1 / 27

Metalurgia Extrativa dos Metais

Metalurgia Extrativa dos Metais. Metalurgia do Cobre. Cobre. A palavra cobre é derivada cuprum, que significa metal da ilha de Chipre, onde foi descoberto em estado natural durante a Antigüidade. Atualmente, é obtido apartir de minérios, sendo os mais divulgados os minérios sulfurados.

Télécharger la présentation

Metalurgia Extrativa dos Metais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Metalurgia Extrativados Metais

  2. Metalurgia do Cobre

  3. Cobre A palavra cobre é derivada cuprum, que significa metal da ilha de Chipre, onde foi descoberto em estado natural durante a Antigüidade. Atualmente, é obtido apartir de minérios, sendo os mais divulgados os minérios sulfurados. Dois destes minérios destacaram-se em primeiro plano: - A calcopirita (Cu2S + Fe2S3) cujo teor em cobre é de 34,5 %, - A calcosita (Cu2S) contendo cerca de 80 % de cobre. Os minérios oxidados e carbonatados também são encontrados freqüentemente: - A cuprita (Cu2O), óxido de cobre, - A azurita (2 CuCo3), carbonato de cobre.

  4. HISTÓRICO • O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. ele foi encontrado na superfície da Terra em forma de cobre nativo, um metal puro em seu estado metálico. Usado inicialmente para substituir a pedra como ferramenta de trabalho e na confecção de armas e objeto de decoração, o cobre foi uma descoberta fundamental na história da evolução humana. • O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova da importância das propriedades do metal: durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductibilidade e facilidade de manejo.

  5. MINERAÇÃO E METALURGIA São classificadas de acordo com o sistema de exploração: - Céu aberto: mineral se encontra próximo da superfície - Subterrâneas: mineral se encontra em profundidade, necessitando de explosivos para sua extração.

  6. Hidrometalurgia Mina Britagem Aglome-ração Lixiviação em pilhas PLS1-10 g/l Cu Minério oxidado Solo Minério sulfetado Eletrólito 40-60 g/l Cu Separação Sólido-Líquido Extração por solventes Eletrólise Minério primário Lixiviação de concentrado Concentrado 30% Cu Mina Tratamento do rejeito Catodo de cobre Britagem Forno de fusão H2SO4 or S elem. Au, Ag Moagem Matte45-60% Cu Fusão e trefilação Fabricação e uso Concentração Eletrorrefino Flotação Conversor Vergalhão Produtos de cobre Refino do anodo anodo99,7% Cu Secagem blister98,5% Cu Fabricação Pirometalurgia Hidrometalurgia do cobre: contexto tecnológico Fonte: Vanessa Torres, CVRD

  7. MINERAÇÃO E METALURGIA Da mina sai o minério contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extraído, britado e moído. Este concentrado é fundido em um forno onde ocorre a oxidação do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Processamento do minério: Passa por células de flotação que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%. Produção Primária: O concentrado é fundido em um forno onde ocorre a oxidação do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Refino: O matte líquido passa por um conversor e, por meio de um processo de oxidação (insufla oxigênio para a purificação do metal), é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que contém ainda impurezas (como resíduos de enxofre, ferro e metais preciosos). O cobre blister, ainda no estado líquido, passa por processo de refino e é moldado, chegando ao ânodo com 99,5% de cobre. Depois é feita a eletrolise, onde se tem a pureza de 99,99%

  8. PRODUÇÃO ELETROLÍTICA Eletrorrefinamento do cobre • Placas de Cu impuro são usadas como anodos, chapas finas de Cu puro são os catodos. • O sulfato de cobre ácido é usado como o eletrólito. • A voltagem através dos eletrodos é planejada para produzir cobre no catodo. • As impurezas metálicas não se depositam no catodo. • Os íons metálicos são coletados no sedimento no fundo da célula.

  9. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Boa resistência a corrosão Boa condutividade elétrica Boa condutividade térmica A cor e fácil fabricação são os principais motivos no qual o cobre é preferencial junto a outros metais. Tenacidade, resistência a fadiga e bom acabamento são também critérios para a seleção do cobre porém menos importantes.

