1 / 6

síndrome de burnout

trabalho do rh

Klys
Télécharger la présentation

síndrome de burnout

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SÍNDROME DE BURNOUT  grupo 5: Dayane, Roberta, Mariel, Kesya, Paula

  2. O QUE É A SÍNDROME DE BURNOUT OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL? O termo burnout é definido, segundo um jargão inglês, como aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Metaforicamente é aquilo, ou aquele, que chegou ao seu limite, com grande prejuízo em seu desempenho físico ou mental. A síndrome de burnout é um processo iniciado com excessivos e prolongados níveis de estresse (tensão) no trabalho. Para o diagnóstico, existem quatro concepções teóricas baseadas na possível etiologia da síndrome: clínica, sociopsicológica, organizacional, sociohistórica. A mais utilizada nos estudos atuais é a concepção sociopsicológica. Nela, as características individuais associadas às do ambiente e às do trabalho propiciariam o aparecimento dos fatores multidimensionais da síndrome: exaustão emocional (EE), distanciamento afetivo (despersonalização – DE), baixa realização profissional (RP). A exaustão emocional abrange sentimentos de desesperança, solidão, depressão, raiva, impaciência, irritabilidade, tensão, diminuição de empatia; sensação de baixa energia, fraqueza, preocupação; aumento da suscetibilidade para doenças, cefaleias, náuseas, tensão muscular, dor lombar ou cervical, distúrbios do sono.

  3. O distanciamento afetivo provoca a sensação de alienação em relação aos outros, sendo a presença destes muitas vezes desagradável e não desejada. Já a baixa realização profissional ou baixa satisfação com o trabalho pode ser descrita como uma sensação de que muito pouco tem sido alcançado e o que é realizado não tem valor.

  4.  ESTÁGIOS (OU SINTOMAS) DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL CANSAÇO EXCESSIVO, FÍSICO E MENTAL. DOR DE CABEÇA FREQUENTE. ALTERAÇÕES NO APETITE E INSÔNIA DIFICULDADES DE CONCENTRAÇÃO  SENTIMENTOS DE FRACASSO E INSEGURANÇA  NEGATIVIDADE CONSTANTE  SENTIMENTO DE INCOMPETÊNCIA  ALTERAÇÕES REPENTINAS DE HUMOR  ISOLAMENTO, FADIGA, PRESSÃO ALTA  DORES MUSCULARES  E PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS  ALTERAÇÃO NOS BATIMENTOS CARDÍACOS 

  5. PREVENÇÃO 1 Trace objetivos no campo pessoal e profissional; 2 invista tempo em lazer para ficar com a família e amigos; 3 Quebre a rotina sempre que puder; 4 Cerque-se de pessoas positivas e que te apoiam;  5 Tenha alguém com quem possa contar; 6 Atividades físicas sempre! Academia, dança, corrida, natação,ect.; 7 Evite o consumo de álcool e tabaco; 8. Jamais se automedique com ansiolíticos ou outros medicamentos do gênero; 9. Consulte um psicólogo/psiquiatra regularmente – deixe o preconceito de lado e cuide bem de você por inteiro.

  6. Na pandemia Covid 19 a Síndrome de Burnout afetou 78% os profissionais da saúde. Um estudo realizado pela PEBMED (portal de saúde), publicado em novembro de 2020, revela que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de Síndrome de Burnout no período da pandemia. A prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem. O Brasil é o 2º país com o maior número de pessoas com Síndrome de Burnout. De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, CURIOSIDADES caracterizada pelo alto nível de estresse, no mundo. Atualmente, vivemos em uma sociedade muito preocupada com a saúde mental, mas que paga um preço muito alto quando falamos das nossas emoções e direcionamentos racionais

More Related