1 / 28

As leis no Antigo Testamento

As leis no Antigo Testamento. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ , ou Livro das leis . É um conjunto de 5 livros.

andra
Télécharger la présentation

As leis no Antigo Testamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As leis no Antigo Testamento

  2. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente por Javé a Moisés e mais 613 leis que norteavam o povo hebreu desde o deserto.

  3. A Lei Mosaica, para os judeus, era o fundamento da vida. Obedecer à Lei era um ato de gratidão, isto é, a Lei era considerada um presente do Senhor. Presente de um Deus que amava seu povo, pois, o tinha tirado da escravidão do Egito.

  4. Deus era o único Senhor, único dono do povo. Não poderia haver outro dono, outro rei. Como viver como escravos ? Isso nunca!

  5. O ato de Deus libertar o povo da escravidão foi pois, o maior de todos os presentes, de todas as graças. Portanto, a Páscoa Judaica (passagem) era a maior de todas as festas.

  6. A lei tinha como objetivos:- - conservar a Liberdade que conquistou ao fugir do Egito. • -e ensinar importantes • lições ao povo de Deus. È isso que significam as palavras de Javé no início dos mandamentos:- “Eu sou Javé teu Deus que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão.” Torá, Livro das Leis ou Pentateuco

  7. Vejamos o que diz o Salmo 19 :- A lei servia ainda para acabar com o culto aos falsos deuses, com a idolatria, com a blasfêmia, com a violação do sábado, com a desobediência aos pais, com os assassinatos, com o adultério, com o roubo, com o falso testemunho, com a inveja. A Lei do Senhor é perfeita e restaura alma. O Testemunho do Senhor é fiel e dá Sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração. O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O Temor do Senhor é límpido e permanece para sempre. Os juízos do Senhor são verdadeiros e todos, igualmente, justos.

  8. Os 613 mandamentos se dividem em dois aspectos:- 248 são positivos, isto é, o que devemos fazer • 365 são negativos, isto é, o que não devemos fazer. • Os preceitos têm tudo a ver com a vida do judeu, • maneira de servir e adorar o Senhor e • - em relação a outro ser humano.

  9. Quem podia Interpretar ? Quem interpretava a lei e a explicava, eram os doutores da lei ou escribas, pois o povo achava que somente eles tinham conhecimento exato das Sagradas Escrituras. E eles gostavam de serem chamados de MESTRE. Eram eles que abriam as escolas para ensinar a ler e escrever formando novos discípulos.

  10. Eram eles que abriam as escolas para ensinar a ler e escrever formando novos discípulos. Estudavam a Lei judaica (Torá) profundamente. Era preciso saber de cor a maioria dos escritos.

  11. Para se tornar um Doutor da Lei era preciso começar a estudar dos 14 anos, e só após 25 anos de estudo era aceito como Doutor da Lei. Estudavam também, outros ensinamentos secretos e ocultos proibidos ao povo. Assim os Escribas se tornavam os únicos donos do saber. Monopolizavam (um só ou apenas uns) a interpretação da Escritura e se tornavam os guias espirituais do povo.

  12. Eles acreditavam que Deus salvaria somente os puros, isto é , os cumpridores absolutos da Lei. Eles acabavam sendo: professores, advogados, juízes e políticos ao mesmo tempo. O povo os respeitava muito, não porque eram ricos, mas pelo saber.

  13. PORÉM.....O poder usava das leis para explorar e exigir do povo além do que deveria. Assim muitas leis, mais prejudicavam que ajudavam, mais oprimiam que libertavam. Chegou a tantos exageros, que os pobres e trabalhadores, já viviam fora da lei, a ponto de serem proibidos de ir à Sinagoga por serem impuros, por terem desobedecidos a pequenas regras criadas pelas extravagâncias dos poderosos.

  14. Ao ler o Antigo Testamento, muita gente fica horrorizada ao notar que ali se narram fatos onde aparece uma sede de vingança muito grande e que contraria toda nossa visão cristã de amor ao próximo. E parece que tais vinganças tinham a aprovação de Deus e das Leis de Israel.

  15. Então a Lei virou uma maldição para os judeus, pois só um ser humano perfeito, isto é, sem pecado, seria capaz de ser puro. Cristo cumpriu a Lei. Ele diz:-“Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim destruir, mas cumprir.” Paulo chega, enfim, à seguinte conclusão: "Porque o fim da Lei é Cristo, para que todo aquele que crer se torne justo". (Rm10, 4). Jesus veio dar um NOVO SENTIDO à Lei. Ele não aboliu as leis, mas tirou o peso, tornou a vida mais ligada ao Essencial da Mensagem Divina.

  16. Vejamos a lei do TALIÃO A palavra Talião quer dizer: “olho por olho, dente por dente”, isto é, a cada ofensa deve existir uma punição. Isto para nós soa como vingança. Ela Encerra a idéia de correspondência, de correlação e semelhança entre o mal causado a alguém e o castigo imposto a quem o causou: para tal crime, tal pena. Mas, havia julgamento e não era aquele que sofreu a pena quem retribuia o mal. Era a Justiça que dava um castigo do mesmo tamanho que a ofensa. A nossa impressão, à primeira vistaé: - onde fica o Perdão?

