1 / 11

Central de Comutação e Controle - CCC

Sistema de Telefonia Celular O aparelho celular se comunica via ondas eletromagnéticas com as antenas que estão nos topos das torres (ERB), que fazem intercomunicação com a central de comutação e controle (CCC), que finalmente interliga o usuário, tanto com aparelho fixo como móvel.

Télécharger la présentation

Central de Comutação e Controle - CCC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistema de Telefonia CelularO aparelho celular se comunica via ondas eletromagnéticas com as antenas que estão nos topos das torres (ERB), que fazem intercomunicação com a central de comutação e controle (CCC), que finalmente interliga o usuário, tanto com aparelho fixo como móvel. Estação de Rádio-Base - ERB Telefone Fixo Telefone Móvel Central de Comutação e Controle - CCC

  2. Estação de Rádio Base - ERBReclamações da população E malha de aterramento(Queima de equipamentos) Transmitem o mesmo tipo de onda eletromagnética que é utilizada pela emissora de rádio, televisão e sistema de rádio da polícia e corpo de bombeiro.(Causa câncer e outras doenças) Os equipamentos necessitam de controle de temperatura. (Ar Condicionado = Ruído) As torres são de concreto ou metálica (treliça) São dimensionadas para suportar ventos de 140 a 190 Km/h. (furacões) (As de concreto geram reclamações por apresentar trincas e movimentação com ventos.)

  3. Torres em áreas urbanas A única forma de prestar o serviço celular é através da instalação de antenas de baixa potência distribuídas em diversos locais da cidade, onde se encontram as pessoas que vão utilizar o serviço. Esta técnica é utilizada em todas as cidades do mundo. Aumentando-se o número de antenas a potência de cada uma diminui.

  4. Radiação EletromagnéticaEnergia elétrica, eletromagnética, livre no espaço (ar). São divididas em dois grupos: Ionizantes - Provocam reações químicas nos tecidos onde elas incidem e por isto são muito perigosas. (Raio X). Não Ionizantes - não provocam reações químicas, utilizadas pelo sistema de telecomunicações.

  5. Quem estabelecem os limites de Segurança A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) é quem regulamentou os limites de segurança, seguindo os parâmetros indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes - ICNIRP, publicou uma recomendação técnica que é adotada na maioria dos países, inclusive no Brasil. Para definição dos limites de segurança, milhares de pesquisas e estudos, feitos em todo o mundo, foram analisados.

  6. Limites de exposição Densidade de Potência = 4,35 W/m2 (watts por metro quadrado) Como precaução, o nível de densidade de potência, já inclui um fator de segurança de 50 vezes, ou seja, o limite considerado seguro foi dividido por 50 e o valor obtido é o valor máximo permitido para exposição contínua (24 horas por dia). • Instituições especializadas fornecer laudos técnicos comprovando que os níveis estão dentro dos limites estabelecidos. • Também são licenciadas e vistoriadas pela ANATEL.

  7. Outras fontes emissoras de radiação Todo equipamento elétrico ou eletrônico (eletrodomésticos, linhas de energia elétrica, etc...) gera campos e ondas eletromagnéticas em sua volta.

  8. Legislação Lei Municipal n. 3.602, de 28 de novembro de 2001. (Decreto n. 5.812, de 11 de junho de 2003.) Lei Estadual n.10.995, de 21 de dezembro de 2001. Especificam: Tamanho de terreno, distância da fonte geradora até edificações vizinhas, restrição de instalação em locais públicos, licença de funcionamento, projeto aprovado, etc....

  9. Precisamos de sua ajuda • Anote os endereços das antenas do seu setor e passe ao seu supervisor; • Anote as reclamações da população vizinha das antenas e passe estas informações.(folheto) Indique nossa página na Internetpara outras informações e dicas em Saúde.

  10. Vigilância em Saúde Produção : Vigilância Ambiental

More Related