1 / 29

Há três verdades referentes ao primeiro texto, duas explícitas e uma implícita:

Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida 1) »Provérbios 26: 2 b “ a maldição sem causa não se cumpre ”. 2) »Gálatas 6: 7 b “ tudo o que o homem semear, isso também ceifará ”. Há três verdades referentes ao primeiro texto, duas explícitas e uma implícita:

deanne
Télécharger la présentation

Há três verdades referentes ao primeiro texto, duas explícitas e uma implícita:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quebrando as maldições adquiridas ao longo da vida1) »Provérbios 26: 2 b “a maldição sem causa não se cumpre”.2) »Gálatas 6: 7 b “tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

  2. Há três verdades referentes ao primeiro texto, duas explícitas e uma implícita: • 1) Maldição existe, caso contrário não existiria essa palavra. • 2) Sem uma causa, a maldição não se cumpre. • 3) Caso haja uma causa, a maldição se cumprirá.

  3. Três perguntas essenciais sobre maldição: 1) O que é maldição? 2) O que causa a maldição? 3) O que quebra ou anula a maldição?

  4. As respectivas respostas são... 1) O que é maldição? Maldição tem alguns significados, dentre eles: 1) Lançar palavras que expressam o desejo de que algo ruim aconteça a alguém. 2) Consequências desagradáveis.

  5. 3) Prescrição, ditame ou regra definida que regula as consequências desagradáveis ou ruins que podem ocorrer pela desobediência a uma lei. A palavra se chama “maldição” numa referência às palavras “mal dito” ou “dito mal” (ruim). Uma proclamação das consequências que alguém sofreria em decorrência da desobediência a uma lei.

  6. Um exemplo bem claro se encontra no quinto livro do chamado Antigo Testamento, Deuteronômio 27: 11 – 26: 11 Nesse mesmo dia Moisés deu ordem ao povo, dizendo: 12 Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;

  7. 13 e estes estarão sobre o monte Ebal para pronunciarem a maldição: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali. 14 E os levitas dirão em alta voz a todos os homens de Israel: 15 Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.

  8. 16 Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. 17 Maldito aquele que remover os marcos do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. 18 Maldito aquele que fizer que o cego erre do caminho. E todo o povo dirá: Amém.

  9. 19 Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém, 20 Maldito aquele que se deitar com a mulher deseu pai, porquanto levantou a cobertura de seu pai. E todo o povo dirá: Amém.

  10. 21 Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amem. 22 Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. 23 Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.

  11. 24 Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. 25 Maldito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém. 26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.

  12. » Deuteronômio 28 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: 16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo. 17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.

  13. 18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres. 20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o esapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças,por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. Dever de casa: ler todo o capítulo de Deuteronômio 28

  14. 2) O que causa a maldição? Maldição é o pronunciamento de uma consequência ruim causada pela desobediência a uma lei ou princípio divino. Semelhante a uma sentença de pena de condenação que alguém recebe por um crime que cometeu.

  15. Observação importante: Tanto quem faz parte de uma igreja quanto quem ainda não faz pode ficar debaixo de uma maldição, pois a esta não está vinculada à membresia de uma igreja, mas à desobediência aos princípios de Deus. Infelizmente há muitos irmãos com maldição na sua vida spiritual,emocional, financeira, sentimental, profissional etc, porque desobedeceram a princípios estabelecidos por Deus.

  16. A primeira maldição humana que houve na Terra é descrita no livro de Gênesis, e aconteceu com pessoas que estavam em plena comunhão com Deus, mais do que qualquer um de nós, ocorreu quando Eva e Adão, seduzidos pela serpente, desobedeceram a ordem de Deus de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal.

  17. »Gênesis 3. 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

  18. 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

  19. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

  20. 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

  21. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

  22. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.17 E ao homem disse: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

  23. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. A consequência da desobediência foi maldição em diversas áreas da vida deles, inclusive a morte espiritual e física.

  24. 3) O que quebra a maldição? A maldição não pode ser quebrada apenas pela pessoa que transgrediu a lei. Por exemplo: Se um motorista avança o sinal vermelho e foi multado, ele não pode retirar ou ignorar a multa, ela vai chegar a sua casa e uma hora ele terá que pagar ou poderá ter seu veículo apreendido. Ou seja, foi amaldiçoado pelo próprio erro. Em se tratando do aspecto espiritual, a desobediência é chamada pecado.

  25. A Bíblia faz uma declaração muito importante, no livro de Romanos 3: 23: “Porque todos pecaram e longe estão da glória de Deus”. Ou seja, toda a humanidade está sujeita à pena da desobediência, isto é, à maldição. Na lei humana cada crime tem uma pena específica, na Lei de Deus, cada pecado traz consigo como consequência uma maldição na área da vida em que o pecado ocorreu. A desobediência aos princípios de Deus, ainda que sutil, é extremamente perigosa.

  26. A Bíblia em Gálatas 3: 13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. “- Então está tudo certo, não há mais maldição?” Não é bem assim, a quebra da maldição por Jesus é condicional, nem quem é amaldiçoado pode quebrar a maldição sozinho nem o próprio Jesus. Tem que haver uma aliança entre ambos.

  27. Lembre-se: “A maldição vem pelo Pecado” Então, o que se deve fazer? A resposta está na Primeira epistola do apóstolo João, capítulo 1, versículo 8 – 9 e no livro de Atos dos apóstolos 3: 19:

  28. 1ª. João 1 : 8 – 9: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Atos 3: 19: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”.

  29. Poderíamos parafrasear os versículos 19 de Atos, junto ao, 9 de 1ª. João capítulo 1º. do seguinte modo: “Arrependam-se e convertam-se dos seus pecados confessando-os a Deus, e ele os perdoará e apagará e anulará toda a maldição causada por eles”.

More Related