1 / 55

Intelig

Pat_Xavi
Télécharger la présentation

Intelig

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    3. Antigamente e até os dias de hoje... A associação entre o domínio da matemática e a “inteligência pura” acontece. Pessoas com elevado nível de inteligência lógico-matemática são consideradas muito inteligentes e o contrário são considerados fracassos escolares

    4. O que é ser inteligente? T É a capacidade de uma pessoa aprender com novas experiências e com experiências passadas É a capacidade de uma pessoa solucionar problemas É a capacidade de uma pessoa gerar novos problemas É a capacidade de criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo.

    5. Inteligência depende... Do contexto. Das tarefas. Das provações que a vida nos apresenta. Contar a história do mecânico e do cirurgião Do barqueiro, da advogada e da professora.Contar a história do mecânico e do cirurgião Do barqueiro, da advogada e da professora.

    6. QI = Quociente de Inteligência Os testes de inteligência surgiram na China, no séc. V, e começaram a ser usados cientificamente na França, no séc. XX. Em 1905, Alfred Binet e seu colega Theodore Simon, criaram a escala Binet-Simon, para medir o coeficiente de estudantes.

    7. Em 1912 foi introduzido o conceito de idade cronológica e idade mental por Stern. Stern propôs que o QI fosse determinado pela divisão da idade mental pela idade cronológica. Assim uma criança com idade cronológica de 10 anos e nível mental de 8 anos teria QI 0,8, porque 8 / 10 = 0,8.

    8. A classificação proposta: QI acima de 140: Genialidade 120 - 140: Inteligência muito acima da média 110 - 120: Inteligência acima da média 90 - 110: Inteligência normal (ou média) 80 - 90: Embotamento 70 - 80: Limítrofe 50 - 70: Cretino

    9. Diferenças entre “QI” e “ser inteligente”: Testes de QI medem o que deveria ser chamado: talento para o estudo escolar, enquanto a inteligência real abarca um número bem maior de habilidades.

    10. Embora os testes de QI prevejam consistentemente o sucesso escolar, eles fracassam em indicar como será o desempenho dos estudantes quando saírem para o mundo real e ingressarem no mercado de trabalho.

    11. Uma breve reflexão sobre “ser inteligente” e ter um QI “alto”... Os conceitos de QI e inteligência exercem um grande fascínio sobre a imaginação de milhões de pessoas. Em nossa sociedade ter QI baixo ou “carecer de inteligência” é correr o risco de ser rotulado de retardado ou coisa pior.

    12. Trabalhar com a Teoria das Inteligências Múltiplas, significa... ...pensar o ser humano de forma integral. ...olhar o aluno por suas adoráveis competências lingüísticas e matemáticas, mas também com o que ele pode realizar com suas outras muitas inteligências.

    13. Origem da Pesquisa... Desenvolveu-se nos Estados Unidos a partir de 1983 após longos estudos sobre a cognição e a aprendizagem humana pelo grupo do Dr. Howard Gardner da Universidade de Harvard através do Projeto Zero. Chegou ao Brasil em 1994 e incendiou o universo educacional

    14. Bases para a Teoria... Amplas pesquisas realizadas em uma ampla variedade de campos, incluindo: Antropologia Psicologia cognitiva Psicologia do desenvolvimento Neuroanatomia

    15. Critérios das Inteligências Cada inteligência é capaz de ser simbolizada. Cada inteligência tem a sua própria história de desenvolvimento.

    16. Cada inteligência é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro. Cada inteligência tem o seu próprio valor cultural.

    17. Sugere que cada inteligência possui seus próprios processos cognitivos individuais nas áreas de memória, atenção, percepção e solução de problemas.

    18. “ A morte não é tristeza... É paz. É libertação. Tristeza é continuar vivendo, Quando os sonhos se vão.” Deraldo

    19. Essa trova, atribuída ao cego repentista Deraldo não é muito significativa, é extraordinariamente linda. Com poucas palavras, com a síntese gélida dos cantadores do Nordeste, Deraldo transmite uma lição de vida, sintetiza uma filosofia repleta de conteúdo...

