170 likes | 387 Vues
Palavras Invariáveis. Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio. b) Velhos barcos cruzam vagarosamente o enorme rio.
E N D
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio. b) Velhos barcos cruzamvagarosamente o enorme rio. Em b, a palavra vagarosamente relaciona-se ao verbo cruzam e acrescenta à frase uma informação: o modo como ocorre o fato verbal. Vagarosamente é, por isso, um advérbio de modo. Ex.: a) O governo divulgou novos dados sobre o crescimento do país. b) Ontem, o governo divulgou novos dados sobre o crescimento do país. A palavra destacada na frase b relaciona-se ao verbo divulgar, acrescentando a ele uma idéia de tempo. A palavra ontem é um exemplo de advérbio de tempo. Podemos, então, conceituar assim essa classe gramatical. Advérbio é uma palavra invariável que se relaciona ao verbo para indicar as circunstâncias (de tempo, de lugar, de modo, etc.) em que ocorre o fato verbal.
Locução Adverbial Ás vezes, a circunstância em que ocorre o fato verbal é expressa não por uma palavra só, e sim por um conjunto de palavras denominado locução adverbial. Ex.: Velhos barcos cruzam sem nenhuma pressa o enorme rio. Locução adverbial que exprime circunstância de modo. Classificação do advérbio Os advérbios e as locuções adverbiais sempre exprimem uma circunstância (idéia complementar) em relação ao verbo a que se referem, e são classificados de acordo com o sentido que têm na frase.
Preposição É a palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. A preposição, ao relacionar duas outras palavras, estabelece entre elas um vínculo tal, que uma delas funciona como palavra principal (mais importante) e a outra, como secundária. Ex: Brinquedos de Isabel. Caixas de plástico. Palavra Palavra Palavra Palavra principal secundária principal secundária
Classificação das preposições As preposições subdividem-se em dois grupos: *Essenciais: palavras que exercem exclusivamente o papel de preposição. *Acidentais: palavras de outras classes que, ocasionalmente, funcionam como preposição.
Conjunção Considere as seguintes informações sobre as condições do clima de uma região: Uma frente fria chegará amanhã. A temperatura cairá bastante. O sol aparecerá pouco. Essas três orações podem ser reunidas em uma única frase: Uma frente fria chegará amanhã e a temperatura cairá bastante, porque o sol aparecerá pouco. Em relação às palavras destacadas nessa frase, observe as seguintes indicações:
Uma frente fria chegará amanhã (oração 1) e palavra que liga a oração 1 à 2. Conjunção a temperatura cairá bastante.(oração 2) porque palavra que liga a oração 2 à 3 Conjunção o sol aparecerá pouco. (oração 3) Considere agora esta outra frase: sujeito Chuva e frio atrapalharão o fim de semana dos gaúchos. palavras de mesma função (núcleos do sujeito) Note que a palavra e não liga duas orações, e sim duas palavras de mesma função. A palavra e também nesse caso é conjunção.
Conjunção é a palavra invariável que liga: * duas orações; * duas palavras de mesma função em uma oração. Classificação das conjunções Existem dois mecanismos básicos por meio dos quais duas orações podem se ligar uma à outra: a coordenação e a subordinação. Relações de coordenação Compare as orações de a com as de b: a) O verão começou. As estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2 conjunção b) O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2
Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto. Em b, as mesmas orações aparecem ligadas pela conjunção, mas continuam mantendo sua autonomia: a oração 1 não depende da oração 2, nem a 2 depende da 1. são orações independentes um da outra. Orações independentes entre si recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as relaciona classifica-se como conjunção coordenativa. No exemplo anterior, temos, portanto: conjunção coordenativa O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração coordenada oração coordenada
As conjunções coordenativas podem estabelecer cinco diferentes relações de sentido entre duas orações coordenadas. Esses sentidos é que determinam a classificação das conjunções.
Relações de subordinação • Observe: • Pesquisa revelaque maioria da população apóia democracia. • oração 1 oração 2 • Veja que: • Na oração 1, temos um verbo de sentido incompleto: revelar; • A oração 2 junta-se à oração 1 para completar o sentido do verbo revela. • Pode-se dizer, então, que a oração é dependente da oração 1, já que serve para completar-lhe o sentido. • Nesse tipo de relação entre orações, emprega-se a seguinte nomenclatura: • Oração subordinada – oração dependente de outra. • Oração principal – oração à qual se liga uma subordinada. • Conjunção subordinativa – conjunção que relaciona uma oração subordinada a uma principal..
conjunção subordinativa Ex: Pesquisa revelaque a maioria da população apóia a democracia. oração principal oração subordinada Classificação das orações subordinativas As conjunções subordinativas podem iniciar dois diferentes tipos de oração subordinada. Quando iniciam as orações subordinadas substantivas denominam-se conjunção integrante. As demais conjunções subordinativas introduzem orações subordinadas adverbiais e classificam-se de acordo com a relação de sentido que estabelecem.
Classificação (relação de sentido) Principais conjunções subordinativas Exemplos Causais porque, como, visto que Viajou às pressas, porque o pai ficara doente. Concessivas embora, mesmo que, ainda que Mesmo que seja tarde, partiremos. Condicionais se, caso, desde que Se você aceitar, ele nos ajudará. Conformativas conforme, como, segundo Fiz o texto, conforme ele pediu. Consecutivas (tão/tanto) ... que Ela é tão chata, que eu não tolero. Comparativas (mais/menos) ... que, como Corria pelas ruas como um louco. Finais a fim de que, para que Irei lá, para que me contem tudo. Proporcionais a proporção que, à medida que À medida que escureceu, esfriou. Temporais quando, enquanto, desde que, logo que Ela mora aqui, desde que se casou.