1 / 29

Cenáculos de Oração Missionária

Cenáculos de Oração Missionária. Abraão, a coragem de arriscar. Paróquia de …. Introdução.

ajaxe
Télécharger la présentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração Missionária Abraão, a coragem de arriscar Paróquia de ….

  2. Introdução AN – Caríssimos amigos, bem-vindos a este nosso encontro. Louvemos a Deus que nos dá a graça de responder com liberdade e gratidão ao apelo da Sua Palavra, deixando-nos iluminar por ela. Como fez com Abraão, também hoje Deus deseja conversar com cada um de nós e, num diálogo amigo e confiante, quer empenhar-nos no Seu projecto de salvação para todos os povos. Como membros dos C.O.M, somos um coração a impulsionar a vida, a santidade e a evangelização da nossa Igreja. Também queremos empenhar-nos na resposta ao desafio de sermos espaço onde nasçam e cresçam VOCAÇÕES.

  3. Cântico Inicial

  4. Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus, Pai de Abraão, Isaac e Jacob, de Daniel Comboni e nosso Pai, que nos reúne no amor de Jesus Cristo, Seu Filho muito amado.

  5. Anúncio do Tema A vocação de Abraão tem aspectos muito característicos. Está marcada pelo desprendimento: de si mesmo, da sua terra, das suas seguranças. Ë uma vocação várias vezes posta à prova e que teve como suporte uma confiança inquebrantável em Deus. Para o fazer participar no Seu projecto de libertação e de vida, Deus não só colocou Abraão num caminho incerto e desconhecido, como também o desafiou a uma escuta sempre constante, atenta e disponível.

  6. A meta, para além da terra prometida, era fazer da sua descendência uma bênção para todas nações: “Em ti serão abençoados todos os povos da terra.” Como Abraão podemos perguntar-nos: o que quererá o Senhor de nós, como Cenáculo?

  7. Invocação do Espírito Santo sobre o Cenáculo AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

  8. AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

  9. Oração Inicial Espírito Santo de Deus, reconhecemos-vos presente no meio de nós. Sede Vós, neste momento em que nos reunimos como Cenáculo de Oração Missionária, o grande protagonista do nosso encontro e da nossa oração ao Pai. Já nos tempos de Abraão fostes Vós que o guiastes na sua resposta ao convite de Deus e fostes o grande animador da sua caminhada num mundo desconhecido, inseguro e ameaçador.

  10. Sede Vós também a grande Luz que nos guia e dai-nos a ousadia da fé, para estarmos atentos aos apelos de Deus e respondermos com disponibilidade e gratidão ao Seu chamamento. Ámen!

  11. Leitura Bíblica ( Gen 12, 1-4) 1O SENHOR disse a Abraão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. 2Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bençãos. 3Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem.

  12. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas.»4*Abrão partiu, como o SENHOR lhe dissera, levando consigo Lot. Quando saiu de Haran, Abraão tinha setenta e cinco anos. PALAVRA DO SENHOR…

  13. Leitura Missionária –

  14. Preces AN – Como com Abraão, Deus vem hoje ao nosso encontro e convida-nos a deixar tudo o que não nos permite estar atentos à Sua palavra e a seguir nos Seus caminhos. Peçamos-lhe um coração atento à Sua Palavra e disponível aos seus apelos, dizendo: Todos – Torna-nos audazes, Senhor. • Senhor, nosso Deus, vós que prometestes a Abraão abençoar todas as nações da terra pela sua fé e fidelidade, dai-nos a graça da docilidade aos vossos chamamentos para testemunharmos o vosso Filho com confiança, coragem e perseverança. Oremos: Torna-nos audazes, Senhor.

  15. No nosso testemunho missionário bebemos nos tesouros do Coração sempre Aberto de Cristo Bom Pastor. Confiando na promessa de Jesus, que foi sempre fiel ao Pai e passou a vida fazendo a sua vontade, possamos abrir-nos à força do Seu Espírito para que brilhe sempre sobre nós e nunca nos abandone, oremos: Torna-nos audazes, Senhor. • Que Jesus, pelo Seu Espírito de amor, nos dê a graça de nos tornarmos fonte de renovação e de vida para a nossa Igreja e faça de nós um verdadeiro Cenáculo de luz e de esperança, oremos: Torna-nos audazes, Senhor.

  16. Pelos jovens que Deus chama para saírem de si próprios e seguirem o seu Filho, para que possam responder com a mesma confiança de Abraão e se tornem pais e mães na fé, com uma descendência numerosa como as estrelas do céu, oremos: Torna-nos audazes, Senhor. • Outras intenções…

  17. Oração litânica pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

  18. AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  19. AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  20. AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  21. AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  22. Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

  23. AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  24. AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

  25. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  26. III PARTE COMPROMISSOS E ACTIVIDADES • Ofertório • Acta • Revisão dos compromissos • Programação de actividades

  27. Oração Final Senhor Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, olhando para Abraão, nosso pai na fé, vemos um verdadeiro modelo de escuta, docilidade e compromisso. Pedimos os dons do Teu Espírito para que nós, membros dos Cenáculos de Oração Missionária, possamos também, como ele, aprender a estar atentos à Tua Palavra de verdade e vida e, arriscando um pouco mais no compromisso pelos valores do Teu Reino, possamos ser um verdadeiro testemunho vocacional para os nossos jovens. Por Cristo nosso Senhor… Ámen.

  28. Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

  29. Cântico Final

More Related