    20. Essa trova, tal qual muitas outras citações e textos são exemplos da extrema capacidade de algumas pessoas em “brincar” com as palavras, colocar em ação a semântica e a beleza da construção da sintaxe.

    21. Inteligência Verbal-Lingüística (Lado esquerdo) É a mais universal das sete Inteligências que estudaremos aqui. Em nossa cultura a habilidade lingüística se encontra entre as Inteligências mais respeitadas.

    22. É a inteligência das palavras, do jornalista, do narrador, do poeta, do advogado, do professor, do comediante, entre outros tantos.

    23.

    24. Como se estrutura? Do nascimento aos 10 anos. Exibe suas raízes no balbucio dos bebês já nos primeiros anos de vida, “abre-se “ por volta do segundo ano de vida quando a criança descobre poder nomear o que lhe rodeia, e segue em elevado grau até a morte.

    25. O que acontece no cérebro? Conexão dos circuitos que transformam os sons em palavras. As crianças precisam ouvir muitas palavras novas, participar de conversas estimulantes, construir com palavras imagens, aprender uma língua estrangeira quando possível.

    26. Testando a sua Inteligência... Organizem a sentença... “após estádio, uma futebol pretendo, almoço de partida assistir, sábado.”

    27. Inteligência Visual-Espacial (Lado direito) Envolve pensar em imagens e cenas, é a capacidade de perceber, transformar e recriar aspectos diferentes do mundo visual-espacial. Arquitetos, fotógrafos, artistas, pilotos

    28. . Pessoas que possuem uma sensitividade aguçada para detalhes visuais e podem visualizar vividamente, desenhar ou esboçar suas idéias graficamente e se orientar facilmente tridimensionalmente.

    29. A pessoa com essa Inteligência bem desenvolvida... Percebe rapidamente que alguém cortou o cabelo ou mudou alguma coisa em uma sala cheia de objetos e/ou móveis. Adora quebra-cabeças. Mostra-se extremamente sonhador, refugia-se em imagens e distrai-se com facilidade. Gosta de desenhar e pintar

    30. Abertura da janela... Dos 5 aos 10 anos O cérebro começa a regulação do sentido de lateralidade e direcionalidade . Aperfeiçoamento da coordenação motora e a percepção do corpo no espaço.

    31. Que “ginástica” desenvolver? Exercícios físicos, jogos operatórios que explorem a noção da direita e esquerda, em cima e em baixo. Natação, Judô e alfabetização cartográfica.

    32. Testando a sua Inteligência... Quantos quadrados existem em um papel quadrado, dobrado ao meio e depois mais uma vez dobrado?

    33. Inteligência Musical (Lado direito) Capacidade de perceber, apreciar, reconhecer (e/ou criticar), produzir ritmos e melodias. É a inteligência de um Bach, Chopin, Mozart ou Beethoven, de cantores, repentistas e músicos, também reside na mente de qualquer indivíduo que tenha um “bom ouvido”.

    34. Como se estrutura? Floresce na tenra infância, por volta dos primeiros anos de vida, 3 aos 10 anos. As áreas do cérebro ligadas aos movimentos dos dedos da mão esquerda são muito sensíveis e facilitam a execução de instrumentos de corda.

    35. . A primeira linguagem infantil é dotada de uma qualidade musical nata. Cantar junto com a criança, brincar de aprender a ouvir a musicalidade dos sons,de “qual é a música?”.

    36. Inteligência Sinestésico-Corporal (Lado esquerdo) Inteligência do ser físico; inclui o talento para controlar e corpo e “falar” através dele; possuem boa sensitividade tátil. Talento para lidar habilmente com objetos. Atletas, artesãos, mecânicos, costureiras e cirurgiões possuem uma grande dose dessa inteligência.

    37. Enquanto todas as outras Inteligências melhoram nosso desempenho artístico, social ou cultural, a Cinestésico-corporal é a única Inteligência cujo aprimoramento implica em qualidade de vida melhor. Força, equilíbrio, flexibilidade, entre outros são os componentes dessa Inteligência.