  10. LIGAS DE COBRE Cu + Al: Utilizada em peças para embarcações, trocadoresde calor, evaporadores e soluções ácidas ou salinas. Latão:Utilizada em moedas, medalhas, bijuterias, radiadores de automóvel, ferragens, cartuchos, diversos componentes estampados e conformados, entre outras aplicações. Bronze:É utilizada em tubos flexíveis, torneiras, varetas de soldagem, válvulas, buchas e engrenagens, entre outras aplicações. Cu+ Ni: Suas principais aplicações são cultivos marinhos, moedas, bijuterias e armações de lentes e trocadores de calor. Cu+Ni+Zn: São utilizadas em chaves, equipamentos de telecomunicações, decoração, relojoaria e componentes de aparelhos óticos e fotográficos, entre outras aplicações

  11. Metalurgia do Ouro

  12. História 3050-3400 AC Adornos / Valor Monetário (Egito) 1300 AC Separação gravítica / Adsorção em óleo 1100 AC Amalgamação 700 AC Cunhagem de moedas (Turquia)

  13. Panorama histórico no Brasil • O Brasil é um importante produtor de ouro, onde podemos destacar: • No séc. XVIII foi considerado o maior produtor mundial (ciclo do ouro) • No final do séc. XVIII houve forte declínio na produção • No início do séc.XIX encerrou a era denominada “ciclo do Ouro” • A partir de 1992 a produção empresarial assumiu a liderança da produção

  14. Processo A definição da rota tecnológica para o tratamento dos minérios visando a extração de ouro inclui fatores econômicos e técnicos. Destacam-se, entre estes, as características mineralógicas da matriz e algumas propriedades física e química do metal, em última instância, delimitam o conjunto de operações passíveis de serem utilizadas no processamento.

  15. FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO O garimpo faz uso do processo de amalgamação do mercúrio

  16. Principais regiões produtoras de Ouro * Brasil em torno e 2,0% Principais aplicações - Joalheria => 79,2% - Eletrônica , Odontologia e outros =>11,2% - Barras => 6,2% - Moedas => 3,4%

  17. Metalurgia do Zinco

  18. Propriedades • - Baixo ponto de fusão 419 C • Baixa dutilidade (mas maleável entre 100 e 150 C) • Alta resistência a corrosão Aplicações

  19. Beneficiamento de minério Sulfetados de Zinco • Preparação do Minerio • - Britagem e Moagem • Ciclonagem e espessamento • Flotação ( 30 a 40% de Zn) • Filtragem • Ustulação Processo eletrolítico A ustulação produz um óxido solúvel em meio levemente ácido. A solução, após purificação, é enviada para a eletrólise. Os produtos da eletrólise são: o zinco metálico de alta pureza e o ácido sulfúrico reutilizado como lixiviante. Responsável por ~85% da produção mundial.

  20. Metalurgia do Niquel

  21. Generalidades - Metal dútil e tenaz devido à sua estrutura CFC; - Temperatura de fusão de 1453C, densidade 8902 kg/m3, módulo de elasticidade 204000 MPa; - Pode ser encontrado sob diversas formas: barra, chapa, tubo, ou produtos de fundição; - Usado principalmente como elemento de liga em aços, apenas 13% são usado em ligas baseadas em níquel; - Ligas de níquel possuem a capacidade de suportar condições muito severas em termos de corrosão, temperatura elevada, elevadas tensões de serviço, ou uma combinação destes fatores.

  22. Características: – Resistência a quente; – Resistência à corrosão; – Reduzida variação dimensional; – Ligas com efeito de memória (Ni-Ti); – Ligas com elevada resistência elétrica (para aquecimento). Exemplos de aplicação: – Turbinas de aviões; – Turbinas de vapor; – Centrais nucleares; – Instalações químicas e petroquímicas.

  23. Particularidades O níquel é ligado para melhorar as suas já boas propriedades de: – Resistência à corrosão – Resistência à temperaturas elevadas. - Mantém as propriedades de ductilidade e tenacidade inerentes à sua matriz austenítica (C.F.C.) Normalmente, dividem-se as ligas de níquel em 5 grandes grupos: – Níquel comercialmente puro – Ligas bináias; – Ligas ternárias – Ligas complexas; – Super ligas.

  24. Propriedades mecânicas

  25. Tecnologias disponíveis para processamento

More Related