1 / 18

Ensino Superior

Ensino Superior. Cálculo 2. 3.1. Comprimento de Arco. Amintas Paiva Afonso. Comprimento de arco.

xuxa
Télécharger la présentation

Ensino Superior

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ensino Superior Cálculo 2 3.1. Comprimento de Arco Amintas Paiva Afonso

  2. Comprimento de arco A determinação do comprimento de segmentos de arco irregular — também conhecido como retificação de uma curva — representou uma dificuldade histórica. Embora muitos métodos tenham sido utilizados para curvas específicas, o advento do cálculo levou a uma formulação geral que provê a solução em alguns casos. Definição: O comprimento de uma curva é o menor número tal que o comprimento dos caminhos polinomiais nunca pode ultrapassar, não importando quanto juntos sejam colocados os pontos finais do segmentos. Na linguagem matemática, o comprimento do arco é o supremo de todos comprimentos de um dado caminho polinomial.

  3. Comprimento de arco Considere uma função f(x) tal que f(x)e f’(x) (isto é a derivada em relação a x) são contínuas em [a, b]. O comprimento s de parte do gráfico de fentre x = a e x = b é dado pela fórmula: a qual se deriva da fórmula da distância aproximada do comprimento do arco composto de muitos pequenos segmentos de reta. Como o número de segmentos tende para o infinito (pelo uso da integral) esta aproximação se torna um valor exato.

  4. Comprimento de arco Um arco é a parte de uma curva que está entre dois pontos especificados A e B. y B A x Suponha uma função contínua f(x) = y para a ≤ x ≤ b. Vamos dividir o intervalo em n partes tal que x0 = a, x1 , x2, ..., xk -1, xk ..., xn = b de acordo com a figura.

  5. PK S = S PK-1 ΔYk ΔXk Comprimento de arco y Pn = B ............ PK PK-1 ....... P0 = A P1 x0 = xa x1 xk-1 xk xb x Seja Pk ponto (xk , yk) onde yk = f(xk) O comprimento da corda que liga os pontos Pk-1 a Pk será dado por Pitágoras conforme a figura abaixo

  6. Comprimento de arco Quando Pk-1 estiver muito próximo de Pk poderemos admitir que o comprimento da corda entre Pk-1 e Pk é o comprimento do arco entre estes dois pontos. Então o comprimento da k-ésima corda é: Colocando Δxk em evidência: (1) Suponhamos que y = f(x) além de contínua é também derivável entre A e B. Isto nos permite substituir a razão, que está dentro do radical e que é o coeficiente angular da corda que une os pontos Pk-1 a Pk, pelo valor da derivada e algum ponto x*k entre xk-1 e xk , então

  7. Comprimento de arco Podemos fazer isto, pois a corda é paralela a tangente em algum ponto da curva entre Pk-1 e Pk* Isto permite escrever (1) como comprimento da K-ésima corda = Logo o comprimento total será Agora tomando o limite destas somas quando n tende a infinito e o comprimento do maior subintervalo tende a zero Comprimento do arco AB = lim max Δxk 0 Desde que f ’(x) seja contínua para que a integral exista. (2) (3)

  8. Comprimento de arco Uma outra visão mais intuitiva pode ser utilizada, se denotarmos por s o comprimento de arco variável de A até um ponto variável sobre a curva como mostra a figura abaixo Se crescermos s uma pequena quantidade ds de modo que ds seja o elemento diferencial de arco, assim teremos dx e dy como as mudanças correspondentes em x e y. Se tivermos ds tão pequeno que essa parte da curva é virtualmente reta e, portanto, ds é a hipotenusa de um triângulo retângulo fino chamado triângulo diferencial. Portanto, pelo teorema de Pitágoras ds2 = dx2 + dy2 y ds d s dy c dx a b x

  9. Comprimento de arco Assim, se isolarmos ds e depois fatorarmos dx e o removermos do radical, teremos: Assim o comprimento total do arco AB pode ser pensado como a soma ou integral de todos os elementos de arco ds, quando ds percorre a curva desde a até b. Desta forma (4) se tornará comprimento de arco que é a mesma fórmula (3) Essa fórmula nos diz que y deve ser tratada como uma função de x. (4)

  10. Para x = a y = c e para x = b y = d, sendo estes valores de y os limites de integração. Assim: Comprimento de arco Essa fórmula nos diz que y deve ser tratada como uma função de x. No entanto, às vezes é mais conveniente tratar x como uma função de y. Neste caso

  11. Exemplo 1: Calcule o comprimento da curva y2 = 4x3 entre os pontos (0, 0) e (2, 4 ) y 0 x Comprimento de arco Se isolarmos y 42 2 Logo, O comprimento do arco será:

  12. Comprimento de arco

  13. Comprimento de arco Exemplo 2: Determinar o comprimento de arco da curva

  14. Comprimento de arco Exemplo 3: Determinar o comprimento de arco da curva , de x = 2 a x = 4.

  15. Comprimento de arco Exemplo 4: Determinar o comprimento de arco da curva , de x = 0 a x = 5.

  16. Comprimento de arco Exemplo 5: Determinar o comprimento de arco da curva , de x = 0 a x = 1.

  17. Comprimento de arco Exemplo 6: Determinar o comprimento de arco da curva , de x = /4 a x = /2.

More Related