  17. A lei do Sábado Os sábios exigiam tantos pormenores da lei que era impossível o cumprimento de tudo. Todos conhecemos o que Jesus falou sobre o jumento caído no poço. Era preciso ser retirado porque era um instrumento útil de trabalho e não poderia morrer. Não era permitido, no sábado, trabalhar; andar mais que 30 passos; fazer comida; curar, etc... Jesus diz: “O Filho do Homem é senhor do sábado.”Mt 12,8 Ainda:- “O sábado foi feito para servir o homem e não o homem para servir o sábado. Portanto o Filho do Homem é senhor do sábado.”Mc 2,27

  18. A Lei e a mulher A mulher não era valorizada. Era excluída e pertencia ao marido que era escolhido pelo pai. Na relação sexual o homem era o ativo e a mulher inteiramente passiva. Caso não desse prazer ao marido, não importava, ele podia procurar uma amante. Na casa sua tarefa era ser a mãe dos filhos e guarda do lar. Tinha alguns direitos, como desfrutar do que o marido tinha:- receber herança de uma casa ou oficina. Tinha também um certo peso econômico e podia influenciar em algumas decisões.

  19. Aos 12 anos ela se tornava maior e o pai já podia dá-la em casamento. Alguns pais consideravam uma filha, um fardo. Era preciso casar logo. Ela nunca entrava nas decisões de seu casamento. “Era preciso ter marido para que não se comportasse mal. Tinha que casar, pois, precisava dar filhos ao marido. (Eclo 42,9). Podia ser vendida, mas nunca para os estrangeiros.

  20. Na época do Novo Testamento, as mulheres judias, não participavam ativamente no culto do templo ou da sinagoga. Embora houvesse uma área especial no templo conhecida como “Pátio das mulheres”, não lhes era permitido entrar no pátio interior. Fontes extrabíblicas dizem-nos que não se permitia às mulheres ler ou falar na sinagoga. Uma mulher não pode mandar oferecer sacrifício, não podiam acompanhar,nem ajudar o sacerdote ou leitor.

  21. Jesus interfere na ordem da sociedade patriarcal. Desperta a potencialidade das mulheres, e as chama para serem também suas discípulas. Jesus tem outra visão sobre a mulher. Ele altera o relacionamento homem - mulher. Numa sociedade que dava privilégios ao homem, Ele procura a igualdade. Nos evangelhos encontramos muitas mulheres que seguiam Jesus desde a Galiléia, e tornaram-se suas discípulas (Mc.15,41; Lc.8,1-13; Lc8,43-49). Para Jesus não havia distinção no revelar os seus segredos, ele falava tanto para os homens, quanto para mulheres que o seguiam e aceitavam a sua proposta.

  22. A grande questão da Pureza e Impureza A Lei massacrava o povo. Quase tudo tornava o homem impuro. A Torá ensinava que a pureza e a santidade a serem alcançadas, deviam permitir ao ser humano saber amar, viver em paz, perceber o esplendor e a beleza da vida em toda sua luz e incomensurável significado, levar à solidariedade e a felicidade. Ela era forte e firme e toda baseada no Decálogo de Deus a Moisés, porém jamais injusta, jamais discriminatória, jamais ser causa de opressão.

  23. Todavia..., era proibido:- falar com uma mulher; tocar em animais impuros, como o porco, aves, répteis; tocar em dinheiro romano; tocar num cadáver; a casa de alguém que morreu ficava impura por 7 dias; a mulher menstruada ficava impura também por 7 dias e onde ela sentasse ou tocasse ficava sujo. O doente e aqueles que trabalhavam com animais, como os pastores e os açougueiros, eram tidos como impuros; comer sem lavar as mãos, e assim muitos, muitos outros aspectos. Desse modo ficava muito difícil viver ser pecar.

  24. Depois da Ressurreição as coisas mudaram. Tudo toma um Novo rumo. A vida é salva e vence a morte. O que era obscuro se torna luz, o que era opressor se torna libertação.

  25. Após a Ressurreição de Jesus e a organização das primeiras comunidades cristãs, a Lei não era mais obrigatória. Os cristãos não precisavam mais cumprir a Lei de Moisés. Apenas as duas maiores:- “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Lucas capítulo 10, versículos 35 até 40).

  26. Hoje a nossa Igreja, como quase todas as religiões do mundo, têm a Caridade ou Fraternidade como o Princípio Básico de sua Fé. É a essência da nossa espiritualidade.

  27. Jesus mudou a História. Jesus deu Novo sentido à vida. Jesus mostrou outro caminho. Jesus mostrou o verdadeiro rosto da Lei. Porque Ele é Amor

  28. Textos:- Cebi - Histórias do Povo de Deus - ACO - Caminhos da Bíblia – Ed. Paulos - Conheça a Bíblia – Ed. Paulinas - Internet – de vários teólogos Imagens – Internet Formatação – Ir. M. Eunice Wolff

More Related