1 / 40

Como implementar os fundamentos de Excelência em Gestão Pública na Prática Gerencial

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública -. Como implementar os fundamentos de Excelência em Gestão Pública na Prática Gerencial A Carta de Serviços. Desafio para o setor público.

vera
Télécharger la présentation

Como implementar os fundamentos de Excelência em Gestão Pública na Prática Gerencial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública - Como implementar os fundamentos de Excelência em Gestão Pública na Prática Gerencial A Carta de Serviços

  2. Desafio para o setor público Elevar o padrão dos serviços prestados aos Cidadãos - aumentar a capacidadedas organizações públicas para fornecerem os serviços desejadospelos cidadãos.

  3. Contextualização • Carta de Brasília – maio/08: Expressa as principais preocupações e diretrizes que devem orientar as estratégias e as ações para modernizar a gestão pública. • Fórum Nacional da Gestão Pública– abril/09: Engajamento de vários parceiros à Carta de Brasília. • Agenda Nacional da Gestão Pública – Proposta pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. • Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização – GesPública • Simplificação do atendimento ao cidadão: Decreto nº 6.932/09 (do Cidadão)

  4. O que é o GesPública? • Criado pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. • Missão: contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para a competitividade do País. • Público – orientado ao cidadão / baseado nos princípios constitucionais. • Contemporâneo – acompanha o estado-da-arte em gestão. • Federativo – todos os poderes e esferas da Administração.

  5. Fundamentos do GesPública Aprendizado Organizacional Liderança e Constância de Propósitos Cultura da Inovação Geração de Valor Foco no cidadão e na sociedade Visão de Futuro Desenvolvimento de Parcerias Comprometimento com as pessoas Controle Social Responsabilidade Social Gestão Participativa Orientação por processos e informações Ser Contemporâneo Pensamento Sistêmico

  6. A estratégia do GesPública • Mobilização de organizações e pessoas – agentes transformadores. • Atuação em rede (núcleos estaduais e setorial) – RNGP. • Essência GesPública: Ciclo de Melhoria Contínua. Melhorias nas organizações refletem no cidadão

  7. Resultados obtidos pelo GesPública • Cultura de gestão na Administração Pública. • Prêmio Nacional da Gestão Pública – 12 anos / 11 ciclos realizados. • RNGP – 20.000 usuários participantes. • Tecnologias de gestão – ferramentas consolidadas. • Pessoas: núcleo de todo o sucesso.

  8. Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009 Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências.

  9. É um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os SERVIÇOS prestados por ela, como ACESSAR e obter esses serviços e quais são os COMPROMISSOS e os PADRÕES DE ATENDIMENTO estabelecidos. Carta de Serviços

  10. Para elaborar a Carta de Serviços é necessário saber QUEM (tipo de cidadão) eu atendo ? QUAL a suaexpectativa? COMO ele conhece e acessa os produtos e serviços prestados ? O QUE elepensado meuserviço?

  11. O cidadão tem DIREITO a serviços públicos de qualidade.

  12. Princípios Premissas Finalidades Benefícios Público Alvo Processo de Elaboração Enfoques trabalhados para a internalização da metodologia - Ensino à Distância - Capacitação de Facilitadores

  13. Princípios Participação e Comprometimento das pessoas que integram a organização são fundamentais para a elaboração da Carta e para a prestação de serviços que irão impactar de forma positiva sobre o cidadão. Aprendizagem - A elaboração da Carta de Serviços pode e deve ocasionar mudanças na maneira como os serviços são prestados. Participação do Cidadão- Os direitos civis e sociais do cidadão estão assegurados na Constituição Federal, devendo a organização estimular a participação efetiva do cidadão na avaliação dos serviços oferecidos.

  14. Princípios Informação e Transparência - A organização deve disponibilizar à sociedade todas as informações relacionadas aos serviços por ela prestados. • como acessar os serviços (requisitos necessários); • como os serviços serão prestados (etapas); • prazo máximo para a prestação do serviço; • responsáveis pela prestação dos serviços; • meios de comunicação com os usuários dos serviços.

  15. Premissas Foco no cidadão– O Setor Público tem o dever de atender às expectativas e necessidades do cidadão. Indução do Controle Social – A Administração Pública reconhece que a participação do cidadão é imprescindível para o aprimoramento dos serviços públicos e disponibiliza condições e informações para que o cidadão cobre do Estado a implementação e a otimização contínua dos serviços.

  16. Finalidades • Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade. • Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia. • Garantir o direito dos cidadãospara receber serviços em conformidade com as suas necessidades.

  17. Cidadão/Usuário Sociedade Organização • Maior credibilidade em relação à Administração Pública • Maior visibilidade dos serviços públicos • Conhecer os serviços e requisitos antes de procurar a Organização • Praticar o Controle Social e o exercício da Cidadania • Legitimar sua imagem perante a sociedade • Otimizar processos Ajustar a atuação do setor público às expectativas dos cidadãos. Benefícios:

  18. Público Alvo da Carta de Serviços Cidadãos/Usuários que demandam e utilizam os serviços ou produtos das organizações públicas. Quem deve implantar a Carta de Serviços Qualquer órgão e entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal que presta serviços diretamente ao Cidadão/Usuário dos serviços públicos.

