140 likes | 266 Vues
A) Na agenda dele havia vários endereços de fornecedores. (constar) Na agenda dele constavam vários endereços de fornecedores. . D) Gosto mais de ir à praia do que visitar cidades históricas e museus. (preferir) Prefiro mais ir à praia do que visitar cidades históricas e museus.
E N D
A) Na agenda dele havia vários endereços de fornecedores. (constar) Na agenda dele constavam vários endereços de fornecedores. D) Gosto mais de ir à praia do que visitar cidades históricas e museus. (preferir) Prefiro mais ir à praia do que visitar cidades históricas e museus. 1) A alternativa em que a substituição do verbo destacado na frase pelo que está sugerido entre parênteses seguiu as normas do português-padrão escrito é: B) Nossas despesas seguem um esquema de prioridades. (obedecer) Nossas despesas obedecem um esquema de prioridades. B) Nossas despesas seguem um esquema de prioridades. (obedecer) Nossas despesas obedecem A um esquema de prioridades. C) Quando íamos à Rua Mauro Ramos, presenciávamos cenas hilariantes. (residir; assistir) Quando residíamos à Rua Mauro Ramos, assistíamos cenas hilariantes. Quando residíamos A Rua Mauro Ramos, assistíamos Acenas hilariantes. Prefiro ir à praia A visitar cidades históricas e museus. E) Comunique aos candidatos que o horário da prova está acabando. (cientificar) Cientifique os candidatos que o horário da prova está acabando. Cientifique os candidatos DE que o horário da prova está acabando.
carro moto metrô ônibus Vou de 2) Vou __ ônibus, mesmo que a empresa não me __ autorização. Estou cansado de suas _____ tendências, _____ te darei ____ uma chance. A alternativa VERDADEIRA que completa, na seqüência, as lacunas das frases acima é: De - preposição Dê – verbo dar – transitivo direto más – antônimo de boas mas – conjunção adversativa – entretanto mais – indica adição – mais uma = outra Gabarito B
3) Analise as alternativas a seguir e assinale a correta. : A) Em “Procure saber porquehá tanto movimento nos bancos”, o termo destacado está correto. por que B) O vocábulo boquiaberto é composto pela justaposição de dois outros vocábulos: boca e aberto. Aglutinação C) O plural de mulherzinha é mulherezinhas, assim como o plural de papelzinho é papeizinhos. D) Os vocábulos grama (= unidade de medida), moral (= ânimo), lotação (= veículo) e champanha (= vinho espumante) são todos do gênero feminino. O grama / o champanha E) Na frase “Durante a excursão da semana passada, sobreviram alguns contratempos”, o verbo destacado foi flexionado corretamente de acordo com o paradigma do verbo vir. sobrevieram
“O novo apavora a mente ”. “A justiça vence a violência”. 4) Em Sampa, Caetano Veloso escreveu: “E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho”. Quem apavora quem? “E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho”. “O que ainda não é mesmo velho apavora a mente ”. “A violência vence a justiça ”. Frase ambígua Quem vence quem? “À violência vence a justiça ”. O sinal indicador da crase elimina a ambigüidade
5) Todas as alternativas têm o termo destacado classificado corretamente, exceto a: A) “Também não cantarei o mundo futuro.” (objeto direto) B) “Não serei o poeta de um mundo caduco.” (verbo transitivo direto) verbo de ligação C) “Estou preso à vida e olho meus companheiros.” (compl. nominal) D) “Entre eles considero a enorme realidade.” (adjunto adnominal) E) “O presente é tão grande, não nos afastemos.” (sujeito simples)
À medida que as coisas complicam, os amigos desaparecem. Porque as coisas complicam, os amigos desaparecem. Se as coisas complicam, os amigos desaparecem. Quando as coisas complicam, os amigos desaparecem. 6) O sentido das orações em negrito é diferente nos quatro períodos abaixo. Proporção Causa Condição Tempo
7) A frase escrita de acordo com a norma padrão é: . A) Devem-se cultivar as tradições saudáveis, não essa à qual suja a imagem dos catarinenses. A) DEVE-SE cultivar as tradições saudáveis, não essa à qual suja a imagem dos catarinenses. B) No campo da prevenção é, todos os anos, montado barreiras de controle nas vias de acesso às vilas onde costuma ocorrer o evento. B) No campo da prevenção é todos os anos montado barreiras de controle nas vias de acesso às vilas onde costuma ocorrer o evento. C) As crianças devem ser doutrinadas desde cedo afim de mudar as futuras gerações. C) As crianças devem ser doutrinadas desde cedo A FIM DE mudar as futuras gerações. D) Há necessidade de se criar alternativas concretas para os jovens poderem ingressar no mercado de trabalho. E) Sempre fui incentivado a união familiar onde irmãos são amigos se ajudam mutuamente. E) Sempre fui incentivado À união familiar onde irmãos são amigos se ajudam mutuamente.
