1 / 15

Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo

Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo.

clint
Télécharger la présentation

Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo

  2. “Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. O rei fez-me acompanhar uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas. Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado. De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. Fui até a porta da Fonte e do tanque do rei, mas ali não havia espaço para o meu animal passar; por isso subi o vale, de noite, examinando o muro. Finalmente voltei e tornei a entrar pela porta do Vale.” (Neemias 2:9-15)

  3. O Império Persa Aproximadamente 1600 km Aproximadamente 1600 km

  4. Portas de Jerusalém Área avaliada por Neemias

  5. Portas de Jerusalém • A cidade não podia se restabelecer se os muros não estivessem inteiros • Os muros eram a defesa contra atacantes e invasores • As pessoas tinham medo de morar lá • A adoração no templo não podia ser mantida • A Jerusalém daquela época se parece com muitas a Igreja de hoje • A Igreja precisa de pessoas como Neemias, dispostas a construir muros • A reconstrução da fé bíblica é tarefa básica e primordial

  6. Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazen-do, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra. Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: "Sim, vamos começar a reconstrução". E se encorajaram para esse bom projeto. Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? " Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! (Neemias 2:16-20)

  7. Trabalho A palavra “obra” é mencionada frequentemente em Neemias Obra ou trabalho não é apenas o que fazemos por dinheiro ou ganho É qualquer aplicação de esforço que vise produzir um novo estado de coisas O trabalho sempre tem um propósito de transformação A Bíblia não divide o trabalho entre espiritual e secular Nossa vida deve ser uma unidade, na qual tudo é feito para a glória de Deus (I Coríntios 10:31) Deus fez todos para o trabalho (Gênesis 2:15) O trabalho passou a ser doloroso apenas depois da queda do homem (Gênesis 3:17-19) O trabalho gera sabedoria, maturidade e relacionamento O cristão deve praticar “boas obras” (Hebreus 10:24)

  8. Trabalho • Propósito correto(algo que Deus deseja) • O que faz uma obra ser boa aos olhos de Deus? • Motivação correta(amor aos outros,glória de Deus) A reconstrução dos muros de Jerusalém era uma “boa obra”

  9. Trabalho Excessivo “Às vezes trabalhamos demais, não porque o trabalho seja essen-cial, mas porque somos impelidos pelo medo – em vez de sustenta-dos pela fé. Os workaholics são impelidos. O trabalho para eles não é uma expressão de fé, mas uma busca de paz... Os workaholics tentam manter limpa a consciência por meio do trabalho. Conse-quentemente, trabalham demais e tornam-se escravos de sua pró-pria neurose. Os workaholics não conseguem descansar facilmente; eles começam a parecer perseguidos, em vez de relaxados... As Escrituras não encorajam esta espécie de compulsividade. ‘Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono’ (Sl 127:2). Neemias era profundamente cônscio de que o labor é infrutífero, se não for no Senhor e com o Senhor. Neemias trabalhava arduamente, quando o trabalho árduo era necessário, não porque sofresse de uma necessidade neurótica de realizações, mas porque sabia que a mão de Deus estava sobre ele (Ne 2:8,18).” Pr. John White

  10. Trabalho e Oração Primeiro ore, depois aja, e então ore novamente

  11. Trabalho e Oração • Notícias sobre Jerusalém • Oração pelo bem-estar da cidade • Questionamento do rei • Oração por ajuda • Ridicularização inicial dos inimigos • Oração por justiça • Complô para atacar a cidade • Oração antes de tomar medidas Primeiro a coisa mais importante!

  12. “O sumo sacerdoteEliasibe e os seus colegas sacerdotes começaram o seu trabalho e reconstruíram a porta das Ovelhas. (...) A porta do Peixe foi reconstruída pelos filhos de Hassenaá. (...) O trecho seguinte foi reparado pelos homens de Tecoa, mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores. (...) Refaías, filho de Hur, governador da metade do distrito de Jerusalém, fez os reparos do trecho seguinte. Ao seu lado, Jedaías, filho de Harumafe, fez os reparos em frente da sua casa, e Hatus, filho de Hasabnéias, fez os reparos ao lado dele. (...) Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, fez os reparos do trecho seguinte com a ajuda de suas filhas. (...) A porta da Fonte foi reparada por Salum, filho de Col-Hozé, governador do distrito de Mispá. Ele a reconstruiu, a cobriu e colocou as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. (...) Depois dele os reparos foram feitos pelos levitas que estavam sob a responsabilidade de Reum, filho de Bani. (...) Os demais reparos foram feitos pelos sacerdotes das redondezas. Depois, Benjamim e Hassube fizeram os reparos em frente da sua casa; e ao lado deles Azarias, filho de Maaséias, filho de Ananias, fez os reparos ao lado de sua casa. (...) Acima da porta dos Cavalos, os sacerdotes fizeram os reparos, cada um em frente da sua própria casa. Depois deles Zadoque, filho de Imer, fez os reparos em frente da sua casa. Ao seu lado Semaías, filho de Secanias, o guarda da porta Oriental, fez os reparos. (...) e entre a sala acima da esquina e a porta das Ovelhas os ourives e os comerciantes fizeram os reparos.”(Neemias 3:1-32)

  13. Liderança e Parceria

More Related