    38. Como se estrutura... Do nascimento aos 5 ou 6 anos. Associação entre olhar um objeto e agarrá-lo, assim como passagem de um objeto de uma mão para outra. A criança tem seus primeiros estágios de desenvolvimento em um nível apenas sensório-motor (Piaget)

    39. Que “ginástica”desenvolver? Desenvolver brincadeiras que estimulem o tato, o paladar e o olfato. Simular situações de mímica e brincar com a interpretação dos movimentos. Jogos de habilidade motora diversos.

    40. Agora, respondam... Quem consegue trocar uma lâmpada queimada? Quem se acha um bom dançarino? Quem joga bola e não é considerado “perna de pau”?

    41. Testando a sua Inteligência... Levantem-se... Fiquem em um pé só... Mãos para cima... Abaixem-se... E pulem pra frente...

    42. Os grandes rivais dessa Inteligência... Televisão e o vídeo game, pois afastam as crianças e os jovens do movimento, das atividades corporais.

    43. Já em 1663 Galileu Galilei afirmava: “O grande livro do Universo só pode ser lido quando tivermos aprendido a linguagem e nos tornado familiarizados com o jeito que ele está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e sem esse meio é impossível compreendermos uma única palavra.”

    44. Inteligência Lógico-Matemática (Lobos Parietais esquerdos) É a inteligência dos números e da lógica, do cientista, do contador, do programador de computador... Capacidade de raciocinar, sequenciar, pensar em termos de causa e efeito, criar hipóteses, procurar regularidades ou padrões (numéricos ou não)

    45. Como se estrutura? Floresce na infância, entre 1 e 10 anos,terreno no qual a criança ainda pensa apenas no nível físico e tem o seu ápice entre os primeiros anos da juventude, entrando em declínio a partir daí. Não se origina na esfera auditivo-oral e sim no confronto com o mundo dos objetos.

    46. Testando a sua Inteligência... Um homem olhando um retrato dizia: “Não tenho irmãos, nem irmãs, mas o pai deste homem é filho do meu pai.” DE QUEM É O RETRATO?

    47. Inteligência Interpessoal ( Lobo Frontal) Capacidade de compreender e trabalhar com outras pessoas,geralmente são líderes em suas áreas de atuação. Em particular essa inteligência requer a capacidade de perceber e ser responsável em relação aos humores, temperamentos, intenções e desejos de outras pessoas.

    48. O que caracteriza essa Inteligência? A capacidade central dessa inteligência é a capacidade de visualizar nuances nas intenções, motivações, humores, pensamentos e sentimentos das outras pessoas, o que caracteriza os grandes comunicadores que conhecemos.

    49. Uso moral da Inteligência Interpessoal Um indivíduo dotado de I.Interpessoal pode ser amoroso e socialmente responsável como Gandhi e Jesus Cristo ou manipulador e sem escrúpulos como Hitler e Maquiavel.

    50. Como se estrutura... Do nascimento, terreno de desova de todas as Inteligências, à puberdade. Os circuitos do sistema Límbico começam a se conectar e se mostram muito sensíveis a estímulos provocados por outras pessoas.

    51. Que “ginástica” praticar? Contato físico de qualidade. Mimos e estímulos na dosagem e hora corretas são importantes.

    52. Inteligência Intrapessoal Inteligência do Eu interior. Consegue perceber facilmente seus próprios sentimentos, discriminar seus muito tipos de estados interiores e usar seu auto-entendimento para enriquecer e guiar sua vida.

    53. . Geralmente são pessoas introspectivas, gostam de meditar, contemplar ou desfrutar de outras formas de mergulhar em suas almas. A pessoa é geralmente intitulada autônoma, aprende sozinha, sem muitas interações exteriores

    54. Exemplos... Sigmund Freud (Pai da psicanálise) Marcel Proust ( Em busca do tempo perdido) Passou grande parte de sua vida em uma cama refletindo sobre sua vida em detalhes surpreendentes. Seu romance traz as primeiras 50 páginas sobre os sentimentos do protagonista quando criança, esperando por a mãe em seu quarto para dar-lhe um beijo de boa noite.

    55. Concluindo... Todas as pessoas possuem todas as Inteligências. É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes. É preciso aprendermos a valorizar todas as nossas Inteligências e as do outro.

More Related