760 likes | 909 Vues
BEM-VINDOS AO 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM!. Sb 12,13.16-19 Sl 85 Rm 8,26-27 Mt 13,24-43. CANTO DE ENTRADA: É Deus quem me abriga, o Senhor quem sustenta a minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação!
E N D
BEM-VINDOS AO 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM! Sb 12,13.16-19 Sl 85 Rm 8,26-27 Mt 13,24-43
CANTO DE ENTRADA: É Deus quem me abriga, o Senhor quem sustenta a minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação! 1- Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom venha louvar! Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar./ Para ele um canto novo, vamos, gente, improvisar.
2- Ele cumpre o que promete; podem nele confiar! Ele ama o que é direito e ele sabem bem julgar. Sua palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. É Deus quem me abriga, o Senhor quem sustenta a minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação!
ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESID.: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo,... estejam convosco. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
1- Senhor, tende piedade de nós! Pois pecamos contra vós. Mas confiamos em vossa misericórdia; nos arrependemos e nos entregamos ao vosso Infinito Amor! (2x) 2 - Cristo, tende piedade de nós! Pois pecamos contra vós! 3- Senhor, tende piedade de nós! Pois pecamos contra vós!
PRESID.: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados, e nos conduza à vida eterna! TODOS:Amém!
HINO DE LOUVOR: (Com. Shalom) Glória! Glória a Deus nas alturas! Ô, ô, Glória! E a nós, a sua paz! 1- Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Onipotente,/ vos louvamos, bendizemos, adoramos!/ Nós vos glorificamos/ e nós vos damos graças, em vossa glória!...
2- Jesus Cristo, Senhor Deus, Filho único do Pai. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade!/ Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade!/ Acolhei a nossa súplica, em vossa glória! Glória a Deus nas alturas! Ô, ô, Glória! E a nós, a sua paz!
3- Só Vós sois o Santo, Senhor, o Altíssimo! Só vós, Jesus Cristo, com o Espírito e o Pai, em vossa glória! Glória a Deus nas alturas! Ô, ô, Glória! E a nós, a sua paz!
ORAÇÃO DO DIA: PRESID.: Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!
l i t u r g i a D a P a l a v r a Sb 12,13.16-19 Sl 85 Rm 8,26-27 Mt 13,24-43
1ª Leitura: (Sabedoria 12,13.16-19) Leitura do Livro da Sabedoria. Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem deves mostrar que teu julgamento não foi injusto. A tua força é princípio da tua justiça, e o teu domínio sobre todos te faz para com todos indulgente.
Mostras a tua força a quem não crê na perfeição do teu poder; e nos que te conhecem, castigas o seu atrevimento. No entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração, pois, quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder. Assim procedendo, ensinaste ao
teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
salmo responsorial: (85) Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel! (Bis)
salmo responsorial: (85) 1- Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração! Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!
salmo responsorial: (85) 2- As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!Visitais. Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!
salmo responsorial: (85) 3- Vós, porém, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão. Tende pena e olhai para mim! Confirmai com vigor vosso servo. Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!
2ª Leitura: (Romanos 8,26-27) Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis.
E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (Mateus 13,24-43) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra: Os mistérios do teu reino, Aos pequenos, Pai, revelas!
EVANGELHO: (Mateus 13,24-43) PRES.: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PRES.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo.
Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?
Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita!
E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’” Jesus contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor
de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com
três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.
Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino.
O joio são os que pertencem ao maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos:
O Filho do homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos ouça”. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!
“Jesus nos ensina a ser pacientes e perseverantes na construção do reino.”
PROFISSÃO DE FÉ: Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso; Criador do Céu e da terra; E em Jesus Cristo, o seu Único Filho, Nosso Senhor! Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; Nasceu da Virgem Maria; Padeceu sob Pôncio Pilatos; Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus. Está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso. Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; Na Santa Igreja Católica; Na comunhão dos Santos; Na remissão dos pecados; Na Ressurreição da carne; Na vida eterna. AMÉM!!!
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Ouvi, Senhor, nossa prece!
1- Pela Igreja, para que se abra continuamente ao auxílio do Espírito de Deus, rezemos: Ouvi, Senhor,nossa prece! 2- Pelos bispos, padres e diáconos, para que semeiem com paciência e lucidez a boa semente do reino,rezemos:
3- Pelos cristãos, para que sejam conscientes e sábios no enfrentamento dos poderes contrários ao projeto de Deus, rezemos: Ouvi, Senhor,nossa prece! 4- Pelos pais e mães, para que semeiem bons princípios no coração dos filhos, rezemos:
5- Pelos agricultores, para que perseverem na semeadura e tenham boas colheitas, rezemos: Ouvi, Senhor, nossa prece! Ó Deus, ajudai-nos a viver na fidelidade e na caridade, sempre atentos aos sinais dos tempos e compreensivos para com todos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Liturgia EUCARÍSTICA “Contigo, o meu NADA se faz TUDO”.
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: 1- A mesa santa, que preparamos, mãos que se elevam a Ti, Ó Senhor. O pão e o vinho, frutos da terra, duro trabalho, carinho e amor: Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
2- Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta, em nova festa, a nossa dor, vem, Senhor, transformar. Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
3- A vida nova, nova família, que celebramos, aqui tem lugar. Tua bondade, vem, com fartura. É só saber, reunir, partilhar. Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor! 4- E nós unidos, participamos da construção de um mundo melhor./ Com os dons colhidos, que apresentamos, bendito seja Deus Pai Criador!
PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes à plenitude os sacrifícios da antiga aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA(III): (Prefácio – A Igreja reunida pela unidade) PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.
PADRE:Quisestes reunir de novo, pelo sangue do vosso Filho e pela graça do Espírito Santo, os filhos dispersos pelo pecado. Vossa Igreja, reunida pela unidade da Trindade, é para o mundo o corpo de Cristo e o templo do Espírito Santo, para a glória da vossa sabedoria. Unidos à multidão dos anjos e dos santos, proclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz:
S A N T O: Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do universo, o Céu e a terra cantam, proclamam a vossa glória! Hosana! Hosana! Hosana nas alturas! (2x) - Bendito o que vem, em nome do Senhor! (2x) Hosana! Hosana! Hosana nas alturas! (2x)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA (III): PADRE: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda a parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito. TODOS:Santificai e reuni o vosso povo!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA (III): PADRE: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este Mistério. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!