1 / 13

Doen as cardiovasculares

INTRODU

arleen
Télécharger la présentation

Doen as cardiovasculares

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Doenças cardiovasculares

    2. AVC - Acidente Vascular Cerebral

    3. Principais sintomas da doença Doenças cardiovasculares são doenças que afectam o sistema circulatório (cárdio = coração * vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e vasos capilares). Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral), etc. Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem um efeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.

    4. Cardio=Coração O coração é um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. Ocorre nos anelídeos, artrópodes, moluscos e cordados. A partir dos répteis crocodilianos surge o septo de sabatier', uma barreira fisíca ventricular que impossibilita a mistura de sangue venoso com o arterial, dividindo o coração em duas cavidades, direita e esquerda, cada qual com outras duas cavidades, átrio e ventrículo, separadas por valvas, sendo tricúspide do lado direito e bicúspide, ou mitral, do lado esquerdo. Por esse motivo esses animais possuem circulação dupla e completa.

    5. vasculares = vasos sanguíneos Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos animais, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arborícolas, vê nulas, veias e capilares. As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos, em conjunto, têm o comprimento de 100 000 km.

    6. Enfarte do miocárdio Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. É causado pela redução do fluxo sangüíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas. A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigênio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões variadas.

    7. Enfarte do miocárdio O diagnóstico definitivo de um infarto depende da demonstração da morte celular. Este diagnóstico é feito de maneira indirecta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais de surgem em seu corpo, por alterações em um electrocardiograma e por alterações de certas substâncias (marcadores de lesão miocárdios) no sangue. O tratamento busca diminuir o tamanho do infarto e reduzir as complicações pós infarto. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como agiotastes coronária e cirurgia cardíaca. O tratamento é diferente conforme a pessoa, já que áreas diferentes quando a localização e tamanho podem ser afretadas, e resposta de cada pessoa ao enfarto ser particular. O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de enfarto e mais precoce o seu tratamento.

    8. Angina de peito A angina de peito ou langor pectorais é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigénio (inquerida) ao músculo cardíaco; geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contracções involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a arteriosclerose nas artérias cardíacas (coronárias). O termo deriva do grego ankhon ("estrangular") e do latim pactues ("peito"), e pode, portanto, ser traduzido como "um estrangulamento do peito". Ataques de angina que pioram, que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um enfarte do miocárdio (popularmente conhecido por ataque cardíaco).

    9. Aterosclerose Aterosclerose é a doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigénio.

    10. Mortes em percentagem sobre a doença cardiovascular.

    11. Idade e percentagem de pessoas com problemas cardiovasculares

    13. Uma das principais prevenções pra estas doenças o DESPORTO

    14. Trabalho realizado por : Filipe Rainha FIM

More Related