Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Prof. Arnaldo Trilobita.br/arnaldo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Prof. Arnaldo Trilobita.br/arnaldo

Prof. Arnaldo Trilobita.br/arnaldo

253 Views Download Presentation
Download Presentation

Prof. Arnaldo Trilobita.br/arnaldo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi) ” Prof. Arnaldo Trilobita.org.br/arnaldo

  2. OCEANIA - “Novíssimo Mundo”

  3. O continente pode ser dividido em três grupos de ilhas: Melanésia (ilha dos negros) Micronésia (pequenas ilhas) Polinésia (muitas ilhas)

  4. Melanésia: são as ilhas agrupadas desde o norte da Austrália até a Nova Zelândia.Nova Guiné, Salomão, Novas Hébridas, Bismarck, Fiji, entre outras.Nestas ilhas vivem os negros da Oceania (melanésios e papuas) e os negritos.

  5. Micronésia: enorme quantidade de arquipélagos: Ilhas Marianas, Carolinas, Marshall, Gilbert, etc.Muitas dessas ilhas pertencem aos EUA, e são utilizadas como bases navais e aéreas.

  6. Polinésia: compreende o maior número de ilhas da Oceania.Encontram-se vários arquipélagos, como:Samoa, Havaí, Tokelau, Marquesas, Sociedade, Cook e Midway.Os EUA possuem várias ilhas e arquipélagos, como a ilha Johnson, para teste de armas nucleares.

  7. França, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia também possuem possessões na Oceania de modo geral.A economia da região tem por base a pesca, produção de óleos vegetais, banana, abacaxi, cacau, café e sementes oleaginosas.

  8. PAPUA NOVA GUINÉ(Melanésia)Com exceção da Austrália e Nova Zelândia, a mais populosa das ilhas é Papua Nova Guiné(4 milhões de habitantes).Na porção oeste da ilha encontra-se o Irian Ocidental, pertencente à Indonésia.

  9. TUVALU

  10. ILHAS SALOMÃO (Melanésia)

  11. Austrália e Nova ZelândiaEsses dois países receberam a “Colonização de Povoamento”. A Austrália surgiu como uma “opção” para abrigar os condenados britânicos.James Cook (descobridor)

  12. Três fatores que contribuíram para a ocupação das terras australianas e da Nova Zelândia: 1) A criação de ovinos e caprinos propiciou o desenvolvimento de uma ativa indústria de lã; 2) Descobertas de terras para o desenvolvimento da agricultura; 3) Descoberta de ouro, por volta de 1850.

  13. *Esses acontecimentos atraíram milhares de colonizadores para a região. *Porém, a conquista do território australiano se deu por meio de massacres dos aborígenes (nativos).*Na Tasmânia (sul da Austrália) também houve grande extermínio dos nativos.*Dos 300 mil nativos da época, estima-se que hoje restam menos de 120 mil.

  14. Na Nova Zelândia o povoamento dos britânicos foi mais demorado devido à maior resistência dos nativos (maoris);A ocupação na Nova Zelândia só ocorreu no século XIX, com um grande massacre da população nativa.

  15. Economia da Austrália e Nova Zelândia Expressivo desenvolvimento econômico por receberem a “colonização de povoamento” e devido ao forte vínculo político e comercial com a Inglaterra; O setor industrial se desenvolveu rapidamente após a década de 1940; Crise de 1970; Liberalização econômica de 1970.

  16. Austrália e Nova Zelândia Gastos importantes na infraestrutura social (saúde, educação, previdência); Taxa de desemprego relativamente alta; Austrália e Nova Zelândia possuem algumas características distintas.

  17. O território australiano, de um modo geral apresenta clima seco; Austrália • EmSidney(3,8 milhões de habitantes) as precipitações oscilam entre 1000 e 1200 mm/ano; • EmMelbourne(3,1 milhões de habitantes) índice pluviométrico 650 mm/ano; • Já emAdelaide (1,1 milhão de habitantes) as chuvas não ultrapassam 500 m/ano.

  18. Na porção central e oeste o clima predominante é o árido e o semiárido; Austrália Na região do grande deserto australiano, existem baixas densidades demográficas; A exploração mineral tem favorecido o povoamento nesta região; Com exceção do leste e sudeste, o país não possui uma grande rede de rios; Rios importantes: Murray e Darling.

  19. AustráliaA atividade industrial concentra-se nas cidades de Sidney,Newcastle, Brisbane, Adelaide e Perth; Além das indústrias de base e de bens de consumo destacam-se: automobilística, siderúrgica, petroquímica, cimento, papel, naval, aeronáutica, têxteis e equipamentos elétricos; Com as recentes descobertas de petróleo, a Austrália diminuiu as importações deste mineral;

  20. A Austrália exporta grandes quantidades de produtos minerais e agropecuários, tais como:trigo, carne, lã, carvão mineral, minério de ferro, bauxita, chumbo, zinco, ouro, níquel, manganês, prata e platina;O poder de grandes indústrias australianas (automotiva, farmacêutica, cosméticos, mineração, petrolífera) encontram-se nas mão de capitais britânicos, japoneses e estadunidenses;

  21. ANova Zelândia é constituída por duas ilhas principais: a do norte e a do sul, separadas pelo estreito de Cook;A mais povoada é a porção norte, onde encontra-se a capitalWellington (158 mil habitantes);A maioria da população é urbana, embora a agropecuária se destaque na economia;O país possui um setor industrial e mineração muito importante.

  22. A Nova Zelândia tem uma das maiores criações de ovinos e bovinos do mundo, obtendo assim destaque na exportação de carne, leite, lã, manteiga e laticínios; A Nova Zelândia é uma sociedade de alta renda e sua população desfruta de uma das melhores qualidades de vida do mundo;

  23. Austrália e Nova Zelândia: os ricos do sul

  24. Na Austrália a atividade mineradora alavancou o processo de industrialização do país;A Nova Zelândia obteve seu desenvolvimento através do setor agropecuário (criação de ovinos e bovinos), impulsionando as fábricas de laticínios e frigoríficos;Atualmente a Nova Zelândia é a maior exportadora de carne de ovinos, lã e manteiga;

  25. Pode-se dizer então que foi o meio natural que influenciou na economia dos dois principais países da Oceania;O turismo na região tem obtido grande destaque nos últimos anos;as paisagens naturais (deserto de Pináculos e Ayers Rock) e conta também com uma grande barreira de corais, além do tradicional canguru.Todos os anos a região recebe cerca de 6 milhões de turistas.