1 / 16

Aviso prévio trabalhista

Estudantes de Direito do Trabalho

Luiz24
Télécharger la présentation

Aviso prévio trabalhista

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aviso prévio trabalhista FACULDADE DE DIREITO Prof. Luiz Caetano de Salles Belloni Legislação Trabalhista 2022-2

  2. Aviso prévio trabalhista Arts. 487 a 491 da CLT

  3. Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato, deverá avisar a outra parte da sua decisão, com antecedência mínima de trinta dias.

  4. Aviso proporcional ao tempo de serviço Serão acrescidos 3 dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.

  5. falta do avisopeloempregador A falta do aviso prévioporparte do empregadordáaoempregado o direitoaosaláriocorrespondenteaoprazo do aviso, garantida sempre a integraçãodesseperíodo no seu tempo de serviço.

  6. A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar o valor correspondente ao prazo respectivo.

  7. É devido o aviso prévio na despedida indireta.

  8. horas extraordinárias habituais O valor integra o aviso prévio indenizado.

  9. O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio, beneficia o empregadopré-avisado da despedida, ...mesmo que tenha recebido, antecipadamente, o salário correspondentes ao período do aviso, que integra seu tempo de serviço para todos os efeitos legais.         

  10. O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 horas diárias, sem prejuízo do salário integral.

  11. É facultado ao empregado trabalhar sem a redução das 2 horas diárias e poder faltar ao serviço, sem prejuízo do salário integral, por 7 dias corridos.

  12. Dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar a reconsideração.

  13. Reconsideração do aviso Caso seja aceita a reconsideração ou continuando a prestação depois de expirado o prazo, o contrato continuará a vigorar, como se o aviso prévio não tivesse sido dado.

  14. O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, perde o direito ao restante do respectivo prazo. Falta grave praticada pelo empregado (durante o cumprimento do aviso)

  15. Falta grave no curso do aviso(pelo empregador) O empregador que, durante o prazo do aviso prévio dado ao empregado, praticar ato que justifique a rescisão imediata do contrato, sujeita-se ao pagamento da remuneração correspondente ao prazo do referido aviso, sem prejuízo da indenização que for devida.

  16. F i mFinФІМthe end終わり

More Related