1 / 32

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA. Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510). Profa . Dra. Renata Medici. O que é ciência?.

cindy
Télécharger la présentation

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510) Profa. Dra. Renata Medici

  2. O que é ciência?

  3. É uma das formas de conhecimento produzido pelo Homem, no decorrer da história, como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenômenos que nela acontecem”. BUSCA DA VERDADE

  4. O QUE É VERDADE? Uma preposição é verdadeira se, e somente se, retrata a realidade, ou seja, se o que diz reflete o real.

  5. A VISÃO DA REALIDADE MUDA COM O CONHECIMENTO?

  6. Conhecimento Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência.

  7. Ferramentas RAZÃO EINTUIÇÃO Bases do processo de aquisição do conhecimento

  8. Exemplo Você mora em uma cidade cuja temperatura média no verão é superior a 30 oC. Há, mais ou menos, 15 dias que não chove. Ao assistir o jornal local você ouve a “ moça do tempo” avisar que uma frente fria se aproxima da região e na manhã seguinte ao se levantar você percebe que a temperatura diminuiu há nuvens mais escuras se formando no céu... Você deduz... O que você faz?

  9. E se... Noseu trabalho você ouve alguém dizer que o temporal está caindo por que São Pedro resolveu lavar o céu você....

  10. Conclusão Nem tudo o que você lê, escuta e vê é correto ou é de seu interesse, somente o constante estudo permitirá que você consiga selecionar o que for conveniente.

  11. Onde buscar informações? • Livros – dão informações teóricas sobre um assunto • Artigos científicos – informações sobre a aplicação, novidades sobre determinado assunto. • Sites confiáveis • Google acadêmico • Scielo – artigos científicos • Teses e dissertações (USP, UNICAMP, etc)

  12. Onde buscar informações? • Livros – dão informações teóricas sobre um assunto • O que é tijolo? • R. O tijolo é um produto cerâmico, avermelhado (devido cozimento) e pode ser maciço ou furado. Geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial.

  13. Onde buscar informações? • Artigos científicos – informações sobre a aplicação, novidades sobre determinado assunto.

  14. Onde buscar informações?

  15. Onde buscar informações? • Artigos científicos – informações sobre a aplicação, novidades sobre determinado assunto. • Sites confiáveis • Google acadêmico • Scielo – artigos científicos • Teses e dissertações (USP, UNICAMP, etc)

  16. Onde buscar informações?

  17. Onde buscar informações?

  18. Onde buscar informações?

  19. Onde buscar informações?

  20. Onde buscar informações?

  21. Onde buscar informações?

  22. Tarefa Buscar na internet um artigo relacionado com o tema “Perfil de estudantes universitários” Imprimir o artigo e trazer para a próxima aula. (a atividade valerá nota)

  23. Linha do tempo para evolução da ciência

  24. Idade média Renascimento No início Mecanicismo Experimentalismo Dogma “A supremacia do pensamento religioso sobre o pensamento científico” Mito

  25. Renascimento proporcionou o desenvolvimento do racionalismo, isto é, a explicação do mundo por verdades estabelecidas pela razão, e não pela fé, e permitiu que fosse desenvolvido o espírito de observação experimental com a mente mais aberta ao livre exame do universo para descobrir as leis que regem os fenômenos naturais.

  26. EXPERIMENTALISMO Para conhecer a realidade, surge, durante o Renascimento, um novo método de investigação, o empirismo, baseado na observação e experimentação sistemática, que é uma das bases das ciências naturais modernas.

  27. A realização de experiências para demonstrar um resultado e a possibilidade de reproduzi-lo constantemente representa a feição mais característica do que chamamos ciência. Os fenômenos naturais passam a ser entendidos não por suas interpretações arbitrárias mas por seus comportamentos por meio de reproduções de ocorrências verificadas pelos sentidos

  28. Experimentalismo Grande importância nas ciências exatas Medida e quantificação ≠ observação

  29. Experimentação controlada (mesmos plano e bola) Mensuração de duas variáveis (tempo e inclinação) Tabulação (anotação dos resultados) OBSERVAÇÃO Correlação entre os resultados (angulação e velocidade de rolagem) Conclusão coerente (a maior distância percorrida pela bola até parar reproduz-se constantemente quando a inclinação é de 45º em relação à horizontal

  30. O Mecanicismo Marca a ruptura definitiva com o passado sendo o início da Revolução Científica

  31. Transformou a forma de ver ao natureza e gerou a moderna concepção de ciência Vê o funcionamento do mundo como uma máquina - mais especificamente como um relógio, transferindo o movimento de um corpo para o outro. René Descartes (1596-1650) Isaac Newton (1642-1727)

  32. O Mecanicismo Responsável pelos avanços significativos da ciência e tecnologia.

More Related