1 / 1

INTRODUÇÃO

Gizelle Macedo (Bolsista PIBID/CAPES) Jamilly Moarais (Bolsista PIBID/CAPES) Moane Paim (Bolsista PIBID/CAPES) Orientadora – Profª. Drª. Fernanda Coelho. PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÉTICA NO FUNCIONAMENTO DA PALAVRA EM SALA DE AULA: PROFESSOR E ALUNOS E(M) SUAS RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS.

cerise
Télécharger la présentation

INTRODUÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gizelle Macedo (Bolsista PIBID/CAPES) Jamilly Moarais (Bolsista PIBID/CAPES) Moane Paim (Bolsista PIBID/CAPES) Orientadora – Profª. Drª. Fernanda Coelho PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÉTICA NO FUNCIONAMENTO DA PALAVRA EM SALA DE AULA: PROFESSOR E ALUNOS E(M) SUAS RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS INTRODUÇÃO . Neste pôster, abordamos a ética no contexto escolar a partir da análise de episódios transcritos de aulas do ensino fundamental. Os dados apresentados vinculam-se a uma pesquisa em andamento no Núcleo de Linguagens PIBID Letras que entende a sala de aula como campo de pesquisa, lugar de convivência intersubjetiva e espaço para (re)construção de conhecimentos, saberes e fazeres com a linguagem, tendo em vista as tarefas sociais de ensinar e aprender. OBJETIVO . Nosso objetivo consiste em entender como a ética entrepõe as relações socioeducativas materializadas no dia a dia interacional da sala de aula observando a troca da palavra entre professor e alunos. PROCEDIMENTOS . Para a produção do quadro-teórico, discutimos as noções de ética e moral em interface com a de dialogia das interações em sala de aula (COELHO; SOUZA, 2012a). Partiremos da análise e entendimento para a maneira como as professoras organizaram suas falas para dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferemm na tomada/mostra de posição (construção argumentativa) de seus alunos. METODOLOGIA . As discussões desenvolvidas têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação, porque focalizamos aspectos da prática pedagógica revelados na estrutura da interação, como o funcionamento da palavra em sala de aula, operações linguístico-discursivas delimitadas por Coelho (2011) como agenciamento da palavra CONCLUSÕES As análises desenvolvidas revelam que é possível investigar a ética no âmbito escolar a partir dos comportamentos dos sujeitos em sala de aula, em função do que dizem ou deixam de dizer uns aos outros e como o fazem. Assim, empreendemos uma análise discursiva para o reconhecimento dos sujeitos como seres de linguagem atuantes no espaço discursivo da sala de aula. Referências COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Aula de português: palavras e contra-palavras (2012a). In: Anais II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA, maio 2012, Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/905.pdf Acesso em 22 out.2012. 

More Related