1 / 6

O sul no romance de 1930

Herdeiro de uma pampa pobre (Gaúcho da Fronteira - Vaine Darde) Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes? Passam às mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas

abe
Télécharger la présentation

O sul no romance de 1930

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Herdeiro de uma pampa pobre (Gaúcho da Fronteira - Vaine Darde) Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes? Passam às mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás Porque eu não quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei de meu pai Herdei um campo onde o patrão é rei Tendo poderes sobre o pão e as águas Onde esquecido vive o peão sem leis De pés descalços cabresteando mágoas O que hoje herdo da minha grei chirua É um desafio que a minha idade afronta Pois me deixaram com a guaiaca nua Pra pagar uma porção de contas O sul no romance de 1930 Quadro de Glauco Rodrigues, pintor gaúcho

  2. Érico Veríssimo • Foi professor de literatura nos EUA; • Estreou na literatura com o livro de contos Fantoches; • Em seguida publicou Clarissa, romance que lhe deu popularidade;

  3. 1ª fase: registra o cotidiano da vida urbana de Porto Alegre. Inicia-se com Clarissa (1933) e continua com Caminhos cruzados, Música ao longe, Um lugar ao sol e Saga. Completa-se com Olhai os lírios do campo e O resto é silêncio. Esses romances tiveram grande vendagem e foram traduzidos para diversas línguas.

  4. 2ª fase: corresponde à obra O tempo e o vento, obra que trata da formação do Rio Grande do Sul – desde suas origens no séc. XVIII, até 1946. • A obra divide-se em “O continente”. “O retrato” e “O arquipélago” e retrata a rivalidade entre duas famílias: os Amaral e os Terra Cambará; • Demonstra o amadurecimento literário do autor.

  5. 3ª fase: caracteriza-se por uma postura mais universalista, mais crítica e de engajamento social. É representada pelas seguintes obras: O prisioneiro, O senhor embaixador e Incidente em Antares.

  6. Dionélio Machado • Formou-se em Medicina, com especialidade em psiquiatria; • Situa-se entre os autores intimistas e urbanos da geração de 30; • Era simpatizante da esquerda, o que dá à sua literatura um viés social, que, porém, nunca se sobrepõe ao individual; • Sua principal obra é Os ratos, que narra um dia na vida do funcionário público Naziazeno, aflito por não conseguir o dinheiro para pagar o leiteiro.

More Related