1 / 15

Economia Brasileira

Economia Brasileira. O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado. O PLANO REAL

Télécharger la présentation

Economia Brasileira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EconomiaBrasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado

  2. O PLANO REAL O Real, lançado oficialmente em 1994 foi o plano que obteve o melhor resultado nas últimas duas décadas.Foi uma combinação de política de renda, fiscal, monetária e cambial adequadas que conseguiu estabilizar os preços e criar condições para um desenvolvimento econômico sustentado. A estabilização de preços foi percebida pelos brasileiros como o objetivo de política econômica mais importante nas últimas décadas. O fim da inflação foi visto como um pré-requisito para a retomada do desenvolvimento. Muitas tentativas de estabilização ocorreram antes de 1994, mas nenhuma foi tão bem-sucedida como o Plano Real

  3. O Plano Real Possui Três Objetivos: • A inflação em trajetória declinante • O crescimento sustentado a longo prazo do PIB, dos investimentos, emprego e produtividade. • A redução dos desequilíbrios sociais de maneira importante.

  4. A NECESSIDADE DE ESTABILIZAÇÃO A inflação provoca fortes distorções na atividade econômica, as quais emperram o crescimento da economia. O distúrbio mais importante é que os preços variam de forma imprevisível, dificultando qualquer planejamento. Além disso, também impacta na distribuição de renda, deixando os pobres cada vez mais pobres, devido à queda do poder aquisitivo da moeda. Brasil: Inflação anual acumulada

  5. Lançado em primeiro de julho de 1994, o Plano Real foi o mais bem sucedido no controle da inflação.

  6. AS FASES DO PLANO Três economistas são considerados os arquitetos mais importantes do plano: André Lara Resende, Edmar Bacha e Pérsio Arida. Os três conceberam o Plano Real em três fases: a fase anterior à URV; a fase URV; e a fase do real.

  7. A FASE ANTERIOR À URV • A fase anterior à URV iniciou-se em maio de 1993. Essa primeira fase tinha o objetivo de criar condições institucionais para uma política fiscal e monetária mais efetiva, visando restabelecer a confiança do mercado no Banco Central brasileiro e no comprometimento do Brasil com sua economia. • Foram duas mudanças importantes: • A primeira medida ficou conhecida como Abertura da Caixa Preta, e constituiu em dar uma maior transparência às contas do Banco Central, transferindo à dívida externa acumulada ao Tesouro Nacional. • A segunda medida foi a aprovação do Fundo Social de Emergência, que desvinculava parte das receitas da União e possibilitava a geração de um superávit fiscal primário, aumentando o caixa do governo para intervenções no mercado.

  8. A FASE DA URV A fase da URV – Unidade Referencial de Valor durou quatro meses. Iniciou-se em 1º de março de 1994 e terminou em 30 de junho do mesmo ano. Nessa fase, todos os preços em cruzeiros reais foram atrelados à URV, que variava diariamente.O objetivo era fazer com que quase todos os preços variassem sincronizadamente. Após quatro meses, quase todos os preços e contratos estavam atrelados à URV. A terceira fase iniciou-se com a transformação de todos os valores em cruzeiros reais em reais. Como quase todos os preços estavam atrelados à URV, a mudança para o real no mesmo instante para todos os agentes implicou que os preços relativos permanecessem os mesmos e, dessa forma, não houvesse uma pressão inflacionária na nova moeda, o real. Restabelecendo assim, a confiança do mercado e da população em geral.

  9. A FASE DO REAL A fase do Real iniciou-se em 1º de julho de 1994. A partir desse momento, o real tornou-se a moeda nacional. O Brasil teve, nos anos seguintes, índices de inflação muito baixos, consistentes com um crescimento econômico expressivo. O país finalmente voltou a crescer. A fase do Real foi marcada por muitos fatos: uma euforia de consumo logo no início, uma crise de inadimplência em 1995 e alguns choques externos ao longo do tempo. Os choques foram importantes na medida em que reforçaram a credibilidade do plano em momentos de crise. Choques externos até 1998: Crise Mexicana (1994); Crise asiática (1997); Crise Russa (1998).

  10. A COMBINAÇÃO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS (POLICY MIX – Inicial do Plano Real)

  11. RESULTADOS O Plano Real apresenta resultados ambíguos. Por um lado, foi um grande sucesso em estabilizar preços e desindexar a economia (conter a inflação inercial). O consumo interno aumentou e houve uma transferência de renda para as camadas mais pobres. Por outro lado, o desempenho fiscal e externo foi fraco e o país cresceu pouco, comparado à outros países após a estabilização econômica, como a Argentina, que cresceu 32%, enquanto o Brasil cresceu apenas16%. Além disso, o país tornou-se mais dependente do resto do mundo e mais vulnerável aos fluxos de investimentos externos. Em todo caso, o Plano Real já promoveu uma transformação estrutural irreversível na economia brasileira. Os horizontes de investimento se ampliaram, houve ganho de eficiência em todos os setores e a economia se abriu mais para o resto do mundo, dando ao Brasil todas as condições para retomar um desenvolvimento sustentado e acabar de uma vez por todas com a memória inflacionária do brasileiro.

  12. Programa de Privatizações: Resultados Setoriais (US$ milhões) Fonte: BNDES

  13. Os investimentos estrangeiros diretos aumentaram rapidamente nos últimos anos, atingindo níveis sem precedente. Os mesmos financiaram cerca de 40% do déficit em conta corrente em 1996. Fonte: Banco Central

  14. Com o Plano Real, as condições de vida da população em geral melhorou. Percentual de Residências com: Fonte: IBGE

  15. Com a forte queda da inflação e a retomada do crescimento econômico, a renda média real das pessoas ocupadas aumentou cerca de 30% desde 1993.

More Related