dos compressores; • O fluxo turbulento do refrigerante mantém a migração do óleo para o compressor, onde é necessário, evitando assim que o mesmo se acumule no evaporador; • O ThermoSAVE permite temperaturas mais baixas, sem o risco de congelamento nas serpentinas do condensador.

  38. Como funciona o ThermoSAVE® Quando um gás se expande, a distância média entre as moléculas aumenta. Devido às forças atrativas intermoleculares (Van der Waals), a expansão provoca um aumento na energia potencial do gás. Se nenhum trabalho externo é extraído no processo e o calor não é transferido, a energia total do gás permanece a mesma (princípio da conservação da energia) e o aumento da energia potencial implica numa diminuição da energia cinética, logo, da temperatura. Através de mecanismos proprietários, o ThermoSAVE® acelera o movimento das moléculas de R 134a ou amônia (líquidos) e os injeta em uma câmara de volume calculado para uma expansão controlada. Ao expandir, tornando-se gás, ocorre a diminuição da energia cinética resultando em forte queda de temperatura. Devido à baixa temperatura o gás é instantaneamente condensado, tornando-se líquido novamente, porém a uma temperatura cerca de 20ºC mais baixa do aquela do líquido na entrada do ThermoSAVE®. Fortemente resfriado e a uma pressão bem mais baixa, o líquido refrigerante segue para o evaporador melhorando grandemente a eficiência do sistema. Como a pressão é mais baixa, o motor que impulsiona o compressor trabalha numa corrente também mais baixa, o que significa menor consumo de energia elétrica e maior vida útil dos equipamentos.

  39. Sem ThermoSAVE Com ThermoSAVE

More Related