1 / 50

POVOS NEGROS NO BRASIL

POVOS NEGROS NO BRASIL

Tamara33
Télécharger la présentation

POVOS NEGROS NO BRASIL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMAnet CENTRO SUPERIORES DE LAGO DA PEDRA – CESLAP LICENCIATURA EM PEDAGOGIA AMANDA CONCEIÇÃO DA SILVA JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA FERREIRA TÂMARA CAMÂRA DA SILVA

  2. POVO NEGRO NO BRASIL:HISTÓRIA E CULTURA

  3. CONTEXTO HISTÓRICO

  4. A chegada dos portugueses ao Brasil gerou uma necessidade de trabalhadores.

  5. Deu-se início ao tráfico negreiro que perdurou por séculos levando diversos negros a saírem de seus lugares de origem para serem escravizados,

  6. A chegada dos negros ao Brasil foi restringida a força do trabalho, abuso e violência,

  7. Apesar dos grandes abusos sofrido tais povos também são marcados pelas suas lutas em busca de alforria,

  8. As formas de resistência não partiam apenas de grandes e programadas insurreições, de levas de escravos.

  9. Ainda que tenha acabado no ano de 1888, a escravidão negra ainda tem impactos diversos na história brasileira.

  10. A HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO AFRICANA NA AMÉRICA É UM ABISMO DE DEGRADAÇÃO E MISÉRIA QUE NÃO SE PODE SONDAR. JOAQUIM NABUCO

  11. QUILOMBOS

  12. O conceito de quilombo é cercado de esteriótipos. “São osterritóriosocupados por gruposétnicosraciais, com presença de ancestralidadenegra, que se ligam e temsuporte”.

  13. A palavra quilombo vem do idiomabanto, sendoumareferência a "guerreiro da floresta".Remete-nos a um passadoremoto de nossahistória, ligadoexclusivamenteaoperíodo no qual houveescravidão no País. ”

  14. Como era a Vida no Quilombo? Tradição dos escravos: realizavamatividadesdiversascomoagricultura, extrativismo, criação de animais

  15. Quilombo dos PalmaresZumbi dos Palmaresumaliderançanegra

  16. Quilombolas no Brasil

  17. O Nordeste é a região do Brasil que concentra o maiornúmero de localidadesquilombolas

  18. CULTURA - HERANÇA AFRO

  19. O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente, na região Nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências de portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.

  20. Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram os mais influenciados. No Piauí, haviam negros escravizados, índios explorados e vaqueiros livres...

  21. CULINÁRIA: FEIJOADA, VATAPÁ, ACARAJÉ, CARURU, MUNGUNZÁ, SARAPATEL, BABA DE MOÇA, COCADA, BALA DE COCO, AZEITE DE DENDÊ... MÚSICA: SAMBA, AXÉ, REGGAE, MARACATU, FUNK, CARNAVAL, CARIMBÓ... RELIGIÃO: CANDOMBLE, UMBANDA. ARTE/ESPORTE: CAPOEIRA.

  22. BRANCO + NEGRO: MULATO. BRANCO + ÍNDIO: CABOCLO. NEGRO + ÍNIDIO: CAFUZO. MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA:

  23. A luta da comunidade negra no Brasil

  24. A história da escravidão do negro africano não teve início com as grandes navegações, mas sim, na própria África em razão de conflitos ou guerras domésticas entre as comunidades.

  25. A luta do negro pela conquista de igualdade nunca cessou, vendo acontecer nos séculos XX e XXI algum progresso na conquista pelo mínimo direito para subsidiar um mínimo de dignidade no Brasil .

  26. As conquistas, no Brasil, ainda estão no campo cultural. O brasileiro precisa ainda conhecer a história do negro e entender que se deve pugnar pela igualdade para constituir um país mais justo.

  27. ÁRVORE GENEALÓGICA

  28. HISTÓRIA E CONTOS DE ORIGEM AFRICANA

  29. LELÊ NÃO GOSTA DO QUE VÊ. JOGA PRA LÁ, PUXA PRA CÁ.JEITO NÃO DÁ, JEITO NÃO TEM.DE ONDE VEM TANTOS CACHINHOS?, A PERGUNTA SE MANTÉM. TODA PERGUNTA EXIGE RESPOSTA.EM UM LIVRO VOU PROCURAR! PENSA LELÊ NUM CANTO A CISMAR.A PERGUNTA SE MANTÊM. FUÇA AQUI, FUÇA LÁ. MEXE E REMEXE ATÉ ENCONTRAR O TAL LIVRO, MUITO SABIDO!, QUE TUDO AQUILO PODE EXPLICAR LELÊ GOSTA DO QUE VÊ!DEPOIS DO ATLÂNTICO, A AFRICA CHAMAE CONTA UMA TRAMA DE SONHOS E MEDOSDE GUERRAS E VIDAS E MORTES NO ENREDOTAMBÉM DE AMOR NO ENROLADO CABELO LELÊ GOSTA DO QUE VÊ VAI À VIDA, VAI AO VENTO, BRINCA E SOLTA SENTIMENTO. DESCOBRE A BELEZA DE SER COMO É HERANÇA TROCADA NO VENTRE DA RAÇA DO PAI, DO AVÔ, DE ALÉM-MAR ATÉ… O NEGRO CABELO É PURA MAGIA, ENCANTA O MENINO E A QUEM SE AVIZINHA.LELÊ JÁ SABE QUE EM CADA CACHINHO EXISTE UM PEDAÇO DE SUA HISTÓRIAQUE GIRA E RODA NO FUSO DA TERRA DE TANTOS CABELOS QUE SÃO A MEMÓRIA. LELÊ AMA O QUE VÊ! E VOCÊ?

  30. LÁPIS DE COR DE PELE

  31. Aqui você pode inserir uma legenda sobre o tópico

More Related