1 / 14

O Livro do Eclesiastes

O Livro do Eclesiastes. Crítico Lúcido Realista. O aparente pessimismo do Livro do Eclesiastes, pode desconcertar bastante o leitor. Porém,. na realidade, trata-se de um livro profundamente crítico, lúcido e realista sobre a condição humana.

blanca
Télécharger la présentation

O Livro do Eclesiastes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Livro do Eclesiastes

  2. Crítico Lúcido Realista O aparente pessimismo do Livro do Eclesiastes, pode desconcertar bastante o leitor. Porém, na realidade, trata-se de um livro profundamente crítico, lúcido e realista sobre a condição humana.

  3. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo por meio dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum. Vaidade das vaidades ! Tudo é vaidade !

  4. Este livro foi escrito num tempo em que o povo era dominado e sem nenhuma esperança de futuro melhor. Foi no domínio da Grécia. O autor – que muitos dizem ser de Salomão - faz um balanço sobre a vida, e busca apaixonadamente uma saída para a realização da pessoa humana.

  5. Quais os caminhos para a realização da vida e a busca da felicidade ?

  6. O autor desmonta todas as ilusões com que o homem se engana : • Riqueza • Poder • Ciência • Prazeres • Status social, • Trabalho para enriquecer,etc... • Coloca-se diante da fria realidade: “que proveito tira o homem de todo o trabalho que faz com fadiga, debaixo do sol?”

  7. Vejamos, que lição ! Em vez de cair no desespero, o autor descobre novas saídas. Primeiro, descobre Deus, como o Senhor absoluto do mundo e da história Isto é, devolve a Deus a realidade de ser Deus. Depois descobre Deus sempre presente, dando o dom concreto da vida para o homem.

  8. Isso leva a pessoa humana a descobrir a própria realização como abertura para viver intensamente o momento presente. Assim descobre como o “momento” é aquele da relação com o Deus que dá a vida.

  9. Intensamente vivido, o presente se torna experiência da eternidade, saciando a sede que temos da vida.

  10. Este livro nos faz refletir sobre o TEMPO. Ler Ecl 3,1-8. Um dos textos mais lindos do Eclesiastes.

  11. O vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus. O autor aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez dos deuses de prazeres temporários.

  12. Cabe agora uma pergunta:- “que presente de vida resta para a pessoa, quando ela é impedida de usar o resultado do trabalho que suas próprias mãos produzem?”

  13. 1 – Foi clara a mensagem do livro? Deu para perceber a bela lição que nos traz? 2 – Qual foi essa lição? Qual a mensagem do livro? 3 – Desta reflexão, o que você leva, para a vida?

  14. Texto: Bíblia Ivo Storniolo Euclides Balancin Internet:- Igreja Luterana Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff

More Related