  19. PROCESSO DE ELABORAÇÃODA CARTA DE SERVIÇOS Etapa 1: Constituir Equipe de Trabalho “O papel mais importante dos membros da equipe é despertar o interesse em todos os servidores e colaboradores da organização para a prestação de serviços conforme os compromissos com o atendimento que serão divulgados na Carta, bem como disseminar os benefícios que a implementação da Carta irá trazer à organização e para os usuários dos seus serviços.”

  20. Etapa 2: Elaborar o Plano de Ação Ação 1 Identificar quaisas unidades da organização que deverão estar envolvidas na elaboração daCarta de Serviços. Identificar os serviços prestados por essas unidades. Ação 2 Ação 3 Identificar os tempos e prazos atuais para obtenção dos serviços identificados. Identificar as informações de acesso. (documentos e requisitos para obter o serviço, horários, contatos, etc.). Ação 4 Ação 5 Identificar mecanismos de comunicação com os cidadãos (informação, recebimento de sugestões e atendimento a reclamações). Ação 6 Estabelecer compromissos com o atendimento para os serviços identificados. fevereiro/2010 Polícia Federal 20

  21. Ação 7: Formatar a Carta de Serviços IMPORTANTE Conhecer o perfil do cidadão/usuário dos serviços prestados pela organização. • Adoção de uma linguagem simples e clara. • Tratamento indiscriminado ao público. • Assegurar o funcionamento de canais de comunicação com os cidadãos-usuários.

  22. Propostas de Formatos para a Carta de Serviços Versão Completa – Formato Livro Impressa em formato de livro. Perfil: Institucional.

  23. Versão Simplificada: folhetos, folder, quadro/mural, banner, cartas, etc. Perfil:Cidadão/usuário final.

  24. Internet - Versão Simplificada e Versão Completa Carta de Serviços

  25. Ação 8: Aprovar a Carta de Serviços Após ser aprovada pelo Dirigente da organização ou unidade, o responsável pela equipe de trabalho poderá enviar o arquivo definitivo da Carta de Serviços da organização para ser publicada no portal www.gespublica.gov.br.

  26. Ação 9:Divulgar a Carta de Serviços O objetivo desta ação é que os usuários, a sociedade e os servidores da organização envolvidos com o atendimento aos usuários, conheçam os compromissos que a instituição se compromete a cumprir durante a prestação dos serviços.

  27. O Plano de divulgação considera dois públicos: Público Interno e Público Externo

  28. Público Interno Realizar palestras de sensibilização aos servidores da organização, em especial, aos profissionais que prestam atendimento direto ao cidadão com o objetivo de preparar, atualizar e sensibilizar esses profissionais sobre a importância de sua atuação como formadores de opinião a respeito da organização. Temas: Importância da Carta de Serviços Sensibilização dos servidores Enfatizar sobre desburocratização e agilidade na prestação de serviços COMPROMETIMENTO

  29. Público Externo A forma de divulgação da Carta de Serviços dependerá da natureza da organização e do perfil do cidadão/usuário dos seus serviços, podendo ser utilizados diversos procedimentos, tais como: envio de cópias da Carta de Serviços para associações e grupos representativos locais; divulgar na Internet – folhetos – cartazes – banner, difundir em emissoras de rádio e televisão, etc.

  30. Ação 10:monitorar a efetividade dos compromissos de atendimento firmados na Carta de Serviços da Organização. Estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação da organização com relação aos serviços divulgados visando: • conhecer a opinião dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados. Aplicar Pesquisas de satisfação junto aos cidadãos – usuários • Verificar o cumprimento dos compromissos assumidos e ações para corrigi-los. • Verificar a efetividade da divulgação da Carta de Serviços

  31. ATENÇÃO ASSEGURAR que a organização esteja pronta para cumprir os Compromissos com o Atendimento divulgados na Carta de Serviços.

  32. GesPública

  33. “É preciso restabelecer na consciência dos administradores o conceito, às vezes esquecido, de que serviço público significa servir ao público." Hélio Beltrão Obrigada!

  34. Exemplos de Organizações Públicas com Cartas de Serviços divulgadas: • Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA • Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso • Departamento de Polícia Federal • GRA/PR – Ministério da Fazenda • HEMOPA - Secretaria de Estado de Saúde do Pará • Instituto Municipal da Paisagem Urbana / MA • Instituto Nacional de Seguridade Social / INSS • Justiça Federal do Estado de Mato Grosso • Marinha do Brasil / Serviço de Inativos e Pensionistas • Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso • Tribunal Regional do Trabalho / PR • Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento / MA • Secretaria de Planejamento, Orçamento do Estado do MA

  35. Secretaria de Gestão – SEGES Valmir Dantas Gerente da Rede Nacional de Gestão Pública valmir.dantas@planejamento.gov.br (61) 2020-4968

More Related