1 / 21

Série Fibonacci

Série Fibonacci. Os desenhos de plantas e animais seguem algumas regras matemáticas, e nossa percepção visual tem preferências por estas formas orgânicas. Ex: As folhas no caule, as pétalas de uma rosa, etc. Série Fibonacci.

brier
Télécharger la présentation

Série Fibonacci

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Série Fibonacci Os desenhos de plantas e animais seguem algumas regras matemáticas, e nossa percepção visual tem preferências por estas formas orgânicas. Ex: As folhas no caule, as pétalas de uma rosa, etc.

  2. Série Fibonacci A Razão Áurea, é a capacidade da mente humana em dividir formas em proporções agradáveis em 0,618 vezes.Retângulo com lado = 0,618 do Ex: quadrado, com a proporção da Razão Áurea Desenhe um Quadrado de Qualquer tamanho

  3. Série Fibonacci Esta série é uma regra matemática, que segue uma espiral logarítimica, e que está presente em diversas formas da natureza. Ex: As conchas, os caracóis, os chifres de antílopes, carneiros e cabras. A forma perfeita dos produtos, estaria de acordo com a razão áurea e espiral logarítimica, pois os antigos gregos, acreditavam que a razão áurea produzia a proporção perfeita.

  4. Série Fibonacci Para alguns designers, essas regras podem ser aplicadas diretamente, quando buscam uma forma visual perfeita para seus produtos. Para eles a natureza é fonte inesgotável, onde procuram inspiração para satisfazer o instinto primitivo que existe na mente dos consumidores.

  5. Atração bissociativa A Bissociação, é a quebra de nossa expectativa de associação normal, sendo substituida pelo inusitado, engraçado, surpresa ou choque. Portanto, o estilo do produto pode tornar-se atrativo, quando se adicionam ingredientes de bissociação visual ao mesmo.

  6. Efeitos sociais, culturais e comerciais A indústria da moda, é um exemplo de produtos que influenciam socialmente, culturalmente e comercialmente. Uma pessoa que esteja usando um estilo de roupa do ano passado, pode ficar incomodado por se sentir socialmente inferior aos colegas, e isto é uma maravilha para o comércio. Já com vistas à parte cultural, vimos as indústrias moveleiras, automotivas, de equipamentos, roupas e acessórios esportivos, que seus produtos são relacionados a alguma ação ou status, devido a suas formas complexas ou não, cores, etc.

  7. Utilização de cores no estilo A preferência dos consumidores por determinadas cores ou associação de cores, é variável em função da cultura, idade, sexo, experiência e preferências pessoais.O simbolismo das cores, conforme a cultura de uma sociedade, está relacionado a associação pisicológica que os povos fazem com cada cor.

  8. Utilização de cores no estilo A utilização das cores também influencia na escolha do consumidor. Cores vivas, chamam a atenção das crianças e cores mais discretas, dos adultos e idosos. O rosa, é bem feminino, e o azul escuro, mais masculino.

  9. A Atratividade dos produtos As quatro formas de atração: • Este eu já conheço.( familiaridade ) • Este parece que funciona bem.( semântica ) • Este produto se parece comigo.( simbólica ) • Este é bonito.( intrínseca da forma visual )

  10. Ferramenta 2 – Conceitos-chave do Estilo 1 – A visão determina aquilo que gostamos. 2 – Efeitos sociais, culturais e comerciais. 3 – A atratividade dos produtos.

  11. A Criatividade no Desenvolvimento dos Produtos. As etapas da criatividade. Verificação Iluminação Incubação Preparação Inspiração inicial

  12. Criatividade A criatividade é de cada um. Alguns são mais ou menos criativos, porém existem algumas técnicas e ferramentas que servem para aguçar a nossa criatividade exercitando-a. A geração de idéias pode ser incentivada, pois há muita verdade na afirmação de Thomas Edison: “ Criatividade é 1% inspiração e 99% transpiração .”

  13. Bissociação e pensamento lateral A plataforma de lançamento de aviões em um porta-aviões, foi inspirada em uma pista de saltos para skis.

  14. Elementos-chaves das diversas fases do processo criativo e suas respectivas ferramentas 1- Preparação • Explore, expanda e defina o problema • Levante todas as soluções existentes Ferramentas => Análise paramétrica => Análise do problema 2-Geração de idéias • Pense somente nas idéias-deixe as restrições práticas para uma etapa posterior. • Procure idéias fora do domínio normal do problema. • Use técnicas para: * Redução do problema. * Expansão do problema. * Digressão do problema.

  15. Elementos-chaves das diversas fases do processo criativo e suas respectivas ferramentas Ferramentas => Procedimentos: Anotações coletivas Estímulo grupal Brainwriting Técnicas: Análise das funções Análise das características MESCRAI Análise morfológica Analogias e metáforas Clichês e provérbios.

  16. Elementos-chaves das diversas fases do processo criativo e suas respectivas ferramentas 3-Seleção da idéia • Considere tanto os bons como os maus aspectos de todas as idéias. • Combine idéias aproveitando as partes boas de cada uma. Ferramentas => Matriz de avaliação Votação. 4-Revisão do processo criativo • Avalie o processo de solução de problemas. Ferramentas => Fases integradas de solução de problemas – FISP.

More Related