1 / 10

ORIGEM E CAUSAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

ORIGEM E CAUSAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA. Conhecer e entender (sobre a Sociologia) é preciso!. Sua contribuição está no fato de nos dar referenciais para refletirmos sobre as sociedades .

caden
Télécharger la présentation

ORIGEM E CAUSAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ORIGEM E CAUSAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

  2. Conhecer e entender(sobre a Sociologia) é preciso! • Sua contribuição está no fato de nos dar referenciais para refletirmos sobre as sociedades. • Nesse início de trabalho, buscaremos conhecer como a Sociologia surgiu, para depois sabermos como é que ela pode nos ajudar a entender a sociedade, bem como os problemas levantados pela atividade anterior. Vamos fazer um passeio pela história para encontrarmos suas bases.

  3. Como tudo começou! • Apesar da ciência sociológica ser considerada nova, pois ela se consolidou por volta do século XIX, a angústia de se entender as sociedades, por sua vez, não é tão nova assim. Já na sociedade grega podemos perceber a preocupação dos primeiros pensadores com a vida da polis; Aristóteles parte da concepção de que o homem por natureza é um ser sociável e só se realiza plenamente na vida em sociedade.

  4. Já na Idade Média... • Prevalecer da fé, onde os campos mítico e religioso, tendiam a oferecer as explicações mais viáveis para os fatos do mundo. • Tal predomínio da fé, de certo modo, e segundo os humanistas renascentistas, asfixiava as tentativas de explicações mais especulativas e racionais (científicas) sobre a sociedade. • Mistura entre a vida cotidiana e a esfera sobrenatural. • Constituição dos estados absolutistas.

  5. O humanismo do resnascimento • Doutrina do antropocentrismo. • O uso da razão como meio dos homens dominarem a sociedade, longe de um discurso teológico. • Nesse tempo, começaram a aparecer homens que, de forma mais realista, começavam a investigar a sociedade. A exemplo disso temos Nicolau Maquiavel (1469-1527) que, em sua obra intitulada de O Príncipe, faz uma espécie de manual de guerra para Lorenzo de Médici. Ali comenta como o governante pode manipular os meios para a finalidade de conquistar e manter o poder em suas mãos.

  6. O Iluminismo • A influência da religião, da tradição e do dogma no pensamento intelectual foi finalmente rompida. • Uma característica das idéias do Iluminismo era o combate ao Estado absoluto, ou absolutismo, que começou a surgir na Europa ainda no final da Idade Média • A ciência agora poderia surgir plenamente como uma maneira de pensar o mundo

  7. Nesse período, a continuada consolidação da reflexão sistemática sobre a sociedade foi ajudada por autores como Voltaire (1694-1778), filósofo que defendia a razão e combatia o fanatismo religioso; Jean- Jacques Rousseau (1712-1778), que estudou sobre as causas das desigualdades sociais e defendia a democracia; Montesquieu (1689-1755), que criticava o absolutismo, e defendia a criação de poderes separados (legislativo, judiciários e executivo), os quais dariam maior equilíbrio ao Estado, uma vez que não haveria centralidade de poder na mão do governante.

  8. Na Inglaterra, esse novo pensamento foi denominado de Era da Razão; e estudiosos, como Adam Smith (1776), que primeiramente articulou as leis da oferta e da procura na área de mercado, também avaliaram os efeitos, na sociedade, do rápido crescimento populacional, da especialização econômica em escala , da comunidade em declínio e dos sentimentos morais debilitados. Incentivador e teórico do liberalismo econômico

  9. A revolução francesa • Outra influência por trás do surgimento da sociologia – a Revolução Francesa, de 1789 – acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social. A violência da revolução foi um choque para toda a Europa, pois, se tal violência e influência puderam derrubar o velho regime, o que houve para substituí-lo? Como a sociedade poderia ser reconstruída a fim de evitar tais eventos cataclísmicos? É nesse ponto, nas décadas finais do século XVIII e início do XIX, que a sociologia como uma disciplina autoconsciente foi planejada.

  10. Consolidação do Capitalismo e a RevoluçãoIndustrial! • consolidação da ciência. • a consolidação do sistema capitalista, culminando com a Revolução Industrial, que ocorreu em meados do século XVIII (surgi mento do pensamento socialista). • Primeiros problemas sociais causados pela grande urbanização dos polos industriais. • Greves.

More Related