1 / 9

O(s ) servo(s), sua missão e sofrimento no Novo Testamento

O(s ) servo(s), sua missão e sofrimento no Novo Testamento. João Leonel. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT. Introdução A Igreja toma forma a partir do ensino do Antigo Testamento, relacionando Jesus com as profecias messiânicas. Há uma leitura “ cristológica ” do AT.

aysha
Télécharger la présentation

O(s ) servo(s), sua missão e sofrimento no Novo Testamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no Novo Testamento João Leonel

  2. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT Introdução A Igreja toma forma a partir do ensino do Antigo Testamento, relacionando Jesus com as profecias messiânicas. Há uma leitura “cristológica” do AT. Nesse sentido, Jesus é visto como o “Servo do Senhor” – Mt 8.17.

  3. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT Jesus como o Servo Os cânticos do Servo exercem papel de importância no ministério de Jesus Cristo: • No batismo: Mt 3.13-17 – voz divina; Espírito Santo. Is 42.1-6 – voz divina; Espírito Santo; gentios. Os gentios aparecem em Mt 4.12-17 // Is 9.1. Galileia dos gentios.

  4. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT • Na pregação na sinagoga de Nazaré: Lc 4.16-19 - citação de Is 61.1-2. Mas também de Is 42.1, 7. • Como fundamento para suas curas: Mt 8.16-17 – citação de Is 53.4. • Como justificativa para o seu sofrimento e o de seus discípulos: Lc 22.37 – citação de Is 53.12. Percebam que os evangelhos quase não relacionam a morte vicária de Jesus com Is 53. De modo claro, é o evangelista Felipe que aplica o Servo de Is 53 a Jesus Cristo: At 8.28-35.

  5. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT Jesus é o servo... ... e só? Não! • A Igreja é o servo – Jesus é o servo, e a igreja é composta de servos – At 4.27-30. Assim como o servo Jesus levou sua cruz, a Igreja também deve carregar a sua – Mt 16.24-25. • Paulo é o servo – Rm 1.1; Tt 1.1; • Paulo e Timóteo são os servos – Fp 1.1. • Paulo e Barnabé são os servos - At 13.46-47//Is 42.6; 49.6. O autor de Atos aplica o texto do Servo a Paulo!

  6. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT • Paulo, como servo, tem participação no sofrimento de Cristo pela Igreja – Cl 1.24. Esse fato não é estranho. Faz parte da ambiguidade da definição do servo em Isaías. Problema com a exegese historicista: a profecia se cumpre uma só vez. Os textos possuem um sentido apenas.

  7. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT O gráfico ilustra o que quero dizer: AT Servos/servo Jesus/Servo servos (Igreja, cristãos)NT

  8. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT Conclusão O tema do estudo é “sofrimento”. Jesus, como Servo sofredor, é o exemplo máximo de sofrimento. Mas é necessário olhar para a profundidade do tema do Servo: • Antes de Jesus, outros foram o servo, outros sofreram; • Jesus seguiu o modelo desses homens; • A Igreja e os cristãos individualmente, são servos, que seguem o exemplo dos homens do AT, de Jesus e de outros cristãos;

  9. O(s) servo(s), sua missão e sofrimento no NT • O sofrimento sempre tem um papel vicário, salvífico; • Isso se deu tanto para os servos do AT quanto para Jesus, Paulo e demais discípulos: ser luz para as nações. Portanto, o sofrimento do cristão e da Igreja devem manifestar o envolvimento com o evangelho da salvação, com o empenho em levar luz para aqueles que estão em trevas.

More Related