1 / 18

Autoscopia Inicial

Objectivos. 2. No final deste m

denzel
Télécharger la présentation

Autoscopia Inicial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Autoscopia Inicial Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formador:

    2. Objectivos 2 No final deste módulo os/as formandos/as deverão ser capazes de: Identificar e descrever as principais aptidões expressas em termos de comportamentos, na preparação, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de formação; Identificar comportamentos pedagógicos a adquirir ou a melhorar durante o decurso da acção; Desenvolver a capacidade de auto-análise em grupo.

    3. Conteúdos Programáticos 3 Objectivos da autoscopia – a sua definição e importância; Filmagem das autoscopias iniciais; Visualização das autoscopias iniciais; Reflexão individual e em grupo.

    4. Em que consiste a Autoscopia Inicial? “Processo de auto-análise que permite ao individuo rever-se na acção e conhecer-se melhor, tomando consciência dos seus pontos fortes e fracos, a fim de se auto-conhecer e melhorar em determinados aspectos.”

    5. Em que consiste a Autoscopia Inicial? A simulação é, sobretudo, um processo de auto-análise, com a finalidade de se conhecer melhor a fim de tomar consciência dos seus pontos fortes (a reforçar) e fracos (a melhorar).

    6. Em que consiste a Autoscopia Inicial? A autoscopia inicial consiste em filmar os indivíduos em situações de expressão e comunicação, de modo a que se possam observar e melhorar o seu comportamento.

    7. 1. A Técnica da Autoscopia 1.1 Realização da Autoscopia 1.2 Preparação 1.3 Tema da Sessão 1.4 Definição da População Alvo 1.5 Duração da Sessão 1.6 Necessidade de Elaboração de um Plano de Sessão

    8. 1. A Técnica da Autoscopia 1.7 A Organização dos Meios Materiais e Apoio à Sessão 1.7.1 Desenvolvimento 1.7.2 Visionamento 1.7.3 Análise 1.7.4 Síntese

    9. 1.1 Realização da Autoscopia O esquema da autoscopia, assenta globalmente, nas seguintes fases: Preparação Desenvolvimento Visionamento Análise Síntese

    10. 1.2 Preparação Uma vez clarificados os objectivos e o processo da autoscopia, os participantes preparam as suas sessões, tendo em conta um conjunto de aspectos importantes.

    11. 1.3 Tema da Sessão 11 Exemplos de temas para sessões de simulação: Aplicação de um procedimento ou de uma receita (como fazer um bolo, preparar um “cocktail”, etc); Como utilizar um instrumento de medida ou uma máquina (micrómetro, comparador, multímetro, torno, etc); Utilização ou redacção de um documento (vale postal, cheque, requerimento, etc).

    12. 1.4 Definição da População Alvo 12 A população alvo para quem é dirigida a lição, deve ser definida através do estabelecimento do perfil dos participantes da sessão.

    13. 1.5 Duração da Sessão 13 A sessão deve ser curta (aproximadamente 10 minutos); Poderão ter uma tolerância de 5 minutos, o que perfaz 15 minutos, no máximo.

    14. 1.6 Necessidade de Elaboração de um Plano de Sessão Numa autoscopia inicial, a elaboração de um plano de sessão poderá revestir o aspecto simples de um esquema que inclua os objectivos visados, o conteúdo e o desenvolvimento previsto.

    15. 1.7 A Organização dos Meios Materiais e Apoio à Sessão São gravadas as sessões de todos os participantes, desenvolvidas a seguir umas às outras, para serem depois analisadas uma a uma, a partir do visionamento de cada sessão.

    16. 1.7.2 Visionamento Nesta fase, realizada quando as sessões são gravadas em vídeo, cada formando assiste ao registo da sua sessão, integrado no grupo.

    17. 1.7.3 Análise Uma forma de realizar a análise de cada sessão é baseá-la na auto-crítica do monitor dessa sessão, após o visionamento; Outra forma de conduzir a autoscopia, é fazer a análise imediatamente após o desenvolvimento, através das críticas dos outros participantes, e seguidamente do formador.

    18. 1.7.4 Síntese No final do processo de autoscopia é indispensável que cada participante reconheça os pontos fortes e fracos relativos à sua sessão, identificando quais os aspectos a melhorar na sua acção pedagógica.

More Related