8) Assinale a alternativa cujo comentário não é coerente com o exemplo dado. • Usa-se “por que”, separado e sem acento, sempre que significar “por que motivo, pelo qual, o motivo pelo qual”. Ex.: Afinal chegou a hora por que tanto esperei. b) O verbo no gerúndio pode desempenhar diferentes funções, entre as quais indicar a causa. Ex. Vazando óleo como estava, o caminhão não chegou a ir longe. c) Antes da forma de tratamento você, que corresponde à forma reduzida de Vossa Mercê, não ocorre crase. Ex.: Dei a você todas as oportunidades que pude. d) Verbos abundantes são aqueles que possuem dois particípios, um regular e outro irregular. Ex.: Visto que Maria tinha enxugado o assoalho, tomei a iniciativa de dizer-lhe que ela era muito enxuta. e) O prefixo in- pode indicar privação, negação. Ex.: Devido a falhas de orientação, o piloto do avião foi induzido a incorrer em erro.
9) De acordo com a variedade formal da língua portuguesa, a única alternativa que preenche corretamenteos espaços das frases abaixo, respectivamente, é: Imperfeito do SubjuntivoVERBO INTERVIR se eu interviessese tu interviessesse ele interviessese nós interviéssemosse vós interviésseisse eles interviessem Futuro do Subjuntivo VERBO VERquando eu virquando tu viresquando ele virquando nós virmosquando vós virdesquando eles virem Presente do IndicativoVERBO VIR eu venho tu vens ele vemnós vimos vós vindes eles vêm Futuro do Subjuntivoquando eu retiverquando tu retiveresquando ele retiverquando nós retivermosquando vós retiverdesquando eles retiverem Futuro do Subjuntivoquando eu interpuserquando tu interpuseresquando ele interpuserquando nós interpusermosquando vós interpuserdesquando eles interpuserem
10) Observe o modelo e indique a alternativa em que houve erro na flexão da forma: a) Ele previu a queda da inflação e alertou os clientes. Se ele previer a queda da inflação, alertará os clientes. b) O banco reteve os documentos e prejudicou o negócio. Se o banco retiver os documentos, prejudicará o negócio. c) Nós propusemos uma trégua e eles aceitaram. Se nós propusermos uma trégua, eles aceitarão. d) Eles mantiveram o ritmo e atingiram a meta. Se eles mantiverem o ritmo, atingirão a meta. e) Você viu o advogado e pegou os documentos. Se você vir o advogado, pegará os documentos.
11) Os segmentos frasais destacados nas frases se equivalem quanto ao sentido e à função sintática em: A) Assinando o contrato, estaria comprometido com o nosso time até o final do ano. Porque assinou o contrato, está comprometido com o nosso time até o final do ano. Se assinasse o contrato, estaria comprometido com o nosso time até o final do ano. B) Confirmada a denúncia, perderia o cargo. Quando a denúncia for confirmada, perderá o cargo. Se a denúncia fosse confirmada, perderia o cargo. C) “Quem gosta de mim sou eu; caranguejo, por ser camarada, ficou sem pescoço.” Quem gosta de mim sou eu; caranguejo, que é camarada, ficou sem pescoço. Quem gosta de mim sou eu; caranguejo, porque é camarada, ficou sem pescoço. D) Sendo ateus, fizeram uma breve oração. Apesar de serem ateus, fizeram uma breve oração. E) Coçando-se assim, a pele ficará cheia de hematomas. Embora se coce assim, a pele ficará cheia de hematomas. Uma vez que se coce assim, a pele ficará cheia de hematomas.
POR QUE - por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual. PORQUE - já que, pois ou a fim de que. POR QUÊ - Sempre que a palavra que estiver em final de frase PORQUÊ-É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três,quatro)