110 likes | 289 Vues
NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS. São compostos orgânicos derivados do cianeto de hidrogênio ( HCN ), pela substituição do átomo de hidrogênio por radical orgânico monovalente alcoíla ou arila. Regra de Nomenclatura Oficial (IUPAC). (IUPAC: União Internacional de Química Pura e Aplicada)
E N D
NITRILAS e ÁCIDOS SULFÔNICOS
São compostos orgânicos derivados do cianeto de hidrogênio ( HCN ), pela substituição do átomo de hidrogênio por radical orgânico monovalente alcoíla ou arila.
Regra de Nomenclatura Oficial (IUPAC) • (IUPAC: União Internacional de Química Pura e Aplicada) • Dá-se o nome do hidrocarboneto correspondente, seguido da palavra nitrila. • Exemplos:
Regra de Nomenclatura Usual Dá-se o nome usual do ácido orgânico correspondente, seguido da palavra nitrila. Exemplos: Aceto - nitrila (do ácido acético ou etanóico) - butiro-nitrila (do ácido butírico ou butanóico)
Usa-se ainda: trocar a terminação ídrico do ácido por eto, a preposição de, e em seguida o nome do radical orgânico monovalente, ligado ao grupo CN (cianeto) Exemplo: benzonitrila
Ácidos Sulfônicos SO3H – Grupo funcional CH3 —CH2 —SO3H Ácido etano-sulfônico C12H25 Ácido dodecilbenzeno-sulfônico SO3H Composto base para produção de detergentes sintéticos
Orgânicometálicos • São compostos orgânicos que como o nome sugere apresentam átomos de um ou mais metais na estrutura ligados a átomos de carbono. • Um exemplo é o tetraetilplumabano (chumbo tetraetila) Pb(C2H5)4, que, ao ser adicionado à gasolina aumenta a sua qualidade (octanagem).
Seu uso para essa finalidade foi introduzido em 1922. Apesar de eficiente, é extramamente perigoso; após a combustão são liberados para a atmosfera compostos contendo chumbo, altamente tóxicos e de efeito cumulativo no organismo. Hoje está proibido em muitos países.
Os compostos organometálicos são muito importantes nos laboratórios de Química, uma vez que participam de reações químicas úteis à síntese das mais variadas substâncias orgânicas. • Os haletos de organo-magnésio – por exemplo, o cloreto de metilmagnésio (CH3MgCl) – são conhecidos como compostos de Grignard, em homenagem ao químico francês Victor Grignard, que recebeu o prêmio nobel em 1912 por suas pesquisas e descobertas no campo da síntese de substâncias orgânicas.
Tais compostos têm, ainda hoje, importantes aplicações laboratoriais. CH3CH2MgCl Cloreto de etilmagnésio CH3CH2CH2MgBr Brometo de propilmagnésio C6H5MgBr Brometo de fenilmagnésio